Quais as principais diferenças entre pessoas de mente aberta e mente fechada?

Mente aberta e Mente Fechada

Conheça quais são as principais diferenças entre pessoas de mente fechada e pessoas de mente aberta.

O mundo ao nosso redor está em constante processo de evolução. São diversas mudanças e transformações acontecendo ao mesmo tempo, que acabam deixando muitos de nós um tanto quanto perdidos. Mas mesmo perdidos e até confusos, se quisermos evoluir também, precisamos trabalhar para nos adaptarmos e acompanhar todas estas mudanças. 

Logo no início do texto, esta é uma dica valiosa que compartilhamos com você: manter a sua mente aberta, para acompanhar as transformações que acontecem no mundo. Fazer isso vai levá-lo a patamares cada vez mais elevados, tanto em sua vida pessoal, quanto na profissional. 

Mas mesmo sendo uma grande dica, sabemos que existem pessoas que têm imensa dificuldade de aceitar mudanças. São indivíduos considerados inflexíveis e mente fechada, que se sentem bem mal só de ver algo se transformando em sua rotina

No artigo de hoje vamos falar sobre estes dois perfis de pessoas, as de mente aberta e mente fechada, para que você conheça bem as principais características de cada um. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira!

[php_everywhere instance=”2″]

Principais diferenças entre pessoas de mente aberta e mente fechada

Como dissemos, ter a mente aberta faz com que o indivíduo aprenda e evolua cada vez mais. Mas ainda assim, para muitas pessoas é um desafio se abrir para o novo, o que dificulta consideravelmente o seu processo evolutivo. 

Com o intuito de te ajudar a compreender melhor se você está entre os que são mente aberta ou mente fechada, vamos falar, a seguir, sobre as principais diferenças destes dois grupos de pessoas. 

Ideias desafiadas

Se tem uma coisa que as pessoas de mente fechada não gostam é de ter suas ideias desafiadas. Pelo contrário, o que elas querem, na verdade, é que todos acatem o que elas sugerem, sem questioná-las. 

Já quem tem a mente aberta, não tem essa vaidade. Quando alguém rebate suas ideias, opiniões ou sugestões, estes indivíduos procuram entender o ponto de vista do outro, buscando agregar o que é válido ao seu próprio ponto de vista e medo de pensar. 

Afirmar e perguntar

Outra grande característica de quem tem a mente fechada é que são pessoas que a todo momento fazem afirmações veementes, sobre todo e qualquer tipo de assunto, mesmo que não saibam muito bem sobre o que estão falando. Tratam-se de indivíduos que adoram opinar, porém não têm a menor paciência para ouvir a opinião dos outros. 

O oposto disso são as pessoas de mente aberta, que só emitem opiniões sobre aquilo que verdadeiramente conhecem, colocando-se sempre em posição de aprendizado com o outro. 

Compreensão e entendimento

Quando falamos de pessoas de mente fechada, estamos falando de alguém que se empenha ao máximo para fazer com que todos ao seu redor lhe entendam. Uma de suas principais características é bater na mesma tecla, para convencer o outro a concordar com o que ele está dizendo. 

Quem tem a mente aberta age de forma totalmente contrária, apresentando suas ideias, ideais e ponto de vista, sem querer obrigar o outro a concordar em gênero, número e grau com tudo que está sendo dito. É uma pessoa que, acima de tudo, acredita no diálogo, no respeito e, principalmente, na discussão saudável. 

Humildade

Uma característica que é fácil identificar nas pessoas de mente fechada é a falsa humildade que apresentam nas conversas das quais participam. Geralmente, quando vão emitir uma opinião, elas costumam começar a frase da seguinte maneira: “Posso estar errado, mas…” e logo dizem o que pensam. 

Esta é uma grande contradição, uma vez que se a pessoa acha que está errada, ela não precisa e não deve falar sobre o que não sabe. 

Por outro lado, se falamos de alguém que tem a mente aberta, esta prefere realmente optar pela humildade, colocando-se em posição de aprendizado. Isso quer dizer que quando não sabem nada sobre algum assunto, estas preferem calar-se a aprender com quem realmente pode contribuir. 

Falar x Ouvir

As pessoas de mente fechada gostam de ser o centro das atenções e fazem de tudo para bloquear os demais que estão ao seu redor. São indivíduos que falam demais e interrompem a todo momento os outros, principalmente quando não estão gostando do que está sendo dito. 

Já aquele que tem a mente aberta, sabe da importância de ouvir na essência, ou seja, de prestar atenção, não só nas palavras que estão saindo da boca do outro, mas também no que está sendo dito nas entrelinhas, em seus gestos e em toda a sua comunicação não-verbal. Ao fazer isso, esses indivíduos conseguem criar uma conexão real maior com praticamente todas as pessoas com as quais estabelecem um diálogo. 

Autoestima

Por fim, algo que implica em uma grande diferença entre pessoas de mente aberta e pessoas de mente fechada é a autoestima que ambas carregam. 

Quem tem a mente fechada tem os comportamentos que citamos acima, por conta de sua baixa autoestima, que faz com que sejam inseguras, e tenham atitudes que se aproximam bastante do autoritarismo, para serem “aceitas” pelos demais. 

Agora, quem tem a mente aberta, não se abala pelo o que vem de fora, porque sabe de sua verdade e sabe que nada pode lhe desestruturar. Eles são assim, em decorrência da autoestima elevada que possuem, que contribui para que caminhem pelo mundo, abertos ao aprendizado e à evolução. 

Ao final deste conteúdo, conseguimos facilmente concluir que as pessoas de mente aberta têm chances muito maiores de crescimento em sua jornada, do que aqueles que se fecham totalmente para o novo. 

Se você se viu em alguma destas características, trabalhe agora mesmo para melhorá-las, pois, com isso, você conseguirá alcançar suas metas e objetivos com uma facilidade ainda maior. 

Agora, conte-nos, o que você achou deste conteúdo? Gostou de saber mais sobre este tema? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Imagem: Por doleesi

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010