Janeiro Branco: Como as empresas devem se comportar em relação à saúde mental dos colaboradores?

fita branca na mão de uma mulher

Veja as vantagens de investir na saúde mental dos colaboradores.

A Campanha Janeiro Branco surge como uma resposta à crescente necessidade de maior atenção à saúde mental. Um dos âmbitos da vida moderna que mais podem desencadear questões nesse sentido é o profissional. O ambiente laboral pode resultar em uma série de estresses e início de quadros como ansiedade e depressão. 

As relações de trabalho e os modelos institucionais estão no centro dos debates da pauta relativa à manutenção da saúde mental. Os colaboradores e a empresa ganham com um ambiente corporativo salubre, mental e emocionalmente. Os profissionais têm mais leveza para conduzir suas vidas e a organização ganha em produtividade, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Continue lendo para saber mais sobre como as empresas podem contribuir para potencializar a saúde mental dos colaboradores. O seu empreendimento pode fazer do Janeiro Branco o ponto de partida para a construção de um novo ambiente organizacional.

O que é a Campanha Janeiro Branco?

Antes de falar sobre medidas para potencializar a saúde mental dos seus colaboradores, é interessante explicar o que é a Campanha Janeiro Branco. Em 2014, o movimento Janeiro Branco foi criado por um grupo de psicólogos brasileiros de Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo é que o primeiro mês do ano seja totalmente dedicado à conscientização, reflexão e tomada de atitudes no sentido de cuidar das emoções e da saúde mental. 

O mês de janeiro foi escolhido por ser visto como o início de uma nova jornada por muitas pessoas. Um momento de reflexão e transformação. Nesse período do ano, os indivíduos se mostram mais propensos a refletir sobre a forma como estão vivendo. 

Janeiro Branco: ações de cuidado com a saúde mental e emocional da equipe

O lema da Campanha Janeiro Branco diz que todo mundo tem direito à saúde mental. As empresas podem fazer com que esse lema se aplique na prática a partir de algumas ações. Continue lendo para conhecer algumas delas.

1. Planejamento estratégico da saúde mental dos colaboradores 

Há duas maneiras de realizar intervenções focadas em promover saúde mental dentro de uma empresa. A primeira delas é usar uma abordagem coletiva, criando grupos para trabalhar as demandas mais frequentes e de caráter mais geral.

A segunda abordagem é a de apostar em ações individuais com foco em necessidades específicas. Vale dizer que ambas podem ser usadas concomitantemente.

Outro adendo relevante é que as duas formas de trabalho podem ser realizadas remotamente. O ideal é ter uma equipe especializada no assunto conduzindo os processos de promoção da saúde mental e emocional. Mesmo contando com profissionais especializados, é essencial que o gestor conheça as possibilidades e abordagens. 

2. Aulas de meditação e mindfulness

Com um planejamento estratégico consistente com a realidade da sua empresa feito, você poderá se concentrar nas ações pontuais. Tanto a meditação quanto o mindfulness são práticas milenares de origem oriental que contribuem para maior concentração, tranquilidade e clareza mental. A prática regular delas pode oferecer uma série de benefícios para os colaboradores. 

3. Exercício de yoga

Da mesma forma que a meditação e o mindfulness, exercícios de yoga contribuem para resultados positivos em termos de saúde mental. Contudo, a yoga vai além e oferece resultados também para o corpo.

Podemos explicar a atividade como sendo um tipo de ginástica zen. Aqueles que a praticam com regularidade têm acesso a benefícios físicos e mentais. Também há a regulagem do fluxo cardiorrespiratório e vascular. 

4. Processo de Coaching

Muitas empresas já aderiram ao processo de Coaching como uma forma de ajudar os colaboradores a evoluir. Quando uma pessoa tem maior autoconhecimento e consegue trabalhar suas crenças limitantes, tendem a amplificar a sua saúde mental.

Nesse sentido, contar com a orientação de Coachs voltados para o crescimento pessoal e profissional pode fazer toda a diferença. O processo de Coaching deve ser realizado por um profissional certificado e qualificado para essa função.

5. Benefícios extras

Alguns benefícios são obrigatórios, como o vale-alimentação e vale-transporte, contudo, é interessante investir em outros tipos para estimular a saúde mental. A concessão do vale-cultura, por exemplo, pode ser determinante para que os colaboradores se distraiam quando estiverem fora do expediente. Assistir a uma peça de teatro, ir ao cinema ou mesmo comprar um livro pode transformar o mês do seu funcionário.

Outra possibilidade é a das empresas fecharem convênios com academias, oferecendo descontos para os colaboradores. Dar suporte para que os profissionais tenham um estilo de vida melhor contribui para a saúde mental deles e, consequentemente, para sua maior produtividade.

Uma dica é consultar os colaboradores a respeito de quais benefícios são mais interessantes. Assim, a empresa faz os investimentos certos e atende as demandas dos seus profissionais deixando-os mais contentes. 

Quais são as vantagens de investir na saúde mental dos colaboradores?

Cada vez mais se fala a respeito da importância da saúde mental, pois esse é um dos pilares para uma sociedade melhor. A preocupação com o bem-estar dos indivíduos deve estar em primeiro lugar, uma vez que dela depende a produtividade das organizações. A grande vantagem de aderir ao Janeiro Branco e manter atividades com esse foco ao longo do ano é reter talentos.

O mercado de trabalho vem se tornando mais competitivo e manter nos quadros da sua empresa os principais talentos é fundamental. Quando inseridos em um contexto saudável, os profissionais tendem a querer permanecer. Além disso, podemos apontar com outras vantagens dessa preocupação o aumento da produtividade e um clima organizacional mais harmonioso.

É possível enxergar com clareza a melhora da produtividade e das relações interpessoais. Tais ações se refletem, ainda, no aumento da lucratividade e na redução dos custos com despesas como planos de saúde, entre outros. Um ambiente saudável para as emoções e para a mente dos colaboradores é indispensável para que eles produzam mais e melhor. 

Gostou de saber mais sobre o Janeiro Branco e a importância da saúde mental dos colaboradores? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds