Professor: Um dos coaches mais importantes de nossas vidas

professora e alunos

Saiba como surgiu o Dia do Professor.

Desde a primeira letra do nosso nome até os níveis mais elevados de conhecimentos, contamos com um parceiro insubstituível para facilitar o nosso processo de aprendizagem: o Professor!

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC homenageia a você educador e orientador, que se entrega com tanto carinho e afinco para apoiar as outras pessoas a alcançarem seus sonhos!

Saiba que você é também um Coach Extraordinário, que desenvolve capacidades e habilidades de seus alunos, para que eles possam escrever suas próprias histórias e se sintam capazes de Ousar ir Além! 

É você que nos acompanha por toda a vida, nos apoiando em nosso processo evolutivo, para que possamos nos tornar o melhor que podemos ser. Que nos propicia um ambiente seguro para tentarmos e errar sem medo, que nos ouvem na essência e nos compreendem verdadeiramente. Que nos dão uma segundaque teremos ao longo de nossa existência.

O sentimento é de plena gratidão por contribuir significativamente para a evolução da humanidade, por fazer do mundo um lugar cada vez melhor, por transformar extraordinariamente a vida de milhares de pessoas e estimulá-las a descobrirem seu potencial infinito! Obrigado, professor, você é um dos coaches mais importantes de nossas vidas!

No artigo a seguir você poderá saber mais sobre o Dia do Professor, boa leitura!

O professor

O Dia do Professor, no Brasil, foi instituído como uma forma de homenagem a esse profissional que tem um papel tão relevante no desenvolvimento da sociedade. O professor é quem alfabetiza e direciona as pessoas para uma vida mais plena ao longo de sua educação escolar. 

Quando falamos a respeito de professores, estamos nos referindo a profissionais atuantes na formação de uma pessoa. Isso significa que diz respeito a aqueles que fazem parte da vida do indivíduo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em todas as etapas de desenvolvimento humano, o professor tem um papel crucial. 

15 de outubro: Dia do Professor

Em 1963, durante o governo de João Goulart, foi instituída a data de 15 de outubro como Dia do Professor. Trata-se de uma data estabelecida como uma homenagem à importância desse profissional. Vale citar que esse dia é celebrado em diferentes datas em outros países. 

Como surgiu o Dia do Professor?

A data escolhida para ser o Dia do Professor no Brasil faz referência ao dia 15 de outubro de 1827. Nessa ocasião, D. Pedro I emitiu uma lei a respeito do Ensino Elementar.

No que tange ao desenvolvimento da educação no Brasil, esse foi um passo bastante relevante, uma vez que tratou dos objetos de estudo dos alunos. Essa lei foi responsável por definir que todas as cidades brasileiras deveriam ter Escolas de Primeiras Letras, forma como era chamado o Ensino Fundamental, e estabeleceu o salário dos professores. 

Passado mais de um século da emissão dessa lei, Salomão Becker, um professor do estado de São Paulo, achou interessante estabelecer uma folga para os professores nesse dia. A partir dessa ideia, se organizou uma confraternização entre professores e alunos. A sugestão de Becker foi bem recebida e ajudou a estabelecer outras celebrações desse tipo. 

Em 1948, no estado de Santa Catarina, foi oficializada a data de 15 de outubro como sendo o Dia do Professor. A comemoração se tornou oficial para todo o país em 14 de outubro de 1963, através do decreto federal nº 52.682., durante o mandato de João Goulart na presidência. 

O decreto

No decreto, a data foi convertida em feriado escolar para oferecer aos estudantes uma folga de suas atribuições. Além disso, estabeleceu que nessa data seriam promovidos anualmente concursos relativos à pessoa do professor. Também se determinou que fossem realizadas solenidades para enaltecer a função de professores na sociedade. 

Esse decreto a respeito do Dia do Professor nos faz perceber que, mais do que um feriado escolar, esse dia é uma oportunidade para reconhecer e celebrar os professores. Trata-se de uma data em que eles são homenageados pela relevância que possuem.

Como já dissemos, os professores são os coaches mais importantes que temos em nossas vidas, pois eles oferecem direcionamento para nos conhecermos melhor e evoluirmos a partir do seu conhecimento. 

A celebração do Dia dos Professores em outros países 

No Brasil, o Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro, contudo, há datas diferentes para países distintos. Inclusive, o Dia Mundial dos Professores é comemorado em 5 de outubro. Sendo assim, o dia 5 de outubro é a data de celebração a nível internacional e o dia 15 de outubro de celebração a nível nacional. 

A data mundial foi escolhida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), uma agência da ONU – Organização das Nações Unidas. Essa celebração foi criada como uma referência a um documento emitido em 1966, pela Unesco e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

O documento era intitulado como “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores” e estava focado em recomendações que ajudariam a promover melhorias consideráveis no trabalho desses profissionais. Tais melhorias eram apresentadas nos âmbitos pedagógicos e profissionais. Vários países, inclusive, adotaram o dia 5 de outubro como sendo a data do Dia dos Professores. 

Entre esses países podemos citar Reino Unido, Holanda, Rússia, Portugal e Alemanha. Porém, há nações que, além da celebração mundial, também têm datas específicas para comemorações em seus territórios. Na Argentina, a data é celebrada em 11 de setembro e no Chile no dia 16 de outubro. 

Na China, o Dia do Professor é comemorado em 10 de setembro, na Coreia do Sul a data escolhida é 15 de maio e na Índia no dia 5 de setembro. Já no México, a data da celebração é o dia 15 de maio e na Eslováquia se dá no dia 28 de março.

Você conhecia o significado e origem do Dia do Professor? Os professores são os coaches mais importantes que encontramos ao longo de nossas vidas. Por isso, celebrá-los é fundamental, pois reforça o quanto eles têm um papel essencial na sociedade.

Deixe seu comentário abaixo e aproveite para enviar este conteúdo aos professores que marcaram a sua vida!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010