Gestão de Força de Trabalho – O que é e qual a sua importância?

Equipe fazendo cadeia de engrenagens

Veja os principais benefícios da gestão da força de trabalho.

Com grande potencial de impulsionar as empresas ao sucesso, a gestão da força de trabalho é fundamental. Trata-se de uma ferramenta de organização e integração do trabalho dos profissionais da companhia. Ela permite o alinhamento entre as tarefas a serem realizadas e os objetivos estratégicos da organização. 

Consiste em uma modalidade de gestão amplamente complexa que se aplica a empresas de todos os segmentos. Tem ligação direta com a gestão de pessoas e tem sido cada vez mais essencial para o posicionamento no mercado. Continue lendo para conhecer melhor o conceito e a sua relevância.

O que é Gestão da Força de Trabalho?

De maneira geral, a gestão da força de trabalho consiste na organização das atividades profissionais dos colaboradores e suas equipes. Visa alinhar essa realização das tarefas com os objetivos da companhia.

Conhecido também pelo termo em inglês Workforce Management (WFM), analisa as forças e fraquezas dos colaboradores. Também observa o desenvolvimento da equipe e o planejamento como um todo. 

O principal foco desse processo de gestão de força de trabalho é buscar por melhores resultados, alcançando a melhor produtividade. É um processo que tem o objetivo de distribuir as atividades de forma mais eficiente entre os colaboradores. 

Leva em consideração os fluxos de serviço, as necessidades corporativas e as capacidades dos colaboradores. Trata-se de um recurso determinante para a companhia e se relaciona diretamente com as atividades dos recursos humanos.

Gestão de força de trabalho e os indicadores de desempenho 

Um dos papéis mais relevantes da gestão da força de trabalho é tornar possível fornecer e analisar os indicadores de desempenho dos profissionais. Assim se torna possível tomar decisões com maior embasamento.

Para auxiliar nesse processo é interessante contar com recursos eletrônicos, como os softwares focados em gestão de pessoas. Com esses recursos as análises se tornam mais precisas. 

Atividades da gestão da força de trabalho

O processo de gestão da força de trabalho conta com algumas atividades relevantes para alcançar o sucesso na empreitada, como:

– Quadro de funcionários dimensionado por função.

– Seleção e recrutamento de colaboradores de acordo com critérios rigorosos. 

– Desenvolvimento de plano de cargos e salários. 

– Planejamento de gestão de projetos.

– Desenvolvimento de plano de carreira.

– Desenvolvimento do orçamento de folha de pagamento. 

– Gestão e controle de ponto.

– Gerenciamento de equipes e atividades. 

– Distribuição das tarefas de acordo com as atribuições e horários dos colaboradores. 

Qual é a importância da gestão da força de trabalho?

A relevância do processo de gestão da força de trabalho diz respeito às vantagens que confere às companhias. Abaixo falaremos sobre os principais benefícios. 

Otimização do atendimento

Ao contar com uma distribuição de tarefas de acordo com o perfil e demanda dos colaboradores se conquista um atendimento otimizado. Uma das consequências é o aumento da satisfação dos clientes.

Motivação dos colaboradores

Os colaboradores também se tornam mais satisfeitos estando inseridos em uma lógica de trabalho alinhada com suas capacidades. O ambiente laboral tende a se tornar mais motivado, levando ao aumento da produtividade.

Melhor organização de custos e investimentos 

Esse sistema gerencial contribui para organizar os custos e investimentos, levando a empresa a uma melhor saúde financeira. 

Gestão humanizada

Outro ponto que confere grande relevância para a gestão da força de trabalho é o fato de levar a uma gestão de alta performance. Também se estabelece um ambiente corporativo mais humanizado.

Compliance

Além disso, esse sistema de gestão contribui para que os colaboradores atuem de acordo com as regras e normas legais. 

Aumento de produtividade

Em um ambiente organizacional saudável é natural que os profissionais se tornem mais produtivos. A empresa tem muito a ganhar com esse tipo de gestão. 

Agilidade dos processos

Com o passar do tempo, os processos desenvolvidos se tornam mais otimizados. Ter processos mais ágeis contribui para reduzir os custos. 

Desenvolvimento de diferenciais e inovação

A gestão da força de trabalho contribui ainda para que a organização desenvolva diferenciais em relação aos seus concorrentes. Em médio e longo prazo, esses diferenciais se tornam base para um sistema inovador.

Gestão da Força de Trabalho: como deve ser feita a implantação?

A implantação desse processo não se dá do dia para a noite. É necessário ter como base o planejamento, analisar os recursos da organização e ter um plano de execução. Além disso, é necessário que haja a mensuração dos resultados. O setor de recursos humanos é o que conta com as melhores condições de apoiar e implementar o processo. 

O objetivo central da gestão deve ser o dimensionamento dos colaboradores. É necessário respeitar um nível adequado de serviço e ter um orçamento bem definido. É possível que empresas de todos os setores se valorizem com essa gestão eficiente. 

Longevidade do processo 

Para que essa gestão seja realmente eficiente é fundamental conhecer e investir em algumas importantes tendências. Explicaremos mais sobre elas abaixo.

1. Diversidade

A diversidade de perfis é essencial para enriquecer a cultura organizacional. É válido apostar em pessoas com diferentes origens e de gerações diversas. Quanto mais perfis variados estiverem presentes na equipe, melhor será a troca de experiências e diferenciais estratégicos. 

2. Valorização dos profissionais

Também é uma tendência dentro da pauta das empresas que buscam se destacar. O investimento nos profissionais é fundamental para obter melhores resultados. É possível apostar em estratégias como gamificação, experiência e treinamentos para ampliar a entrega dos profissionais. Essas iniciativas levam, ainda, a um ganho extra de motivação. 

3. Equipe

Também é uma tendência de grande destaque o foco no trabalho em equipe. A união dos profissionais leva a um sistema de trabalho mais estratégico. A equipe passa a ser vista no coletivo e também no individual.

Isso permite enxergar os pontos fortes e fracos do coletivo e também de cada profissional. Assim é possível reverter o que não está indo bem e dar mais destaque para o que está funcionando. 

A gestão da força de trabalho é essencial para as empresas que desejam se consolidar!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010