Metodologia 5s – O que você precisa saber sobre esse conceito

mulher sinalizando o número 5 com palma da mão

Conhecer a Metodologia 5s é decisivo para aprender como fazer a junção de motivação, organização e segurança.

Conhecer a Metodologia 5s é decisivo para aprender como fazer a junção de motivação, organização e segurança. Trata-se de uma metodologia bastante relevante para melhorar aspectos pessoais e profissionais da sua vida. Para quem tem dúvidas a respeito desse conceito, reunimos tudo o que você precisa saber a seguir.

Metodologia 5s: qual é a sua origem?

A Metodologia 5s foi desenvolvida no Japão, no período de reconstrução do país após o fim da Segunda Guerra Mundial. Essa foi uma fase de reorganização das indústrias japonesas a partir do aperfeiçoamento dos princípios de controle de qualidade dos Estados Unidos.

Assim se desenvolveu o conceito de Qualidade no Estilo Japonês, também chamado de Total Quality Control (TQC). Basicamente, esse método consiste na gestão dos processos com o objetivo de garantir a qualidade do produto final. Inicialmente, a Metodologia 5s objetivava evitar desperdícios e tentar resolver os problemas deixados pela guerra.

Contudo, por ser bastante fácil de aplicar e eficiente, não demorou a ser expandida e utilizada no contexto corporativo. Atualmente, essa metodologia é utilizada em empresas, escolas e até em questões da vida pessoal.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Mas, afinal o que é Metodologia 5s?

Os 5s do nome são os cinco “sensos” de limpeza e organização que existem na cultura nipônica. Essa metodologia consiste em 5 ferramentas que potencializam a qualidade do contexto em que são aplicadas. Em japonês, as cinco ferramentas se chamam: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

É importante esclarecer que não é exatamente simples encontrar os significados dessas palavras. A seguir apresentaremos as formas de tradução mais aceitas: Senso de Utilização e Descarte, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

Conheça os 5 sensos da Metodologia 5s

Para entender a Metodologia 5s e seus benefícios é necessário conhecer o significado de cada um dos cinco sensos.

1. Seiri (Senso de utilização e descarte)

O primeiro “s” diz respeito à preparação para a aplicação da metodologia. O objetivo é deixar o ambiente em ordem, separando aquilo que é útil e descartando o que é desnecessário. A ideia é utilizar os materiais com equilíbrio e bom senso, separando apenas aquilo que é realmente relevante para as tarefas.

Ao descartar tudo o que é supérfluo, você ganha mais espaço e aumenta a sua produtividade. Além disso, tarefas como a limpeza do ambiente se tornam bem mais simples. Contudo, é fundamental entender que esse é apenas o primeiro passo, o 5s não pode parar aqui.

2. Seiton (Senso de organização)

Após ter descartado o que não é útil, se torna necessário classificar e organizar o que tem utilidade. Tudo deve ser identificado e ordenado de maneira que qualquer pessoa possa encontrar e ter acesso às ferramentas. O posicionamento das ferramentas deve ser pensado de acordo com sua utilidade.

Itens que são usados com mais frequência devem ficar mais fáceis de serem acessados do que aqueles que são pouco usados. Também é necessário que todos sejam identificados com rótulos para facilitar o uso. Essa é uma excelente ferramenta para organizar estoques. Ajuda a ter maior controle sobre o que está faltando e sobrando.

3. Seiso (Senso de Limpeza)

Esse “s” diz respeito a limpar e criar mecanismos para evitar sujar. A organização e a limpeza são fundamentais para qualquer ambiente, seja físico ou virtual. Em uma empresa, os funcionários devem ser estimulados a organizar suas gavetas, arquivos e pastas compartilhadas na nuvem. O hábito de manutenção da limpeza é essencial para não criar um ambiente caótico.

Quando todos contribuem para a manutenção da limpeza e organização, é possível fazer uma boa economia de tempo e de produtos. Além disso, também se cria um ambiente agradável para trabalhar.

4. Seiketsu (Senso de Padronização)

Nesta etapa há o estímulo para padronizar as boas práticas, nela ocorrerá a padronização dos 3 “s” anteriores. Basicamente, neste “s” se entende que boas práticas somente trazem benefícios quando se tornam parte da rotina. Ter um padrão de limpeza e organização é essencial para conservar bons hábitos.

5. Shitsuke (Senso de Autodisciplina)

Esta etapa se concentra no comprometimento em manter as boas práticas aprendidas com a Metodologia 5s. Embora programas baseados no 5s sejam implementados para alcançar um objetivo coletivo, dependem do comprometimento de cada indivíduo. Isso depende dos padrões morais e éticos de cada um.

Identifica-se que essa etapa está sendo realizada com sucesso quando os bons resultados são observáveis mesmo quando não há fiscalização. É realmente bastante satisfatório conseguir chegar a esse patamar de realização.

Como implantar a Metodologia 5s na sua empresa

Para que a implantação da Metodologia 5s seja feita com sucesso, é necessário conscientizar os colaboradores sobre sua importância. É necessário que as pessoas compreendam por que agir de acordo com esses sensos vai ser importante para o seu futuro. A forma mais eficiente de trabalhar nessa implantação é fazer setor por setor.

O gerenciamento de implantação setor por setor tornará a tarefa muito mais simples, assim como a aferição de resultados. É interessante, também, fazer uma apresentação gradativa dos 5s. São cinco conceitos diferentes que deverão ser apresentados e absorvidos por quem está sendo instruído. Como cada conceito ajuda no entendimento do todo, cada período dedicado a um “s” complementa o processo geral.

Para que as boas práticas sejam devidamente adotadas é necessário investir no treinamento dos colaboradores. Devem passar por essa preparação desde indivíduos de chão de fábrica até os diretores. Todos os envolvidos devem entender os conceitos e por que a sua colocação em prática é positiva para si. Fazer algo sem entender o motivo não tem grande serventia.

Outro ponto muito importante é entender que o 5s não é uma metodologia estática, isto é, deve ser constantemente aperfeiçoada. Somente com trabalho regular é possível chegar a um momento em que todas as etapas farão sentido na rotina da companhia. Sempre que possível, promova uma reciclagem das práticas de 5s para que elas continuem fazendo sentido para a sua empresa.

A Metodologia 5s é uma forma de organizar o seu ambiente profissional e sua vida pessoal! 

Imagem: Por Luis Molinero

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010