Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Autodidata: como saber se sou um e desenvolver essa habilidade?

10/09/17
autodidata-como-saber-se-sou-um-e-desenvolver-essa-habilidade
Ser autodidata significa que a pessoa adquire conhecimento sobre determinado assunto de forma autônoma, através de muita pesquisa e prática. Saiba mais!

A grande e livre disponibilidade de material e informações mudou a forma como os seres humanos adquirem conhecimento. A curiosidade e a vontade de aprender, são características latentes de pessoas que fogem dos padrões tradicionais de aprendizagem e são nominados como autodidatas.

O autodidatismo refere-se ao processo e desenvolvimento intelectual independente, ou seja, a pessoa tem a capacidade de aprender algo, sem a necessidade de um professor ou mentor. O indivíduo adquire conhecimento sobre determinado assunto de forma autônoma, através de hábitos positivos, esforço, muita pesquisa e prática.

Desenvolver tal habilidade traz inúmeras vantagens para o ser humano, como:

  • Induz à independência pessoal;
  • Fornece maior eficiência;
  • Estimula a criatividade;
  • Desenvolve seu potencial;
  • Gera versatilidade profissional;
  • Promove vantagem competitiva.

Ser uma pessoa autodidata não é uma tarefa fácil, ela exige força de vontade, disciplina, raciocínio e boa memória, porém, não é algo impossível. Conheça a seguir, dicas para você se tornar uma pessoa autodidata:

Autoconhecimento

O processo de autoconhecimento permite que você identifique suas qualidades, pontos de melhoria e limitações, a partir daí, você será capaz de definir caminhos mais assertivos para desenvolver o autodidatismo.

Crie hábitos

Para conseguir se tornar uma pessoa autodidata, é essencial que você se livre de hábitos sabotadores e da procrastinação e crie uma rotina para desenvolver sua aprendizagem e cumprir prazos.

Meio online

A internet é uma ótima aliada para você conseguir desenvolver o autodidatismo. Através dela, você tem acesso a conteúdos e materiais gratuitos, vídeos, palestras e cursos online.

Estabeleça metas

Estabeleça metas e objetivos claros e realistas e estude de forma responsável para os alcançar.

Administre seu tempo

Desenvolva um cronograma e tenha compromisso ao segui-lo, tal ação gera eficiência e o ajudará no cumprimento das suas metas.

Se desafie

Se desafie constantemente, procure novas informações, inspire-se em outras pessoas, estabeleça novas metas e utilize diferentes ferramentas para te auxiliar em todo esse processo.

Para que você consiga desenvolver a habilidade do autodidatismo de forma ainda mais eficaz, a metodologia de Coaching, através das suas técnicas e ferramentas é capaz de te auxiliar quanto ao desenvolvimento das suas competências, estimular sua motivação e eliminar suas crenças limitantes. Dessa forma, você se tornará uma pessoa autodidata e será capaz de potencializar seus resultados.

E você, se considera uma pessoa autodidata? Quais atitudes você toma para desenvolver tal habilidade? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

Copyright Sergey Nivens

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais