O que é Psicologia Positiva?

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - O que é Psicologia PositivaSofrer com fatos que já aconteceram, remoê-los ou superar e encontrar crescimento e motivação nos eventos vividos? Para a Psicologia Positiva, desenvolvida pelo psicólogo americano Martin Seligman, apenas a segunda resposta é que mais faz sentido. E na Formação em Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching, você aprenderá conceitos e ferramentas da Psicologia Positiva.

Aplique os conceitos da Psicologia Positiva na sua vida

Desenvolvida nos anos 90, esse ramo da psicologia se dedica a estudar as emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos do caráter (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, etc.), relacionamentos positivos ( amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).

Ao contrário da psicologia tradicional, que se foca no estudo e tratamento de distúrbios como a depressão e ansiedade, o novo campo da Psicologia Positiva se propõe a focar mais nas forças que nas fraquezas. Busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal.

Não se trata do que conhecemos como pensamento positivo, se trata de uma abordagem científica do que torna a vida plena e feliz. Uma característica central da psicologia positiva é que todas suas aplicações são empiricamente testadas.

A Psicologia Positiva não trabalha sobre os problemas das pessoas e como remediá-los, ela busca compreender a ciência e a anatomia da felicidade, das experiências positivas, do otimismo e do altruísmo, ela aponta para uma visão de que a saúde psicológica é muito mais do que a ausência de sintomas. Nesta visão, uma vida plena inclui:

Satisfação

Viver com alegria, felicidade e prazer. Ter emoções positivas.

Engajamento

Viver o melhor de si. Usar as próprias forças e virtudes do caráter.

Sentido

Encontrar um sentido na vida. (Missão, visão e Valores).

Relacionamentos

Ter relacionamentos saudáveis, com vínculo e apoio mútuo.

O flow da positividade

Desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi na década de 60, o conceito de flow passou a ser incorporado pela Psicologia Positiva. Podemos defini-lo com um estado de concentração total em uma atividade, fazendo com que ele se afunde em um universo próprio e perca totalmente a noção da realidade ao seu redor.

De acordo com os psicólogos dessa escola positivista, quando um indivíduo atinge essa condição, ele consegue ter toda sua consciência organizada. Ao final da atividade, o indivíduo se sente mais feliz e realizado, pois suas capacidades intelectuais tornam-se mais evoluídas e, pelo menos por determinado tempo, ele se sente único e importante para a sociedade, afastando, no processo, todos os pensamentos que possam estar causando um estado negativo.

Outro fator positivo em relação a atingir o estado de flow é que, ao conseguir organizar toda a consciência, o indivíduo fica em harmonia com todo o seu fluxo de pensamentos e o mundo a sua volta. Esse acontecimento se deve ao fato de que, de acordo com a escola de Psicologia Positiva, a consciência corresponde a toda a realidade vivenciada e experienciada por ele, ou seja, tudo que pode afetar o seu estado emocional, tanto para cima quanto para baixo.

Por isso, encontrar essa atividade que possa levá-lo ao estado de flow é determinante para conseguir reverter um quadro negativo, que pode ser tanto de desmotivação ou uma um quadro de depressão.

Psicologia Positiva no Coaching

A Psicologia Positiva é uma das bases fortes do Coaching, uma vez que este processo de desenvolvimento é focado em desenvolver pessoal e profissionalmente o melhor do ser humano, buscando a ressignificação. O Coaching utiliza algumas técnicas da Psicologia Positiva justamente porque ela estimula o foco nas emoções, qualidades e comportamentos positivos, trazendo maior assertividade, controle emocional e foco – habilidades extremamente importantes no mundo profissional.

As disciplinas promovem ainda a desconstrução de barreiras mentais, o aumento das perspectivas e da positividade, além de promover o autoconhecimento.

A dinâmica é simples: quem é mais positivo é mais produtivo, mais agradável e agrega valor social às organizações. Também constrói laços profissionais e pessoais, além de promover a confiança dentro do grupo de trabalho.

Pronto para ter uma atitude mais positiva e ver os ótimos resultados dessa postura? Comente o que achou do nosso artigo aqui embaixo e compartilhe nosso conteúdo com os seus amigos nas redes sociais

A dinâmica é simples: quem é mais positivo é mais produtivo, mais agradável e agrega valor social às organizações. Também constrói laços profissionais e pessoais, além de promover a confiança dentro do grupo de trabalho.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010