O que é psicologia humanista?

A psicologia humanista analisa o indivíduo como um ser único e integral, que tem responsabilidades e faz as suas próprias escolhas.

A psicologia humanista considera as pessoas como um todo: um ser único, e não uma máquina que precisa ser programada. Trata-se de uma abordagem que entende os indivíduos como seres pensantes, com razão e emoção, estando em constante busca pela autorrealização.

Este segmento da psicologia foca na maneira como o comportamento de uma pessoa se relaciona com seus sentimentos íntimos e como eles afetam sua imagem. Para isso, a psicologia humanista busca conhecer o indivíduo de modo a humanizar o seu aparelho psíquico, contradizendo a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo.

Psicologia Humanista

No final da década de 1950, Abraham Maslow, Carl Rogers e outros psicólogos não acreditavam que o comportamento humano fosse condicionado ou baseado na mente consciente e inconsciente. Para eles, a psicologia precisava de uma abordagem mais humanista e que considerasse a pessoa como um todo — o que inclui sua saúde, criatividade e individualidade.

Pontos fortes da psicologia humanista

A psicologia humanista não reduz a pessoa em componentes como genes, mente, inconsciente e comportamentos observáveis. Essa é uma terapia individualizada, em que o cliente é quem decide quais assuntos serão abordados durante a sessão e quais passos são necessários para alcançar seus objetivos e cumprir metas. Esse tipo de abordagem permite que o cliente tenha uma visão mais realista e completa sobre seu comportamento.

O que marca a psicologia humanista é seu compromisso de engajamento em favor da mudança social e cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade com valores mais humanos e menos controladores.

Profissionais que atuam nessa área da psicologia se concentram em seu cliente e buscam empatia, colocando a pessoa em primeiro lugar e facilitando o alcance da autorrealização e a conquista de todo o potencial do indivíduo.

Você quer aumentar ainda mais seu potencial para melhor atender os seus clientes? Então, invista na formação Professional & Self Coaching e descubra como isso é possível.

Imagem: leolintang / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010