Como o Coaching pode ajudar a fazer uma Análise de Swot pessoal

Palavra SWOT

Confira algumas dicas para aplicação da análise SWOT.

Desenvolvida por Albert Humphrey, a Análise de SWOT é uma poderosa ferramenta de análise para planejamento estratégico bastante utilizada no ambiente corporativo. Ela ajuda a identificar as forças e fraquezas (internos), oportunidades e ameaças (externos).

A partir dessa análise, é possível desenvolver estratégias eficientes para alcançar os objetivos e resultados almejados pela organização. Entre os principais benefícios deste instrumento estão:

  • Oportunidade de fazer um diagnóstico preciso e eficaz da empresa;
  •  Fortalecer seus pontos positivos e melhorar aspectos negativos;
  • Aumentar as chances de crescimento;
  • Fazer uma análise detalhada de todo o ambiente interno e externo onde a empresa está inserida, entre outros. 

Devido a sua eficácia, a Análise de SWOT também pode ser adaptada para diferentes contextos, não apenas o empresarial. Também é possível utilizá-la para a vida pessoal com o auxílio do Coaching — poderosa metodologia de desenvolvimento e capacitação humana mais utilizada na atualidade. Continue lendo para saber mais! 

O processo de Coaching e suas ferramentas

Em qualquer abordagem de Coaching são utilizadas ferramentas durante as sessões. A função das ferramentas é ajudar o coachee a alcançar melhores resultados. Dessa forma, essas ferramentas podem e são adaptadas ao contexto e as necessidades de cada coachee.

No Coaching podem ser utilizadas ferramentas de:

  • Autoconhecimento;
  • Diagnóstico de situações;
  • Resolução de problemas;
  • Desenvolvimento de estratégias;
  • Ferramentas para outras questões específicas.

Dentre essas ferramentas se destaca a análise SWOT, pois ela pode ser aplicada a diferentes perfis de coachee e para analisar diferentes estados. 

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta da área de Administração que objetiva analisar o cenário interno (forças e fraquezas) e o cenário externo (oportunidades e ameaças) das empresas. Essa análise permite elaborar ou aprimorar um planejamento estratégico. A palavra SWOT é a sigla de: 

  • S – Strengths (forças);
  • W – Weaknesses (fraquezas);
  • O – Opportunities (oportunidades);
  •  T – Threats (ameaças).

Elaborar a matriz SWOT é bastante simples e de grande eficiência no contexto de gestão de empresas. Essa ferramenta também pode funcionar muito bem no âmbito pessoal. 

Como utilizar a análise SWOT em Coaching?

A matriz da análise SWOT é dividida em quatro quadrantes sendo cada um destinado a um dos fatores analisados, dessa forma:

  • Forças (quadrante esquerdo superior);
  • Fraquezas (quadrante direito superior);
  • Oportunidades (quadrante esquerdo inferior);
  • Ameaças (quadrante direito inferior).

Montar a matriz é bem simples, basta fazer o desenho de uma cruz numa folha de papel, conforme a explicação acima. O Coach pode fornecer ao coachee o esquema previamente desenhado ou pedir que ele faça o desenho.

Em seguida o coachee deve listar em cada um dos quadrantes os fatores pertencentes a cada um. O momento de preencher a matriz permite que o indivíduo foque mais em si mesmo e em seus sentimentos. O ato de listar os elementos de cada quadrante faz com que o indivíduo entenda qual é sua verdadeira situação.

Dicas para aplicação da análise SWOT

Confira abaixo algumas dicas para a aplicação da análise SWOT com seus coachees. 

1. Acompanhamento

O Coach deve acompanhar o processo de preenchimento da matriz pelo coachee para ajudá-lo a fazer a distribuição correta de fatores relevantes por quadrantes. O coachee pode se perder enquanto preenche a matriz por não ter total compreensão do processo.

O preenchimento precisa ser feito corretamente para que todos os elementos sejam considerados no quadrante a que pertencem. Somente assim o indivíduo conseguirá desenvolver estratégias para resolver as suas questões. 

2. Quantidade não é qualidade

Não é necessário que o coachee preencha vários elementos em cada quadrante. Dois já são o bastante por quadrante. O foco deve estar na qualidade da seleção desses elementos e não na quantidade deles. É importante que os elementos sejam pensados de acordo com o que o coachee deseja efetivamente resolver.

3. Identificação de cenário

A análise SWOT é geralmente utilizada nas primeiras sessões de Coaching, pois funciona como uma aliada para identificar o cenário. É uma ferramenta de diagnóstico que possibilita tornar a situação do coachee mais clara. O indivíduo enxerga sua situação e entende como pode solucioná-la.

4. Identificação de forças para eliminar problemas

A matriz SWOT é bem-vinda no processo de Coaching porque ela ajuda a tornar visual a identificação das dificuldades e dos pontos positivos do coachee. O Coach pode direcionar seu cliente a observar seus pontos fortes e oportunidades como ferramentas para driblar e resolver as fraquezas e ameaças.

5. Consultas

Ao longo do processo de Coaching é possível consultar a matriz elaborada nas primeiras sessões. Assim é mais fácil entender quais foram as situações corrigidas e como os problemas do coachee foram resolvidos. Permite ainda entender quais outros fatores podem ser usados a favor do coachee. 

Autofeedback: uma ferramenta semelhante à análise SWOT

Quando tratamos de vida pessoal no Coaching, encontramos uma ferramenta que é uma espécie de Análise de SWOT estendida: o Autofeedback. Essa é uma eficiente ferramenta em que a pessoa responde a uma série de perguntas acerca de si mesmo, gerando reflexão e análise de estratégias. 

O Autofeedback é composto de dois blocos:

  • O primeiro diz respeito a reflexões sobre vida pessoal do indivíduo: como gosta de ser chamado? Qual frase o representa? Qual livro faz sentido em sua vida? Um filme que marcou sua trajetória de vida? Qual a primeira impressão que as pessoas têm de você? 
  • No segundo bloco, serão definidos feedbacks sobre comportamentos e ações com foco no futuro: quais são seus pontos fortes? E os de melhoria? Quais suas oportunidades internas e externas? E seus dificultadores, limitadores e ameaças? 

O objetivo é fazer com que a pessoa enxergue, de maneira sistêmica, um conjunto de informações que contribuirão para que ele chegue ao estado desejado. O processo de Coaching se caracteriza por estimular o indivíduo a conhecer mais profundamente a si mesmo.

Compreendendo quais são seus desejos, suas facilidades e suas dificuldades, o coachee (aprendiz) consegue visualizar suas metas. Tendo suas metas definidas é mais fácil traçar o caminho que deve ser percorrido para alcançá-las. 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo com aquela pessoa que precisa ler isso!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010