Segredos das mulheres bem-sucedidas profissionalmente

Mulher empresária

Conheça os segredos de mulheres bem-sucedidas



Os negócios com até 3,5 anos de atuação no mercado tem 15,4% de participação feminina, enquanto há 12,6% da masculina. As informações são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2016, feita em território nacional pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). E tem mais! Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ocupam 37% dos cargos de liderança e chefia.

 

Para dizer a verdade, as diferenças de gênero ainda não foram totalmente superadas no mercado de trabalho. Porém o cenário que mostrei acima é promissor, pois indica que as mulheres estão vencendo os preconceitos machistas e demonstrando que têm capacidade suficiente para ocuparem as posições que quiserem em uma empresa.

 

Mulheres, continuem lendo o texto para saber mais sobre o assunto e ainda ter dicas de como se destacar ainda mais no seu emprego. E se você é homem, não precisa parar de ler. Aliás, recomendo a leitura para aprender mais sobre o assunto e respeitar cada vez mais suas colegas de trabalho. Confira!

 

10 segredos para a mulher que é empresária e dona de si

 

Com atitude e garra, as mulheres e os homens buscam alcançar seus objetivos profissionais e se esforçam para receber o devido destaque no ramo em que atuam. Em muitos dos casos femininos, o esforço deve ser ainda maior devido a uma herança cultural de que elas não devem ou precisam trabalhar. Para acabar com esses conceitos tradicionais e engessados, fiz uma lista de segredos para a mulher nunca desistir de alcançar o sucesso. Veja:

 

  1. Capacite-se: como sempre falo por aqui, obter conhecimento nunca é demais. Aliás, faz parte da sua evolução profissional e pessoal. Quanto mais suas habilidades forem desenvolvidas e aprimoradas, mais funções você conseguirá pensar e executar com maestria. Pesquise por cursos de graduação, cursos complementares, pós-graduações, especializações, workshops e mais. Atualmente, é possível encontrar diversos cursos online e até gratuitos. Aproveite essas oportunidades!

 

  1. Autoconfiança: é importante confiar no seu trabalho, suas competências e capacidades, valorizando-se sempre. Não deixe que os outros digam que você é mais frágil somente por ser mulher.
  2. Coaching: o método é uma forte ferramenta para obter o progresso pessoal e profissional. O Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma transformadora formação de coaching. Considerada a mais completa do Brasil, o curso busca pelo desenvolvimento humano com teorias e práticas modernas e funcionais que podem ser aplicadas no cotidiano profissional e pessoal em curto prazo.

 

Com o curso, será possível entender quais são os fundamentos do coaching, como funciona o processo de evolução, o que são as crenças limitadoras e como acabar com elas, o que faz parte da identidade de cada um, os princípios da psicologia positiva e muito mais.

 

  1. Planejamento: alinhar a vida profissional e a pessoal não é uma tarefa simples tanto para as mulheres quanto para os homens. Porém quando falamos de filhos, as mulheres devem adicionar algumas linhas no planejamento. Se ela desejar engravidar será preciso considerar o período da licença. Por isso, é interessante que o casal converse sobre o assunto com calma e realmente planeje a data ideal. Caso não seja possível se planejar dessa forma, a mulher deve decidir qual é o melhor período para começar a licença e o casal deve incluir todas as dificuldades e felicidades do período na rotina.

 

  1. Tarefas caseiras e tarefas do trabalho: diferente do muitos pensam, as atividades relacionadas ao lar não devem ser apenas das mulheres. Segundo o IBGE, a carga horária das mulheres fora de casa pode chegar a ter 8 horas a mais do que a dos homens. Isso não é justo, não é mesmo? Lavar a louça, lavar a roupa, limpar o chão cozinhar e tantos outros trabalhos domésticos devem ser divididos entre os moradores adultos do lar. A tarefa de cuidar dos filhos é o mesmo caso. Afinal, tanto a mãe quanto o pai devem dar atenção e atender às necessidades dos pequenos.

 

  1. Autocrítica: para muitas mulheres, o exercício do autoconhecimento pode ser mais complexo, pois elas devem equacionar a pressão por um corpo perfeito, o alcance para uma carreira de sucesso e a alta qualidade da vida pessoal. Parece ser coisa de robô, não é mesmo? Nenhum ser humano tem um dia de 48 anos em que pode se dedicar para o trabalho, estudos, atividades domésticas, academia, sair com os amigos de forma perfeita. Assim como qualquer pessoa, as mulheres têm dias bons e dias ruins, desejos, qualidades e defeitos, portanto, a equação ideal pode não incluir tudo aquilo que a mídia impõe.

 

Faz parte do autoconhecimento entender quais são os pontos que precisam de mais atenção para serem desenvolvidos e aqueles pontos fortes que podem ter ainda mais destaque. É uma prática extremamente necessária, mas que deve ser adequada ao tipo de cotidiano. Afinal, é um ato que busca ajudar e não atrapalhar colocando mais pressão. O exercício do autoconhecimento pode ser experimentado durante o coaching.

 

  1. Ame-se: o amor próprio deve prevalecer! No sucesso, no fracasso e em todos os desafios que você venha a enfrentar, ame-se. Tenha consciência do seu valor e não permita a afirmação contrária.

 

  1. Sonhe: tenha aspirações e vontades em todos os momentos da vida. Não é porque você conseguiu atingir determinado patamar da carreira que você não pode querer mais. Não é porque tem filhos que deve sonhar mais baixo. Não deixe suas vontades empoeiradas e empilhadas nos seus pensamentos. O que você faz é o que conta, portanto batalhe para alcançar o que quer!

 

Quer ser uma gestora nos próximos 5 anos? A formação em Consultor em Análise Comportamental do IBC, por exemplo, é excelente para entender como o mapeamento de perfis e tendências comportamentais pode influenciar em uma boa gestão e, consequentemente, um bom clima organizacional.

 

  1. Desafios: teste seus limites e enfrente desafios diários. Você só conseguirá se aprimorar pessoalmente e profissionalmente se propuser metas cada vez mais ousadas.

 

  1. Seja o máximo que quiser: como já falei aqui, é muito importante sonhar e colocar desafios tanto para a vida no trabalho quanto em casa. Por isso mesmo, nunca aceite que ninguém diga que você não é capaz de alcançar determinado cargo ou de conciliar filhos com uma carreira de sucesso. Você é poderosa o suficiente para conseguir realizar seus sonhos e ser feliz do modo que quiser. Saía do básico e alcance o máximo!

 

Mulheres, gostaram dos segredos? Homens, agora é possível entender melhor a complexidade do mundo feminino? O importante é que ambos os sexos entendam as preocupações que podem afligir o dia a dia e que trabalhem em conjunto para criar um ambiente profissional e caseiro mais agradáveis.

 

Se você tem mais segredos que podem estar nessa lista é só comentar. Eu adoro ler o que vocês escrevem!

Copyright: 552980071 – https://www.shutterstock.com/pt/g/loreanto

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010