A importância do comprometimento da equipe

Grupo de pessoas com as mãos umas sobre as outras

Confira algumas dicas para estimular o surgimento do comprometimento da equipe.

O comprometimento da equipe é a base do crescimento da empresa. Quando os colaboradores não estão comprometidos com as suas atribuições, não conseguem entregar os resultados. Além disso, com o passar do tempo, esse descompromisso se torna desmotivação. 

Para companhias de diferentes segmentos, é imprescindível contar com a entrega profunda dos profissionais dos seus quadros de colaboradores. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes qual é a relevância de ter uma equipe verdadeiramente comprometida. 

Afinal, o que significa comprometimento?

Em linhas gerais, comprometimento se trata do nível de compromisso de uma pessoa em relação a alguém ou alguma coisa. No âmbito profissional, é aquilo que te impulsiona a cumprir de forma responsável as tarefas que dependem de você ou da equipe. 

Para que se construa um relacionamento de compromisso, é fundamental que a empresa também atue com comprometimento. Ser comprometido vai além de desempenhar suas atividades com responsabilidade, tem a ver com o modo como o trabalho precisa ser realizado. Em outras palavras, não basta ser comprometido com realizar, é preciso ser comprometido com realizar com excelência. 

O comprometimento da equipe é fundamental porque leva ao entendimento de que é essencial focar em encontrar os melhores resultados. Essa característica se manifesta não somente em questões pontuais, como cumprir horários ou bater metas, ela é essencial para chegar ao resultado coletivo. 

Por que o comprometimento da equipe é importante?

De maneira geral, os indivíduos tendem a se responsabilizar apenas por aquilo que importa a eles. Para entender com mais clareza, propomos que você imagine como é trabalhar em uma empresa descompromissada com seus colaboradores. Nessa organização, os profissionais não têm suporte, não recebem auxílio e nem treinamento. Além disso, a companhia não paga os salários corretamente na mesma data. 

Além de acumular diversos processos trabalhistas, essa empresa contará com uma base de colaboradores descompromissados e com uma imagem ruim dela. É quase certo que uma companhia que atua dessa forma fechará as suas portas muito em breve.

Por outro lado, imagine uma organização comprometida com os seus colaboradores, mas que contrata profissionais sem comprometimento. Alguns funcionários dessa companhia faltam sem ter justificativa e não cumprem as suas obrigações. Não há esforço real para alcançar as metas. Ainda que exista o anseio organizacional de crescer, fica bem difícil com essa base de colaboradores. 

Uma equipe que não se preocupa com os resultados não contribui para levar a empresa adiante. A grande questão é que se torna impossível conquistar o sucesso corporativo não sendo uma equipe comprometida. 

Possibilidades

Ainda considerando o exemplo da empresa que tem uma base de funcionários não comprometidos, há duas possibilidades. Uma solução possível é utilizar estratégias que estimulem o comprometimento da equipe.

Outra possibilidade é substituir a equipe atual que não tem compromisso por profissionais selecionados a partir de um processo mais rígido. Nesse segundo caso, a empresa perde todo o investimento feito até aquele momento.

Quais são os benefícios da equipe comprometida?

A equipe verdadeiramente comprometida se dedica às suas atividades e está alinhada com a empresa. Esses colaboradores estão dispostos a investir tempo e esforço para bater metas e alcançar melhores resultados. Para estimular esse desejo de entregar sempre o melhor é essencial que a empresa ofereça capacitação constante para seus funcionários. 

O principal benefício de ter uma equipe guiada pelo comprometimento é a adoção de uma visão unificada direcionada para um foco. O planejamento passa a ser mais eficiente e os resultados conquistados cada vez mais significativos. 

A comunicação entre os colaboradores também melhora consideravelmente, tornando-se mais estável. Essa troca coerente de informações permite projetar metas cada vez mais ousadas. Os benefícios passam a se estender concomitantemente para empresa e para os funcionários. 

Como incentivar o comprometimento da equipe?

É importante que, antes de decidir pela demissão da equipe, o gestor considere a possibilidade de incentivar o comprometimento. Situações complicadas e desgastantes podem ser transformadas com alguns métodos. Abaixo você pode conferir algumas dicas para estimular o surgimento do comprometimento da equipe. 

1. Aposte no desenvolvimento de relacionamentos

Um relacionamento mais humanizado com cada um dos colaboradores é imprescindível para chegar a um maior comprometimento da equipe. É essencial para as pessoas compreender que as suas responsabilidades afetam outros indivíduos e não somente a empresa.

Quando há um relacionamento desenvolvido entre os colaboradores fica mais fácil que eles se engajem na busca pelos resultados. Um grande erro que algumas empresas cometem é o de não perceber que o capital humano é o recurso mais importante de que dispõem.

É determinante enxergar a pessoa que está por trás dos números. Os colaboradores são pessoas singulares que têm suas próprias dores, incertezas, além de qualidades e objetivos. 

2. Integração das pessoas

Todos os colaboradores da empresa são importantes e têm um papel decisivo. Mesmo ações pequenas geram resultado. Dessa forma, é importante investir na integração de cada indivíduo dentro da companhia. Quando as equipes estão divididas, dificilmente avançam. Todos os colaboradores precisam estar com a mesma visão, ou seja, mirando o mesmo objetivo. 

Se as empresas valorizam algumas funções em detrimento de outras, podem gerar uma competição desnecessária. O trabalho coletivo é prejudicado por essa ação. Todos os funcionários devem compreender a sua relevância e torcer pelo sucesso dos colegas. A integração dos profissionais é essencial para chegar a melhores resultados coletivos. 

3. Reconhecimento de conquistas

A motivação é fundamental para despertar o comprometimento da equipe. Para que seus colaboradores se sintam mais motivados, é válido se atentar para o reconhecimento de todas as vitórias. Independentemente do tamanho das conquistas dos colaboradores é importante celebrar. 

As companhias devem equilibrar as cobranças que fazem com o reconhecimento que atribuem para os colaboradores. Então, quando um colaborador entrega um bom resultado é necessário parabenizá-lo e demonstrar que existe o reconhecimento. Até mesmo quando se faz a correção de um erro é possível motivar. 

Uma boa dica é adotar a cultura de feedbacks, ou seja, oferecer retornos para os colaboradores. Esses retornos podem ser positivos ou negativos, o que importa é que sejam eficientes na orientação para o melhor caminho a seguir. 

4. Proporcione um ambiente de trabalho tranquilo

Não tem nada pior do que trabalhar em um ambiente em que não há respeito mútuo e organização. É função do líder propiciar um ambiente de trabalho equilibrado para que cada um possa expandir seu potencial infinito.

5. Ouça os colaboradores

Quando a empresa valoriza seus funcionários e dá a liberdade para que cada um contribua com ideias, faz com que todos se sintam importantes e parte fundamental da equipe, gerando assim, cada vez mais dedicação e comprometimento com o dia a dia de trabalho.

6. Resolva os conflitos

Os conflitos podem existir em qualquer lugar, mesmo nos melhores ambientes organizacionais, principalmente porque as organizações são constituídas por pessoas únicas, cada uma com suas características e particularidades. A função dos líderes é entender, respeitar e aceitar cada indivíduo como ele é e aproveitar cada talento em especial em prol dos bons resultados.

Quando aparecerem os conflitos, os líderes e gestores devem estar preparados para resolver essas situações de forma saudável, gerando conscientização, maturidade e crescimento em cada um.

Ter uma equipe comprometida é essencial para se manter no mercado!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds