O que é mindset organizacional?

Empresário segurando um cérebro

Confira algumas dicas de como desenvolver o mindset organizacional.

Certamente você já ouviu a palavra “mindset” em uma conversa ou leu a respeito em algum artigo. Esse termo está em alta e pode ser aplicado em diferentes contextos. A seguir iremos explicar o que é o mindset organizacional e qual é a sua importância para alcançar o sucesso. Entenda como aplicar o conceito na prática.

O que é mindset?

A palavra “mindset” vem da língua inglesa e pode ser traduzida como “configuração mental”. Somente a partir dessa tradução já temos uma boa ideia do que se trata esse termo, não é mesmo? Em linhas gerais, mindset diz respeito à forma como cada indivíduo vê a vida e supera os desafios em seu caminho.

De forma resumida, mindset pode ser definido como um conjunto de atitudes mentais que dão direção ao comportamento da pessoa. Por esse motivo é que se fala tanto em mindset negativo e mindset positivo. Refere-se a forma do indivíduo encarar os desafios. 

Tudo o que uma pessoa supera ou não ao longo da vida impacta na sua vida de mundo e se reflete nas suas atitudes e dificuldades. Como citamos no início do artigo, a palavra mindset, tornou-se bastante popular. Por isso, é comum vê-la acompanhada de outros termos como campeão, empreendedor e organizacional. Cada um dos tipos de mindset citados acima tem seu significado próprio e não possuem a mesma linha de raciocínio. 

Mindset organizacional: o que é?

Como explicamos anteriormente, a palavra mindset diz respeito à forma como um indivíduo pensa e age. Nos casos em que essa palavra se estende para um grupo maior que faz parte de uma companhia, se tem o chamado mindset organizacional. Esse termo refere-se à maneira como a organização enxerga o mundo e como age interna e externamente. 

Todos os colaboradores devem entender qual é o mindset organizacional da empresa e agir conforme essa “personalidade”. Desenvolver esse conjunto de atitudes é importante para dar mais direcionamento para o andamento dos processos. Gestores que identificam caos nos processos corporativos podem buscar como solução o desenvolvimento desse mindset.

Se o mindset organizacional já foi definido, mas ainda se tem dificuldades, é válido buscar o engajamento dos colaboradores. Todos devem direcionar as suas ações para atender as premissas desse conjunto de atitudes.

Mindset organizacional: como desenvolver ou alterar?

Organizar a empresa é fundamental, mas não é uma tarefa tão simples, especialmente no tocante aos processos corporativos. Porém, ainda que seja desafiador, é essencial se dedicar a essa tarefa para alcançar resultados interessantes. Continue lendo e confira as dicas abaixo de como desenvolver ou alterar o mindset organizacional.

1. Atitude do líder

O líder tem um papel de grande importância na empresa, especialmente nas de menor porte. As atitudes da liderança impactam diretamente nos hábitos da equipe. Por exemplo, quando o diretor da empresa tem uma sala caótica fica difícil exigir organização dos colaboradores. 

Isso significa que, antes de mais nada, é fundamental iniciar o processo de transformação pela liderança. A mudança de postura do líder pode representar um grande passo rumo à construção do mindset organizacional da sua companhia. Aquele que está em uma posição de liderança tem grande participação na condução do grupo a mudanças.

É interessante investir em treinamentos e processos de qualificação dos colaboradores, especialmente dos líderes, no tocante à organização. Os profissionais em posição de liderança precisam entender de forma clara quais são os valores da empresa. Somente conhecendo esses valores e tendo dedicação é possível se tornar um bom exemplo.

2. Alinhamento dos colaboradores

O funcionamento do mindset organizacional depende de que todos os colaboradores estejam devidamente alinhados. Para isso, é preciso que todos conheçam as missões e valores da companhia. Uma empresa que preza por A e tem uma equipe que faz B tem um grande problema para ser resolvido. 

A sintonia entre a liderança e os liderados é essencial. Para isso, é importante entender quem são os colaboradores e como eles se sentem nesse contexto corporativo. Assim é possível compreender o que funciona e o que não funciona. A orientação correta dos membros da equipe é determinante para que todos ganhem. 

O alinhamento dos valores dos profissionais e da empresa deve ser considerado desde o início do processo de recrutamento. Escolher as pessoas certas para integrar o time é o que leva a uma mudança positiva de mindset organizacional. Os profissionais devem ser engajados com a proposta da companhia para ajudá-la a chegar ao sucesso.

O ideal é que essa mentalidade de alinhamento exista desde o começo do empreendimento. Quando o gestor já inicia partindo desse pressuposto, tem mais chances de deixar tudo em ordem. Ter um pensamento de que a organização corporativa deve ser feita quando a empresa crescer é justamente o que a impede de avançar. 

3. Mudança em etapas

No caso das empresas que já têm um mindset organizacional que não está dando resultados, é importante pensar em como modificá-lo. Essa mudança precisa ser realizada aos poucos para que os profissionais não sejam pegos de surpresa. Quando se entende o processo de mudança e a sua importância, é mais fácil que ele seja bem aceito.

A primeira coisa a ser feita é estabelecer um objetivo de forma a entender aonde se quer chegar com as mudanças. A postura da liderança deve passar por uma avaliação crítica e criteriosa. Isso permite entender qual é o papel dessa liderança no estado em que a companhia está nesse momento.

A mudança precisa ser feita aos poucos para ser implementada sem causar problemas para os envolvidos. O trabalho não pode parar e nem ser afetado por essa mudança. 

O uso de ferramentas tecnológicas pode ajudar a fazer uma mudança consistente no processo como um todo. Busque opções que funcionem dentro da lógica atual da sua companhia.

O desenvolvimento de um novo mindset organizacional não é simples, mas pode ser bem-sucedido quando se tem um trabalho focado. Equipes produtivas tendem a ser as que estão mais próximas dos valores e visão de mundo da empresa em que atuam. 

Gostou de saber mais sobre mindset organizacional e como melhorar o da sua companhia?

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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