O impacto das amizades na saúde mental e na felicidade

Como as amizades influenciam a saúde mental e a felicidadeQuerida pessoa, quantos amigos você tem? Qual é o impacto dessas pessoas nas diferentes áreas da sua vida? Na verdade, esse impacto não tem muito a ver com a quantidade de amigos que uma pessoa tem, mas com a qualidade, ou seja, com o grau de conexão que é possível construir ao lado das nossas amizades.

Existem pesquisas científicas que apontam que ter amigos é um fator importante para uma vida mais feliz e abundante em saúde mental, mas convenhamos que não é preciso ser um cientista para chegar a essa conclusão, não é mesmo? Ter amigos é mesmo maravilhoso.

Na sequência, você vai conferir alguns dos maiores impactos das amizades na saúde mental e na felicidade. Confira!

  • Apoio emocional

Na vida, todos nós temos problemas. Doenças, conflitos familiares, crises financeiras, perdas de emprego, enfim, há uma série de eventos negativos que podem acontecer com qualquer pessoa. Nesses momentos, ter amigos nos ajuda a desabafar e a saber que não estamos sozinhos. Alguns deles podem até nos ajudar na prática a resolver essas questões, mas, mesmo que isso não ocorra, o simples fato de ser ouvido e de receber um conselho ou um abraço já faz uma diferença enorme na saúde mental.

  • Redução do isolamento social

Muitas pessoas moram sozinhas ou vivem com alguns familiares. É claro que a família é uma rede de apoio emocional importante, mas há momentos em que precisamos conviver com outras pessoas. Há coisas que preferimos compartilhar com quem não nos conhece tão profundamente, ou talvez com pessoas com as quais tenhamos mais afinidades: proximidade de idade, interesses em comum, profissões semelhantes etc. Assim, o convívio com amigos nos gera uma sensação de “pertencimento” e acolhimento.

  • Aumento da autoestima

Ter amigos é saber que existem pessoas que gostam de nós do jeitinho que nós somos. É claro que nenhuma pessoa é perfeita, mas nós gostamos dos nossos amigos mesmo sabendo que eles têm falhas. Da mesma forma, é gratificante saber que eles também nos recebem nas suas vidas, apesar dos nossos erros. Esse processo de admiração mútua, típico das amizades verdadeiras, eleva a nossa autoestima e facilita que nós mesmos também reconheçamos o nosso valor.

  • Resiliência em momentos difíceis

Quando temos amigos, não nos sentimos sozinhos, ao menos não emocionalmente. Nas situações mais complicadas da vida, um amigo é alguém com quem podemos compartilhar os problemas e encontrar a superação. Portanto, amizades genuínas ajudam a promover a resiliência, ou seja, a capacidade de seguir em frente depois de enfrentar obstáculos, por mais difíceis que eles sejam. Quem nunca se sentiu melhor com uma palavra amiga ou após fazer um desabafo, não é mesmo?

  • Prevenção aos transtornos da mente

Psiquiatras e psicólogos são enfáticos ao ressaltar que ter uma rede de apoio é algo muito benéfico na prevenção aos transtornos da mente, como a depressão e a ansiedade. O convívio com os amigos gera o apoio emocional que já citamos, além do compartilhamento de muitos momentos positivos.  Isso gera uma visão mais positiva sobre a vida, de maneira geral, o que auxilia na prevenção e até no tratamento desses transtornos. O senso de conexão social faz a diferença.

  • Estímulo social e atividade física

Você já percebeu que algumas atividades ficam mais fáceis quando temos companhia? É por isso que ter amigos pode ser um incentivo para determinadas tarefas, como fazer um curso, ir a um programa cultural, viajar e até praticar atividades físicas. Se ir à academia sozinho parece chato, por exemplo, talvez a companhia de um amigo torne essa tarefa mais prazerosa. Compartilhar momentos os torna mais alegres e pode até mesmo nos dar a sensação de que o tempo passa mais depressa. Aproveite!

  • Senso de propósito

O nosso ancestral, que vivia nas cavernas, percebeu que a vida ficava mais fácil quando ele estava com outras pessoas. Evolutivamente, portanto, a nossa espécie perpetuou essa vontade e essa necessidade de conviver socialmente. Por esse motivo, muitas pessoas alegam que ter amigos as ajuda a encontrar um senso de propósito e significado na vida. O compartilhamento de experiências e objetivos com amigos pode fortalecer a noção de direção e realização.

  • Habilidade de lidar com o estresse

Provavelmente como consequência de todos os motivos acima, as amizades nos ajudam a lidar melhor com os momentos de estresse. No ambiente de trabalho, por exemplo, quando os colaboradores são amigos entre si, fica mais fácil superar os desafios. Trocamos conhecimentos, ajudamo-nos mutuamente e consolamo-nos nas dificuldades emocionais. O simples fato de não estar sozinho e de ter com quem conversar pode gerar uma resposta emocional significativa, amenizando o estresse.

  • Momentos de lazer e diversão

Um fato que precisa ser enaltecido é que as amizades geram momentos de lazer e diversão. É ao lado dos amigos que damos as maiores risadas, mesmo que dos momentos mais embaraçosos. Sair com os amigos gera descontração e relaxamento. Além disso, ter amigos torna os programas mais atrativos e possibilita até mesmo o desenvolvimento de novos hobbies. Perceba que as pessoas que têm as histórias mais divertidas quase sempre estão com amigos, mesmo que não tenham muitos.

  • Longevidade

Por fim, há estudos científicos, inclusive alguns da Universidade de Harvard (EUA), que têm associado a existência de amigos a um aumento na longevidade. Isso significa que quem tem amigos vive melhor e vive mais. Portanto, se você deseja prolongar os seus anos por aqui, que tal cultivar a presença dos amigos? Relacionamentos sociais positivos geram mais qualidade de vida, o que é fundamental para alcançar idades mais avançadas.

Sim, são muitos os benefícios de viver intensamente as nossas amizades. Todavia, tenha em mente que a sua prioridade não deve ser a quantidade de amigos, mas a profundidade dessas conexões. Certamente, isso fará a diferença na sua busca pela felicidade e na sua saúde mental!

E você, querida pessoa, como percebe que a existência de amigos o torna alguém mais feliz e mais saudável? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010