4 dicas para otimizar a gestão de tempo em projetos

4 dicas para otimizar a gestão de tempo em projetos
A gestão de tempo é essencial para o cumprimento dos prazos, além de garantir qualidade de vida para os envolvidos em um projeto.

Seja qual for sua área de atuação, trabalhar com projetos sempre exige que você se envolva com muitas atividades ao mesmo tempo, sendo que todas demandam a dedicação de energia e tempo. Existem atividades que são mais urgentes que as outras e saber gerir essas tarefas de maneira eficaz garante que o desenvolvimento do projeto seja mais produtivo e assertivo, além de fazer com que os prazos sejam cumpridos e haja qualidade de vida para os envolvidos.

[php_everywhere instance=”2″]

Dicas para otimizar o tempo na gestão de projetos

Liste as atividades

É importante que você tenha ciência de tudo o que precisa ser executado. Se possível, faça a lista de suas atividades semanais, de modo que você consiga criar uma rotina segura. Além disso, quando você lista suas atividades, é possível ter uma real noção do quão atarefado você está.

Organize-se de acordo com a prioridade

Para que você gerencie o seu tempo de modo eficaz, é importante saber quais são as atividades mais urgentes e quais não são. Portanto, organize suas atividades de acordo com a prioridade que cada uma possui. Assim, você se dedicará às atividades com a urgência e agilidade que elas necessitam.

Não deixe para depois

Evite procrastinar. Em vez disso, faça o que precisa ser feito e, se a atividade não for assim tão agradável (embora necessária), tire alguns minutos para se preparar — evitando deixa-la para depois. A procrastinação causa desordem na rotina de trabalho e prejudica o bom desempenho das atividades.

Mantenha o ambiente de trabalho em ordem

Mantenha sua mesa de trabalho organizada e limpa, assim como a área de trabalho do seu computador. Pode parecer um cuidado bobo e desnecessário, mas esta é uma medida que contribuirá bastante para que sua rotina se mantenha organizada e você tenha foco nas atividades.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestão!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Dica extra: utilize um gerenciador de tarefas. Isso será importante para que você consiga lidar com as demandas do projeto. Existem vários aplicativos e técnicas para esta finalidade, sendo que uma delas é a técnica Pomodoro, muito utilizada na gestão de projetos.

E você, tem alguma dica de gestão de tempo para compartilhar? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

<p>[php_everywhere]</p>

Imagem: Macrovector / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010