20 Perguntas para funcionários sobre a empresa e seu modelo de gestão

perguntas para funcionarios sobre a empresa

20 perguntas para funcionários para avaliar o modelo de gestão de sua empresa

Ouvir sem julgar é importante para criar um ambiente seguro e confiável.

Uma das ferramentas mais importantes para a gestão de qualquer empresa é o feedback. É através dele que colaboradores e gestores conseguem informações que contribuirão positivamente para o aprimoramento profissional e também pessoal. É também, através dos feedbacks, que o profissional consegue visualizar com precisão e segurança quais são os pontos positivos e quais são os pontos que precisam ser melhorados em sua conduta profissional.

O feedback dá ao profissional uma clara visão da sua contribuição para o sucesso da organização. Daí vem a importância do preparo na hora de dar um feedback. Assim, como os colaboradores precisam de feedbacks, os gestores também necessitam de informações que apontem a assertividade do seu modelo de gestão. E como obter este feedback? Antes de mais nada, é preciso que você siga algumas dicas importantes: suspenda o julgamento e se prepare para ouvir na essência.

Ouvir sem julgar é importante para criar um ambiente seguro e confiável. Afinal, quem poderá dar ao gestor um feedback confiável sobre a sua gestão? Os colaboradores. Com algumas perguntas-chave, é possível obter tais informações.

Para te ajudar a obter informações importantes sobre o seu modelo de gestão, seguem algumas perguntas. Preparada, querida pessoa? Então, vamos lá!

Perguntas para funcionários: saiba como avaliar seu modelo de gestão e a sua empresa

 

  • Sobre as estratégias do modelo de gestão, quais são os pontos positivos?
  • E quais são os pontos de melhoria?
  • Você acredita que as pessoas envolvidas com a gestão possuem o conhecimento necessário para exercer o cargo?
  • As pessoas envolvidas com a gestão conseguem extrair lições importantes a partir dos erros cometidos?
  • Os erros cometidos são vistos como momentos de aprendizado?
  • A delegação de tarefas e responsabilidades é feita com eficácia e assertividade?
  • Existe algo que precisa ser melhorado ou não?
  • A prioridade das tarefas é definida de forma clara para toda a equipe?
  • O modelo de gestão dá abertura para que os colaboradores e membros da equipe possam dar sugestões?
  • As pessoas envolvidas com a gestão demonstram que gostam do que fazem?
  • É possível perceber que há paixão no trabalho?
  • As pessoas envolvidas com a gestão se dedicam ao trabalho?
  • O modelo de gestão atual dá abertura para reconhecimento do trabalho feito pelos colaboradores?
  • O modelo atual da gestão é inspirador para você?
  • Qual é o nível de eficácia do treinamento que recebe de seu supervisor?
  • Qual o grau de confiança que deposita em seu colega de trabalho?
  • É preciso ser um pouco durão para solicitar críticas pessoais?
  • A equipe está preparada para estabelecer um bom relacionamento com os colegas de trabalho.
  • Qual nível de possibilidade de crescimento profissional esta empresa lhe proporciona?
  • Você percebe que os colaboradores enfrentam dificuldades em equilibrar sua vida profissional e pessoal dentro da empresa?

 

Dicas de como deixar seus funcionários à vontade na hora do feedback

1. Tempo para a conclusão do questionário 

Dê tempo para que preencha o formulário pensando nos resultados. Eles precisam também serem respondidos dentro do horário de trabalho. Permita aos funcionários dedicar alguns minutos durante o expediente para respondê-los.

2. Ofereça incentivos e crie competições

Ofereça pequenos brindes ou prêmios para o preenchimento do questionário de funcionários ou crie competições entre os departamentos para a maior taxa de resposta.

3. Mantenha o sigilo das respostas de cada funcionário

Certifique-se de que seus funcionários estejam cientes de que as respostas fornecidas em seus questionários de funcionários não serão divulgadas entre os participantes. Para obter o máximo de percepções possível, recomendamos informá-los de que o feedback coletado é totalmente seguro.

4. Promova uma apresentação sobre o resultado do questionário

É importante eles saberem que o questionário teve utilidade, que o feedback fornecido por eles está sendo avaliado. Promova uma apresentação sobre o questionário de funcionários para mostrar quais conhecimentos foram adquiridos e o que está sendo feito com base nos resultados coletados.

5. Escolha um método de avaliação

Existem diversos métodos de avaliação de desempenho, alguns baseados em termos quantitativos apenas, outros incluem fatores qualitativos e perguntas abertas. Há aqueles feitos exclusivamente pelo chefe imediato de cada funcionário, outros envolvem toda a equipe. Não existe um método de avaliação de desempenho que seja melhor do que os outros. Cada tipo de organização deverá usar a metodologia adequada à sua dinâmica, ao seu porte, tipos de cargos ocupados e objetivos estratégicos.

6. Transparência no processo

Antes de começar qualquer avaliação de desempenho, é preciso que o profissional responsável pela tarefa informe a todos os envolvidos como tudo funcionará. Para que o processo de avaliação da empresa e dos seus colaboradores seja transparente e claro para todos é preciso que sejam informados detalhes como: quesitos avaliados, habilidades desejadas, o que pode influenciar positiva ou negativamente no resultado, quem aplicará a avaliação, quem terá acesso às informações e todos demais detalhes que forem pertinentes.

7. Faça um registro de todos os acontecimentos

No momento da avaliação de desempenho da sua empresa, junto aos administradores, procure registrar todos os detalhes. Não deixe nenhum acontecimento ou particularidades de lado. Anote tudo.

8. Prepare-se antes

Organize tudo em uma planilha antes de encontrar com sua equipe para o questionário. Pode ser que o tempo previsto precisará se extenso, portanto, reserve um tempo maior para que seja finalizado a tempo.

9. Quebre o gelo

Crie o famoso rapport com seu funcionário, como se fosse um vendedor com um cliente. Deixe-o descontraído fazendo primeiro perguntas sobre a família, criando um clima favorável e tranquilo.

10. Solicite da equipe sinceridade e lealdade nas respostas

É importante que o colaborador seja o mais sincero nas respostas para fortalecer a relação de trabalho. Pode ser difícil para alguns funcionários apontas as falhas na empresa, por medo de perseguição. Deixe-o à vontade quanto a isso.

11. Melhora no desempenho 

Deixe o funcionário ter a certeza que após o feedback, a empresa irá cuidar para que o desempenho melhore.

Viu como fazer feedback pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da sua equipe e para obter melhores resultados na sua empresa?

E você, acredita que um questionário bem feito poderá contribuir positivamente com a gestão da sua empresa? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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