A importância do crescimento contínuo

Atualmente, vivemos em mundo globalizado, com constantes mudanças. Portanto, é preciso crescer continuamente para se adequar a todas essas mudanças.

Atualmente, vivemos em um mundo globalizado, com constantes mudanças e um alto fluxo de informações, o que impacta diretamente o mercado de trabalho. A cada dia surgem novas tecnologias e formas de trabalhar, novas profissões, novas demandas. É preciso acompanhar essas transformações e estar em crescimento contínuo para não ficar para trás e perder espaço.

Profissionais que se mantêm nesse crescimento contínuo tendem a se sentir mais realizados em suas carreiras. Na era da informação em que vivemos é natural que diferentes áreas de atuação passem por constantes transformações. Nesse sentido, manter-se atualizado é essencial para se posicionar de forma competitiva no mercado.

Além disso, estar aberto a novos aprendizados é crucial para se manter interessado na sua profissão. Quanto mais desafios surgem no caminho, mais os profissionais se sentem estimulados. Siga a leitura para entender melhor qual é a importância de investir no crescimento contínuo para se fortalecer na carreira escolhida.

Crescimento contínuo na carreira: qual é a sua importância?

O crescimento contínuo na carreira profissional vai muito além de conquistar postos cada vez mais elevados hierarquicamente. Trata-se de ampliar os horizontes de conhecimento e se especializar em algo de que realmente se gosta. Estar nesse ritmo de crescimento contínuo torna o profissional mais feliz e realizado.

Profissionais que se mantêm estagnados tendem a se sentir desiludidos com as suas atividades. Esse desânimo os impede de impulsionar a sua carreira, fazendo com que entrem em um ciclo vicioso. Eles não se sentem estimulados por se manterem sempre no mesmo lugar e, por isso, se mantêm sempre no mesmo lugar. O entusiasmo com o trabalho depende desse crescimento contínuo.

Crescer continuamente na vida profissional significa se manter atualizado e preparado para os novos desafios. A conquista de cargos mais elevados é uma consequência de investir tempo e recursos no desenvolvimento profissional. Você já se perguntou o quanto está se dedicando à sua carreira? Será que realmente está trabalhando para o seu crescimento contínuo?

Busca por qualificação: a base para o crescimento contínuo

Para estabelecer e manter um ritmo de crescimento contínuo é fundamental que o profissional se mantenha na busca por qualificação. Após concluir uma graduação ou até uma pós-graduação, não se pode parar de estudar. Os melhores profissionais do mercado são aqueles que continuam a fazer cursos, participar de palestras, treinamentos e trocar experiências.

O aprendizado contínuo é o que oferece as ferramentas para o crescimento contínuo. Aqueles que deixam de se qualificar perdem a chance de se atualizar e melhorar seu desempenho. Não há crescimento contínuo se não há dedicação a aprender coisas novas. Ressaltamos, ainda, que esse aprendizado não vem somente de fontes acadêmicas, mas também de experiências.

[php_everywhere instance=”2″]

Fatores que estagnam o crescimento contínuo

Você deseja impulsionar a sua carreira de tal forma que possa mantê-la em um crescimento contínuo? Então, fica a dica para conferir abaixo os fatores que podem estar estagnando o seu crescimento. Mudar suas atitudes diante dos desafios profissionais é fundamental para continuar crescendo.

1 – Acreditar que sabe tudo

Ninguém sabe tudo, aqueles que se colocam nesse pedestal do conhecimento absoluto perdem muitas chances de crescer. Ao admitir para si mesmo que não sabe tudo você se permite aprender. Todas as pessoas que te cercam podem contribuir para o crescimento pessoal e profissional. Contudo, para absorver esse conhecimento, é essencial estar aberto para tal. Então, a primeira coisa a fazer para dar início ao crescimento contínuo da sua carreira é aceitar que não sabe tudo.

2 – Não se dedicar

Algo imprescindível para ter sucesso é escolher uma profissão que esteja alinhada com os seus gostos pessoais. Quando se faz algo de que se gosta, fica muito mais fácil se dedicar. O trabalho é uma parte importante da vida para qualquer pessoa, afinal, passamos em média um terço de nossas vidas trabalhando.

Uma dica é cultivar o desejo de se manter descobrindo coisas novas, colocando mais energia naquilo que faz. A dedicação deve estar em fazer sempre o melhor possível e estar aberto para aprender.

3 – Deixar de estudar

Mencionamos ao longo do artigo a importância de se manter estudando continuamente para se manter qualificado. Um dos fatores que pode estar impedindo seu crescimento profissional é não procurar por novas fontes de conhecimento. Também mencionamos que o conhecimento não é somente obtido através de fontes acadêmicas, como cursos. Trocar experiências com outros profissionais é mais uma forma de crescer em sua carreira.

O ideal para conquistar o crescimento contínuo é dedicar algum tempo para fazer cursos e buscar novos horizontes para a carreira. Contudo, não se esqueça de se manter aberto para as experiências e vivências alheias.

4 – Não ter hobbies

Parte da sua dedicação e motivação para se manter crescendo na carreira vem do quanto se sente bem consigo mesmo. Ter hobbies ajuda o indivíduo a melhorar seu autoconhecimento e relaxar. Além disso, os hobbies podem ajudar a desenvolver habilidades pessoais relevantes para ser um profissional melhor.

Sendo assim se você não tem hobbies é interessante começar a pensar no que te faria feliz nas horas de folga. As opções de hobbies são variadas e podem incluir a leitura, pintura, práticas esportivas entre outros. Com certeza você descobrirá novas qualidades e ferramentas para utilizar em sua vida profissional. Sem contar que é muito positivo se dedicar a si mesmo.

5 – Não traçar metas e objetivos

Quem não tem metas profissionais não consegue estabelecer um bom planejamento de carreira. Fazer planos, metas e objetivos, é essencial para organizar os passos necessários para alcançar seu objetivo. Pessoas que desejam crescer na carreira, mas não têm uma ideia palpável do que entendem por esse crescimento, ficam paradas.

Nesse caso, a dica é bem simples, imagine onde você quer estar daqui a dois, cinco ou dez anos. A partir dessa visualização você poderá estabelecer objetivos de crescimento, que deverão ser transformados em metas e fragmentados em etapas. É um processo simples, pense no objetivo (o que deseja) e nos passos (metas) que precisa dar para realizá-lo.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Crescimento contínuo é essencial para a felicidade

Por fim, precisamos dizer que o crescimento contínuo na vida profissional é crucial para ser feliz. O trabalho é uma parte edificante da vida e ser bem-sucedido nele contribui para uma maior realização pessoal.

A cada nova conquista profissional você perceberá que se sente ainda mais motivado para se tornar um profissional cada vez melhor. Questione-se e amplie a sua visão para entender como pode continuar crescendo.

O melhor investimento que você pode fazer em sua vida é no seu conhecimento, na sua capacitação e na sua carreira. Assim, você será uma pessoa cada vez mais valorizada e aumentará seu nível de empregabilidade.

Portanto, se mantenha ativo no mercado de trabalho e saiba se sobressair positivamente diante da competitividade! Busque continuamente o crescimento e usufrua dos bons frutos do seu esforço, como o retorno financeiro, a realização profissional e o sucesso!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010