Dicas que vão te ajudar a conquistar a preferência do consumidor

Confira uma lista com 10 dicas que vão te ajudar a conquistar a preferência do consumidor.

Independentemente se você é proprietário de uma padaria, uma loja de roupas, um salão de beleza, uma oficina, ter como objetivo conquistar a preferência do consumidor é fundamental. Isso sempre foi importante, mas se tornou indispensável em uma época em que a concorrência se tornou acirrada em todos os segmentos.

Siga a leitura para conferir dicas que vão te ajudar a fazer com que o seu negócio seja a primeira lembrança dos consumidores sempre que precisarem do produto ou serviço que você oferece.

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10 Dicas para conquistar a preferência do consumidor e se destacar em meio à concorrência

Ficou no passado o tempo em que bastava abrir as portas do estabelecimento e esperar os clientes chegarem. Hoje, é preciso ir além e dar motivos para que as pessoas escolham a sua empresa em vez das concorrentes. Mais do que qualidade, elas buscam diferenciais e é exatamente nisso que as dicas a seguir se baseiam. Vamos lá?

1 – Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia, qualquer negócio precisa estar presente nas redes sociais. E é presente mesmo, publicando, interagindo, não basta criar um perfil e deixá-lo abandonado. Com a grande oferta de produtos e serviços do mesmo segmento, as pessoas acabam se lembrando mais daquelas empresas que veem com maior frequência.

Por isso, capriche nos posts, crie conteúdo de valor e explore todas as ferramentas disponíveis, como fotos, vídeos, stories. Quanto maior for a interação com os clientes, melhores serão os resultados que irá obter.

2 – Ofereça um atendimento de excelência

Empresas de todos os segmentos devem ter como um de seus pilares o atendimento de excelência, porque os clientes estão valorizando cada vez mais isso. Simpatia, agilidade e proatividade estão entre as principais características que os atendentes devem ter, o que se aplica tanto para negócios físicos quanto e-commerces.

Os consumidores costumam se surpreender com o atendimento de qualidade, compartilhando a boa experiência com amigos e através das redes sociais. Assim, todo o esforço empregado em atender de uma forma especial será recompensado com essa divulgação espontânea, que é muito poderosa.

3 – Faça com que os clientes se sintam especiais

Existem pequenos detalhes que fazem com que os clientes se sintam especiais, como entregar o pedido com um cartão e o nome da pessoa na embalagem. Parece algo insignificante, mas os clientes gostam muito disso, pois sentem como se estivessem recebendo um presente, mesmo que tenham pagado para que o produto chegasse ao seu endereço.

4 – Treine seus colaboradores

Todos os seus colaboradores responsáveis por atendimento, sejam vendedores ou atendentes de telemarketing, devem ser muito bem treinados. Essa medida é necessária porque eles deverão estar preparados para agir nas mais diferentes situações, seja para atender um pedido diferenciado ou resolver um problema. Quanto mais confiança e autonomia os funcionários tiverem, melhores serão os resultados.

5 – Ofereça vantagens para clientes frequentes

Em vez de se concentrar em oferecer vantagens apenas para novos clientes, lembre-se de dar atenção para aqueles consumidores que já foram conquistados. Afinal de contas, o jogo não está ganho de forma definitiva e a qualquer momento eles podem ir para o concorrente.

Os programas de fidelidade são uma alternativa bastante interessante, porque oferecem descontos e outros benefícios para aqueles que consumirem determinado valor ou quantidade de produtos. Isso irá motivá-los a continuarem consumindo e serem fiéis à sua empresa.

6 – Conte com opções para pagamento facilitado

Atualmente, existem várias opções de pagamento disponíveis no mercado, com destaque para as plataformas digitais, como PicPay, Mercado Pago e Pix. Oferecer essas opções para os clientes, além dos tradicionais crédito e débito é mais uma dica que pode ajudar a conquistar a preferência deles, afinal, quanto mais praticidade, melhor.

O Pix, em especial, é uma opção bastante vantajosa porque não possui taxas e o valor é transferido imediatamente. Essa é uma alternativa interessante tanto para negócios físicos quanto para aqueles que funcionam através de delivery, pois torna o processo de entrega muito mais rápido.

7 – Transforme seus clientes em fãs

Basta navegar pelas redes sociais de algumas marcas para perceber que, mais do que clientes, elas possuem fãs. Esse é o caso da Netflix, por exemplo, que possui uma presença marcante nas redes sociais e está o tempo todo interagindo com os usuários. Se você acha que isso se aplica apenas a grandes marcas, saiba que pequenos negócios também podem, e devem, se valer dessa estratégia.

8 – Supere as expectativas dos clientes

Em vez de se concentrar em atender às expectativas dos clientes, prefira ir além e surpreendê-los. Mas, para conseguir isso, é preciso saber o que eles esperam da sua empresa e o que a concorrência está oferecendo. Assim, conseguirá traçar um planejamento para oferecer mais e transformar os seus produtos em itens de desejo.

9 – Admita as falhas e conserte-as

Por mais que se esforce para oferecer os melhores produtos e o melhor atendimento, é natural que cometa erros ao longo do caminho. Nesse caso, o melhor a fazer é admitir as falhas e fazer o possível para consertá-las. Se algum cliente for lesado por um problema, ofereça a ele reembolso e um voucher para experimentar outro produto, por exemplo. Jamais fique apenas no pedido de desculpa, reconquiste esse consumidor e vire o jogo.

10 – Considere a opinião dos clientes para implementar melhorias

Os clientes precisam ser constantemente ouvidos para que esteja ciente a respeito do nível de satisfação deles em relação à sua empresa. Aqui, mais uma vez, as redes sociais se mostram como grandes aliadas, pois facilitam esse contato direto. Além do mais, você pode realizar pesquisas de satisfação periódicas para se manter por dentro do que os consumidores estão pensando sobre a sua marca.

Ao formular a pesquisa, inclua perguntas referentes ao atendimento, qualidade dos produtos, serviço de entrega, embalagens, preços e tudo mais que julgar relevante dentro do seu segmento. As informações obtidas através dessas pesquisas e, também, das redes sociais são extremamente valiosas e devem ser sempre consideradas.

Evite esperar um concorrente chegar para buscar maneiras de conquistar a preferência do consumidor. Comece hoje mesmo a pensar nisso e garanta uma clientela fiel à sua empresa.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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