7 dicas para lidar com o desgaste emocional

Dicas lidar com o desgaste emocional

O desgaste emocional pode ser extremamente prejudicial para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Sentir-se exaurido após um um longo dia de trabalho, ou até mesmo no término de uma rotina cansativa com tarefas dentro da própria casa, após longos períodos de estudo entre outras atividades, é uma sensação que, muito provavelmente, todo o ser humano já enfrentou no decorrer de sua vida.

É perfeitamente normal que isso ocorra, entretanto é preciso ficar de olho, afinal, quando esse problema passa a ter uma recorrência muito grande e, pior, passa a gerar um grande desgaste emocional, precisamos tomar atitudes para que tudo não vire uma bola de neve.

Afinal de contas, uma rotina como essa pode causar inúmeras consequências do ponto de vista físico e também emocional. Consequências essas que podem, inclusive, se tornarem o ponto de partida para o surgimento de patologias como a síndrome de burnout, estresse e ansiedade acima do normal e, também, a depressão.

Para te ajudar a lidar com essa situação, prevenindo para que ela não se torne um grande problema na sua vida pessoal e profissional, eu separei uma lista com 7 dicas. Quer saber mais? Acompanhe-me nesta leitura extraordinária.

[php_everywhere instance=”2″]

Consequências do desgaste emocional

O desgaste emocional é um grande vilão para tudo aquilo que propomos na nossa vida pessoal e profissional. E não se trata apenas de um desânimo que, com algumas horinhas de descanso, será previamente mitigado .

Isso irá depender do quanto o seu corpo e a sua mente estão comprometidos nesta trajetória de cansaço. E quando falamos das consequências, essas podem refletir das mais diversas formas.

Seja no modo como nos relacionamos com outras pessoas, na nossa capacidade produtiva e, até mesmo, no modo como enxergamos a nós mesmos. O desgaste emocional é capaz de mitigar as nossas energias, nos deixando cada vez mais longes de atingir os nossos objetivos e gerando, também, problemas que podem ir além de um simples cansaço.

Para se ter uma ideia, aproximadamente 30% dos brasileiros sofrem com problemas decorrentes da síndrome de burnout, segundo dados da ISMA – International Stress Management Association.

Já quando falamos da depressão, por exemplo, descobrimos que ela atinge um valor de cerca de 5,8% da população, somente no Brasil. Esse percentual corresponde a 11,5 milhões de pessoas.

São números que nos fazem perceber que não é atoa que saúde mental tem se tornado uma pauta cada vez mais relevante quanto o assunto diz respeito tanto ao âmbito pessoal quanto profissional.

Em suma, o desgaste emocional é capaz de gerar consequências como:

  • Insônia;
  • Estafa;
  • Má alimentação;
  • Queda de produtividade;
  • Desânimo;
  • Diminuição da capacidade de raciocínio e concentração;
  • Alterações constantes de humor;
  • Angústia, ansiedade, falta disposição, desânimo, abatimento e grande tristeza;
  • Ansiedade, pânico, depressão e outras doenças de caráter emocional.

Dicas para lidar com o desgaste emocional

Confira algumas dicas que podem te ajudar a prevenir e, até mesmo combater, os problemas provenientes do desgaste emocional.

1- Busque conhecer a si mesmo

O autoconhecimento é um excelente ponto de partida. Isso porque ele permite que você seja capaz de se conectar profundamente consigo mesmo e, deste modo, possa avaliar com mais cautela e sabedoria a situação em que você se encontra.

Além disso, o autoconhecimento te ajuda a reconhecer se é exatamente esse caminho que você deseja para a vida, sendo, portanto, um importante mecanismo de reavaliação da sua vida pessoal e profissional.

2 – Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional é uma ferramenta fundamental para lidar com situações como essa. Isso porque ela permite que você controle de maneira muito mais eficaz as suas emoções.

O controle emocional é o ponto chave que vai garantir com que você lide melhor com frustrações, medo, estresse e ansiedade provenientes da sua vida pessoal e profissional.

3 – Faça coisas das quais você sinta prazer

Um ponto fundamental para garantir uma vida cada vez mais plena e feliz é entender que a vida não é apenas feita de desafios, ou , até mesmo, de deveres e obrigações, muito pelo contrário.

Durante a nossa rotina, precisamos também separar momentos para o nosso lazer e descanso. Esporte, hobbies, leitura, meditação ou qualquer outra coisa que te faça feliz. Tomar essa atitude, olhando para dentro de si, é uma atitude capaz de promover grandes e positivos impactos no nosso cotidiano.

4 – Reavalie o seu dia a dia

Uma boa tática para identificarmos que o problema se encontra na nossa rotina é analisá-la. Buscar compreender se ela é o real motivo do nosso desgaste e, deste modo, procurar soluções que amenizem esse problema.

Seja através de uma diminuição de ritmo, delegando tarefas que não precisam ser realizadas por você, definindo prioridades, ou, até mesmo, mudando de emprego ou profissão, por exemplo. 

5 – Cuide de si mesmo

A autoestima, autoconfiança, e outras questões que envolvem um olhar profundo e atento sobre si mesmo, são questões que devem ter um papel de destaque na nossa vida.

Lembre-se que o primeiro passo para conquistar a felicidade e plenitude é o amor próprio, portanto, procure acolher a si mesmo antes de tentar acolher o mundo.

Coloque-se em primeiro lugar e faça escolhas que vão atender a sua mente e também o seu coração. Não se trata de egoísmo, e sim, uma profunda dedicação ao ser a você mesmo, afinal, não haverá outra pessoa além de você mesmo para viver a sua própria vida.

6 – Relaxamento é sempre bem vindo

As atividades que promovem o relaxamento são sempre bem vindas, seja em momentos onde o estresse e ansiedade se manifestarem bastante presentes, ou também em momentos de tranquilidade.

Yoga, meditação, relaxamento muscular, ou, até mesmo, ouvir uma música e ler um bom livro são excelentes alternativas capazes de gerar esse relaxamento.

7 – Procure ajuda especializada

No caso de que nenhuma ação positiva que você faça surta efeito, é mais do que na hora de você procurar ajuda especializada. Psicólogos e psiquiatras são algumas das figuras que podem contribuir e muito para a sua vida.

Seja promovendo o desenvolvimento de sua inteligência emocional ou também agindo de modo incisivo, por intermédio de medicamentos que vão te ajudar a lidar com possíveis patologias que surjam, decorrente de um desgaste emocional.

E você? Tem mais alguma dica em mente? Deixe nos comentários. E se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes socias.

Imagem: Por Marcos Mesa Sam Wordley

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010