Teste situacional – Quais são as suas características e por que pode ser útil?

Dinâmica em grupo

Entenda o que é um teste situacional.

Acertar na escolha dos candidatos que serão contratados por uma empresa é determinante para reduzir custos e desgastes com elevadas taxas de turnover. Para selecionar os profissionais mais alinhados com a vaga, do ponto de vista técnico e de características pessoais, é crucial vê-lo inserido no contexto da vaga em aberto. O teste situacional é uma excelente opção nesse sentido, por permitir essa simulação do ambiente de trabalho. 

Esse teste permite analisar o comportamento do candidato diante de situações recorrentes. A qualificação técnica apresentada no currículo é importante, porém, também é crucial que o candidato tenha perfil para assumir as responsabilidades da vaga.

A seguir explicaremos em mais detalhes o que é o teste situacional, quais são as suas características e por que ele pode ser útil. Boa leitura! 

O que é teste situacional?

Em linhas gerais, o teste situacional é uma ferramenta utilizada em processos seletivos para simular situações rotineiras. O foco é analisar como os candidatos reagem diante dos desafios propostos pela vaga, assim como pelas principais atividades do cargo. Esse teste pode auxiliar, ainda, na identificação da forma como o candidato interage com outros candidatos em uma determinada situação.

Os recrutadores conseguem analisar, dessa forma, o quanto o candidato tem potencial para se entrosar com os futuros colegas. Dependendo das atividades do cargo, é fundamental trabalhar bem em grupo. E claro que é mais produtivo trabalhar com pessoas agradáveis e que tenham facilidade para se expressar. 

Outra função relevante do teste situacional é compreender como o candidato age diante de cenários de pressão. Qual será a sua reação em uma situação em que ocorrerem imprevistos? O seu tempo de resposta atende as necessidades da empresa? As soluções são pertinentes?

É possível analisar também o quanto o candidato se alinha com cargos de liderança. Esse pode ser um indicativo de um potencial futuro desse candidato na organização. 

Quais são as características do teste situacional? 

O teste situacional pode ser aplicado através de diferentes metodologias nos processos seletivos. Conheça três dos métodos mais utilizados abaixo e entenda como funciona esse modelo de avaliação na prática. 

1. Entrevista situacional

Esse método se caracteriza por uma série de perguntas que ajudarão no teste situacional. O recrutador, por meio dessas questões, deve instigar o candidato a falar a respeito de suas experiências na vida pessoal e profissional. As perguntas contribuem para entender as ações e soluções que o profissional pode encontrar em diferentes situações cotidianas. 

2. Simulação de atividades

A aplicação de atividades situacionais é uma forma relevante de ir além dos questionamentos. A ideia é simular situações fictícias do cotidiano do profissional para entender de que maneira ele se adapta a cada desafio. Algo bastante importante para compreender como o candidato conduzirá suas atividades no cotidiano. 

3. Dinâmica de grupo

Bastante utilizada em processos seletivos, a dinâmica de grupo também é um mecanismo para empregar os testes situacionais. Nessa dinâmica, se propõe uma situação, que envolverá dois ou mais candidatos. Ela possibilitará analisar as habilidades de cada um no trabalho. Também é possível analisar a proatividade e a predisposição para liderar de cada candidato. 

Por que o teste situacional pode ser útil?

O teste situacional permite ao recrutador observar habilidades técnicas e o comportamento do potencial contratado. Também permite entender o quanto o profissional em questão tem um perfil coerente com a cultura organizacional do empreendimento. 

Além das vantagens mencionadas acima, o teste situacional, pode acarretar em outros benefícios. Confira abaixo uma lista dos potenciais ganhos da aplicação desse teste para os recrutadores e para as empresas. 

1. Queda da taxa de turnover (rotatividade)

A taxa de turnover (rotatividade) elevada é um indício de que a companhia está enfrentando sérios problemas. Constantes demissões ou pedidos de demissão geram custos para realizar novos processos seletivos e dificultam o estabelecimento de vínculos fortes entre os colaboradores. 

A forma mais efetiva de reduzir a taxa de turnover é fazer contratações com mais chances de sucesso. Lembrando que os contratados devem estar alinhados com as necessidades e expectativas da empresa e vice-versa.

Quando o profissional contratado tem suas expectativas atendidas pela vaga e atende as demandas organizacionais, se tem um sucesso. É mais difícil que esse profissional deseje se demitir ou dê motivos para ser demitido. 

2. Redução de conflitos internos e fortalecimento da equipe

A aplicação do teste situacional auxilia no processo de análise do perfil comportamental do candidato. Dessa forma, são avaliadas as suas habilidades e as reações que terá em situações rotineiras do trabalho. Também é possível verificar se o candidato tem um perfil adequado à cultura corporativa e aos perfis do restante da equipe. 

Selecionar os candidatos a partir dessa análise contribui para reduzir os conflitos internos. Com o passar do tempo, o trabalho em equipe é fortalecido e o engajamento entre os colaboradores potencializado. E claro que uma boa relação entre os membros da equipe ajuda a reduzir a taxa de turnover. 

3. Redução de gastos

Contratações equivocadas podem custar bem caro para as empresas. Quando a seleção escolhe realmente o melhor candidato para o cargo em questão, é possível mantê-lo por mais tempo. Dessa forma, há menos custos com rescisão de contrato profissional, divulgação e seleção de novos candidatos. 

E não podemos deixar de citar que o alinhamento de expectativas entre contratante e contratado reduz as chances de processos trabalhistas. Esse tipo de situação judicial abre margem para uma série de novos custos. 

4. Cultura organizacional fortalecida

Para obter esse benefício é determinante que a companhia tenha a sua cultura organizacional bem estabelecida e clara. Sendo assim, é essencial conhecer a visão, a missão e os valores do empreendimento. A simulação do teste situacional deve ter como base esses princípios. 

Seguindo essa linha de aplicação, é possível entender qual é o candidato que apresenta o maior fit com a cultura da companhia. Conforme novas contratações forem realizadas com base nesse teste, haverá no quadro corporativo novos profissionais com os valores corporativos. 

Gostou de saber mais sobre o teste situacional? Essa ferramenta é bastante interessante para fazer boas seleções de candidatos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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