Qual papel da espiritualidade na vida de uma pessoa?

Mulher abrindo os braços na floresta

Confira algumas ações para potencializar a espiritualidade.

Quando o assunto é espiritualidade, o que vem à sua cabeça? Se a resposta foi algo relacionado à religião, saiba que nem sempre isso se aplica. Basicamente, o papel da espiritualidade na vida de uma pessoa é dar sentido para a própria existência.

Nesse sentido, podemos considerar como exemplos a prática religiosa, mas também a busca pelo bem, o sentido que se dá às coisas, aos sentimentos, às conquistas, à vida de modo geral.

No decorrer do artigo falaremos sobre o importante papel que a espiritualidade tem na vida de todo ser humano. Siga a leitura para saber mais e conferir dicas de como cuidar mais do seu lado espiritual.

O que é a espiritualidade na vida de uma pessoa?

Como mencionamos, a espiritualidade está relacionada a uma característica natural que o ser humano possui de buscar significado para as coisas. A saúde, a casa, o trabalho, a família, o sentir-se bem, estamos sempre enxergando tudo isso de uma forma que vai além do que é objetivo, ou pelo menos deveríamos.

Quando a nossa vida como um todo possui significados além do tangível nos sentimos mais confiantes, felizes e acolhidos. Isso nos fortalece e nos motiva a continuar agindo em prol daquilo que nos faz bem.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios que a espiritualidade pode proporcionar para uma pessoa.

Positividade

Uma pessoa espiritual tem maior facilidade para demonstrar gratidão, otimismo e generosidade. Isso faz com que enxergue a vida de uma maneira mais positiva, o que faz toda a diferença no seu bem-estar e nos resultados que irá obter em tudo o que fizer ao longo da vida.

Compaixão

Mais uma característica das pessoas espiritualizadas é que elas são mais compassivas. Assim, sentem mais empatia pelos outros, o que as leva a buscarem fazer o bem e ajudar aqueles que estejam precisando.

Relacionamentos positivos

A forma positiva de ver a vida, combinada com a boa autoestima, faz com que os relacionamentos das pessoas espiritualizadas sejam mais saudáveis e equilibrados. Isso é ótimo porque os relacionamentos também contribuem para o bem-estar e equilíbrio emocional.

Autorrealização

As pessoas espirituais estão sempre em busca de uma vida melhor e consideram o crescimento pessoal e a realização como um objetivo central. Assim, a espiritualidade se torna uma motivação para a melhoria contínua, seja como indivíduo, profissional, amigo, familiar e assim por diante.

Valorização das experiências

Por darem significados para as coisas, as pessoas espiritualizadas desfrutam ao máximo de cada experiência. Assim, enxergam até mesmo os momentos simples de forma especial, como um almoço com a família, uma paisagem bonita ou terem um tempo para si mesmas.

7 Ações para potencializar a espiritualidade

Agora que já conhece o papel da espiritualidade na vida de uma pessoa, confira algumas ações que podem potencializá-la em sua vida. Acredite, atitudes simples podem fazer uma grande diferença na sua maneira de olhar para si mesmo e ver a vida.

1. Pratique a atenção plena

A prática da atenção plena, ou mindfulness, consiste em se concentrar totalmente no momento presente. Você pode fazer isso observando um objeto, pensando em uma palavra, caminhando, sentado na sala da sua casa, tomando banho e fazendo o que mais desejar.

A ideia é exatamente focar apenas no presente, observando, tocando, sentindo os aromas, escutando os sons e, no caso de alimentos, degustando-os. Essa é uma ótima forma de silenciar a mente e os pensamentos ansiosos e intrusivos.

2. Tenha momentos de reflexão

A rotina agitada, em que uma tarefa vem em seguida da outra, prejudica a prática da espiritualidade. Que tal separar alguns minutos do seu dia para refletir sobre as experiências vividas, seus sentimentos e a vida em geral?

Essa reflexão é muito importante para o autoconhecimento, para entender o que faz sentido para você, como reage às situações, o que deseja mudar, entre outros pontos. Isso pode ser feito no caminho para o trabalho ou mesmo antes de dormir.

3. Valorize as conexões com as pessoas

A prática espiritual é algo individual, porém, temos muito a ganhar nesse sentido quando valorizamos as conexões com as pessoas. Estar com quem amamos, trocar ideias, experiências, ajudar, receber ajuda, tudo isso torna nossa vida mais significativa.

4. Tenha contato com a natureza sempre que possível

Estar em contato com a natureza também é uma ação poderosa para cuidar da nossa espiritualidade. Pisar descalço na terra e na grama, sentir a brisa e o cheiro característico de áreas arborizadas, tomar um banho em águas naturais, são exemplos de práticas extremamente benéficas.

Se você mora em uma grande cidade, aproveite toda oportunidade que tiver para se conectar com a natureza. Visitar um parque arborizado aos finais de semana é uma ótima maneira de fazer isso sem precisar ir para muito longe.

5. Passe algum tempo desconectado

A tecnologia nos trouxe inúmeras facilidades, mas pode nos afastar de nós mesmos se não soubermos usá-la com equilíbrio. Para evitar isso, procure passar algum tempo desconectado, sem ser interrompido por sinais sonoros de notificações.

Passe tempo de qualidade com os entes queridos, descanse, leia um livro, pratique uma atividade física e o que mais desejar. Faça da tecnologia um recurso importante e que te ajuda a realizar diversas atividades e não algo do qual é dependente.

6. Saiba perdoar

O perdão é a ação de desculpar alguém que tenha realizado algo que lhe magoou. Ao longo da vida, muitas situações assim podem acontecer, colocando você tanto no lugar daquele que perde o perdão quanto o que concede.

Perdoar é reconhecer que também podemos errar, assim como a outra pessoa. Mesmo que de formas diferentes, o erro está presente na vida de todo ser humano. Quando reconhecemos isso também estamos reforçando nossa espiritualidade.

7. Dê significados para as coisas

Por fim, procure sempre dar significados para as coisas, da forma que fizer sentido para você. Seu trabalho, sua família, sua saúde, seus amigos, até mesmo aquilo que conquistou. É esse o grande objetivo e importância da espiritualidade.

Você já tinha parado para pensar sobre o importante papel da espiritualidade na vida de uma pessoa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo para levar a reflexão adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds