Redação empresarial – O que é e qual a sua importância?

mulher digitando

Saiba como tornar mais eficiente o processo comunicativo na sua empresa.

A comunicação dentro de uma empresa tem grande importância para o bom desempenho dos colaboradores. Por isso,  a redação empresarial é uma ferramenta importante para o sucesso da companhia. Afinal, muitas vezes as informações são transmitidas através da escrita.

No artigo a seguir iremos explicar do se trata esse conceito e qual é o seu papel no dia a dia corporativo. Confira!

O que é redação empresarial?

A redação empresarial consiste em um tipo de escrita que objetiva adequar a linguagem ao meio corporativo. Esses textos devem ser elaborados com foco em transmitir um propósito e fornecer informações essenciais. Basicamente, o conteúdo precisa transmitir um conhecimento ou informação para o interlocutor.

Há quatro tipos de redação empresarial:

Redação empresarial instrutiva

Nesse tipo o foco da redação é transmitir aos leitores um novo processo de trabalho. Geralmente, é o tipo de escrita que consta em memorandos, artigos instrucionais de uma tarefa ou manuais técnicos. 

Redação empresarial persuasiva

Esse tipo de escrita é usado para que o interlocutor tome uma decisão específica como comprar um produto ou serviço. Trata-se de um estilo de redação usado para redigir e-mails, projetos para clientes, fazer comunicados à imprensa e publicidade

Redação empresarial informativa

O papel desse tipo de redação empresarial é transmitir aos leitores um acontecimento ou fato. Dentro das empresas, esse tipo de escrita é usado em comunicados internos, atas de reuniões e para apresentar resultados. 

Redação empresarial comercial

As empresas utilizam esse tipo de escrita nas comunicações diárias de negócios. A ideia é compartilhar informações e obter uma reação específica dos leitores. Esse tipo de comunicação pode ser direcionada para os clientes ou colegas de trabalho. A linguagem comercial pode ser usada em cartas, e-mails profissionais, faturas e mensagens diretas. 

Importância da redação empresarial

Todos os dias, os colaboradores das empresas recebem inúmeras informações, tanto referentes ao trabalho como relativas às suas vidas pessoais. Nesse vasto universo de dados é fundamental que os profissionais possam focar no que é realmente importante.

Se não existe um sistema prático de comunicação dentro do contexto empresarial dificilmente haverá um bom ritmo de trabalho. Por isso, a redação empresarial é tão relevante, ela é uma ferramenta que facilita o entendimento e o alinhamento entre os profissionais.

A redação empresarial estabelece regras para que a troca de informações ocorra e, assim, permite que todos se entendam. Existe um acordo de como as equipes vão conversar entre si. Além disso, a comunicação por escrito tem caráter permanente, pode ser preservada para eventuais consultas em caso de dúvida.

Dicas de como melhorar a redação empresarial na sua empresa

Agora que já explicamos o que é a redação empresarial e qual é a sua importância é interessante saber como melhorá-la. Confira as dicas a seguir e torne mais eficiente o processo comunicativo na sua empresa. 

1. O foco deve estar no interlocutor

É preciso conhecer os leitores para desenvolver a escrita de forma eficaz. A partir da compreensão das necessidades e interesses do público se torna mais simples entregar um texto que cumpra sua função. 

O texto da redação empresarial deve ser desenvolvido com o vocabulário adequado e no tom de fala correto para as pessoas que irão ler. Ao elaborar um comunicado à imprensa é preciso utilizar palavras amigáveis. 

Outro ponto importante a considerar é a motivação do interlocutor. Por que os leitores irão ler o seu texto? Nesse tipo de texto o foco não deve estar em enaltecer a empresa e sim atender as necessidades de quem está lendo. Em outras palavras, na redação empresarial se deve dizer o que a empresa pode fazer pelo cliente.

2. Representação da empresa

Os colaboradores da sua empresa devem estar cientes de que quando escrevem não estão falando apenas por si, mas sim em nome da marca. Isso significa que textos mal escritos são associados à imagem da companhia. Ao se deparar com uma comunicação ruim, os interlocutores pensarão que a empresa não tem qualidade. 

3. Menos é mais

Para que a comunicação seja eficiente, menos é sempre mais. Na redação empresarial é importante que o autor siga pelo caminho mais simples. Devem ser utilizadas palavras fáceis de entender e que façam parte do vocabulário do público-alvo. 

Quando se utilizam palavras rebuscadas na comunicação empresarial há o risco de que a mensagem não seja entendida e que as palavras sejam empregadas erroneamente. Se uma palavra é pouco conhecida pode ser que nem mesmo o autor do texto saiba exatamente o que ela significa. 

O objetivo da redação empresarial é transmitir uma informação e para que ela seja entendida é necessário fazer isso de forma simples. Além disso, não se pode ocupar o tempo do interlocutor desnecessariamente. Os textos empresariais devem ser rápidos de ler e fáceis de entender. 

4. Trabalhe com fatos e não com “achismos”

A redação empresarial precisa ter credibilidade e, para isso, é indicado utilizar fatos e estatísticas para embasar as informações. É preciso demonstrar que foi feito todo um trabalho de pesquisa para elaborar o texto em questão. Nesse tipo de comunicação não há espaço para “achismos”, apenas para fatos. 

Por exemplo, reportar um problema detectado é importante, mas funcionará melhor se for informado quantas pessoas estão sendo afetadas. Também se pode incluir nesse comunicado o custo que a empresa pode ter se não corrigir o problema e as formas de fazer essa correção. 

Em um texto com todas as informações importantes se torna mais simples chegar a uma solução eficiente e em um espaço curto de tempo. A redação empresarial deve ser usada para otimizar os processos.

5. Leia e releia o seu texto

Um bom texto é aquele que comunica a informação necessária com eficiência. O ideal para ter certeza de que alcançou esse objetivo é ler e reler o que você escreve. Muitas vezes, somente em uma segunda ou terceira leitura é possível identificar algum problema de comunicação que impedirá a compreensão. 

Para ter certeza de que o texto está cumprindo a sua função você pode pedir que algum colega revise. Tem muitos erros que se tornam imperceptíveis para quem escreveu, independentemente de quantas vezes essa pessoa leia o texto.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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