Programação Neurolinguística

programação-neurolinguistica

Conquiste melhores e mais resultados em sua vida pessoal e profissional com a PNL

Já parou para pensar porque algumas pessoas são bem sucedidas em determinadas áreas e outras nem tanto? Você sabe porque as pessoas reagem de maneira diferente mesmo em situações iguais? Como seria se você pudesse explorar seu máximo potencial cognitivo?

Você pode atingir um alto nível de excelência como ser humano e profissional através da PNL, um método originado em 1970 e cientificamente comprovado.  Leia este artigo até o final e descubra as respostas que podem podem mudar seu resultados daqui em diante.

Entenda como Aumentar seus Resultados com PNL

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

ORIGEM DA PNL

Todos nós desejamos alcançar o sucesso na carreira e na vida, claro. Essa busca constante para saber quais são os passos necessários de alcance da máxima performance, se tornou objeto de estudo para o professor de linguística John Grinder em parceria com o matemático e psicólogo Richard Bandler.

Em meados da década de 1970, na universidade da Santa Cruz, na Califórnia, esses dois estudiosos uniram-se, pois tinham uma lacuna em comum: entender por que algumas pessoas conseguem resultados fantásticos em determinada área, enquanto outras, nem mesmo com muito treinamento, alcançam o mesmo resultado e alto desempenho.

Grinder e Bandler começaram comparando pessoas que sofriam de problemas variados com aquelas que tinham se curado. Eles descobriram uma diferença emocional significativa entre os estados apresentados pelos dois grupos: enquanto o primeiro pensava no objeto de seu medo como se estivesse passando por aquilo, as segundas, não. Conclusão: a forma como as pessoas mentalizam determinada situação faz grande diferença no modo como elas vão vivenciá-las.

Mais tarde, Bandler e Grinder se uniram ao mais notável hipnotizador do mundo, Dr. Milton H. Erickson. Essa parceria contribui para o desenvolvimento de novos métodos terapêuticos. Foi então que surgiu oficialmente a PNL, como forma de compreender e reproduzir o potencial humano.  O objetivo dessa técnica é ensinar às pessoas como trabalhar a sua mente para influenciar o comportamento e conseguir melhores resultados.

O QUE É PNL?

Programação Neurolinguística ou simplesmente PNL é uma ciência que estuda os modelos mentais, desde como eles se formam até como afetam nosso comportamento e aprendizagem. Também pode ser entendida como um conjunto de técnicas que ajudam a entender e modificar os processos cognitivos por meio da identificação dos padrões de linguagem que se estabelecem de forma verbal (falada) e extraverbal (corporal), responsáveis pelas nossas reações nos mais diversos contextos.

A PNL explica como organizamos nossos sentimentos e emoções, como eles refletem na forma como enxergamos a nós mesmos, o outro e a realidade a nossa volta. Ela trás embasamento científico para explicar como mobilizamos nossos padrões mentais para reagir a determinada situação ou tomamos decisões e atitudes para alcançarmos nossas metas e objetivos.

Trazendo as traduções literais, programação como o próprio termo sugere é o condicionamento proposital para criarmos ou recriarmos um modelo mental desejado, a parte neuro corresponde aos nossos pensamentos, e a linguística diz respeito à maneira como utilizamos as palavras e comportamentos para influenciar as outras pessoas e a nós mesmos.

ENTENDENDO A PNL

Programação Neurolinguística defende que temos três posições perceptivas, ou seja, três modos distintos de encarar uma mesma questão. São os seguintes pontos de vista:

  • Eu – Como eu penso, quais são os meus valores, crenças, desejos, interesses.

 

  • Outro –  À forma com que consideramos a opinião das pessoas ao redor, seus sentimentos e como nos colocamos no lugar delas.

 

  • Observação sistêmica –  É como construímos nova visão das duas perspectivas, sem necessariamente precisar adotar uma delas, criando uma visão mais abrangente do Eu e do Outro.

Ao evoluir de um patamar único, e criar essa visão sistêmica, a PNL defende que podemos mudar de três formas:

1 – mudando o modo como abordamos determinado assunto;

2 – mudando nosso pensamento sobre o assunto;

3 – mudando nossos comportamentos.

Para a PNL, aquilo que consideramos como realidade, na verdade, é apenas uma forma de enxergar o mundo. Cada pessoa tem seu ponto de vista, porque teve experiências diferentes. Consequentemente, para mudar a forma de agir, é preciso modificar a mentalidade, o pensamento.

Sabendo disso, a Programação Neurolinguística identifica, modela e transforma a nossa estrutura subjetiva para que possamos ter uma postura mais positiva diante da vida, seja em contextos positivos ou adversidades.

A PNL considera que todas as pessoas possuem potencial para fazer aquilo que desejam. Para isso, precisam conhecer e modificar a estrutura ou padrões subjetivos, transformando as suas experiências. Corpo e mente devem estar em equilíbrio para desenvolver as habilidades necessárias aos seus propósitos.

Conquiste mais com PNL!

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

O IMPACTO DOS MODELOS MENTAIS EM SUA VIDA E CARREIRA

Como vimos até aqui, toda ação acontece pautada em um histórico, ou seja, experiências que já vivemos, que por sua vez, constrói nossos filtros e direcionam nossas ações. Por exemplo:

Quando estamos na escola, somos condicionados a receber incontáveis conteúdos das áreas biológicas, exatas e humanas. Somos uniformizados e educados de forma padronizada, sem considerar nossas particularidades e formatos de aprendizagem que melhor nos encaixam.

Somos ensinados a aprender as matérias para passar em uma prova que vai atestar a capacidade de seguir para a próxima série. No entanto, o formato utilizado para medir nosso conhecimento é com base repetição de informações e não na postura crítica.

Na escola, aprendemos as respostas certas para questionários com a finalidade sermos aprovados, mas não aprendemos a solucionar problemas a partir da compreensão sistêmica e análise, de modo que possamos aplicar no cotidiano. No geral, aprendemos a lidar com provas e não com a vida.

A consequência desse modelo de aprendizagem reflete diretamente na forma como lidamos com os desafios que surgem quando nos tornamos adultos. O resultado disso quase sempre se restringe a indivíduos que pensam igual, se comportam igual e se estagnam porque não promovem mudanças positivas para si mesmo, ao seu trabalho e para a realidade em que pertence.

Desde crianças, a maneira como aprendemos a absorver informações é repetindo. Desta forma, tendemos a repetir padrões quando crescemos, apenas seguindo o fluxo e não criando novas perspectivas e possibilidades.

Uma vez que criamos um modelo mental é realmente complexo identificá-lo e quase que ineficaz modificá-lo sozinho, é preciso contar com métodos corretos para promover o autoconhecimento e aprimoramento.

A sutil diferença entre pessoas que se destacam e as que de certa forma são apenas mais uma no meio da multidão está na habilidade de quebrar padrões e gerar novas modelagens, ampliar suas perspectivas.

As pessoas consideradas bem sucedidas, são aquelas que conduzem sua mentalidade, comportamentos e situações de maneira favorável aos resultados que realmente desejam. Elas possuem inteligência emocional, são disciplinadas e tomam decisões assertiva. Seu foco está na solução e não no problema. Elas criam novos caminhos e aplicam energia ao que realmente importa.

Você pode ser e conquistar muito mais. A chave para essa mudança é entender claramente as razões que condicionam seus comportamentos. Por isso, se você busca avançar o próximo nível como ser humano e profissional, é essencial que estude sua mente, aprenda a reprogramar seus modelos mentais e desta forma, assuma o domínio de si mesmo. A PNL é a solução mais efetiva para te auxiliar nesse sentido.

Faça Practitioner em PNL. Ouse ir Além!

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

SISTEMAS REPRESENTACIONAIS

A partir da situação explanada acima, foi possível compreender a importância de considerar nossas próprias particularidades e processos mentais para obter o melhor desempenho em situações diversas. Dentre os fatores que colaboram para construir nossos filtros e influenciar nossas perspectivas de realidade, são os sistemas representacionais.

Os sistemas representacionais são como processamos as informações recebidas. São eles: auditivo, visual, cinestésico e digital. Todos nós possuímos estes quatro sistemas em maior ou menor grau, sendo que um deles se destaca como predominante e direciona nossa forma de absorvemos e interpretamos os dados que lidamos todos os dias, o tempo todo.

A seguir vamos compreender melhor do que se trata cada sistema representacional. Leia atentamente, veja com qual você mais se identifica e descubra como ele influencia na sua forma de lidar com as situações cotidianas.

 

  • Auditivo: os auditivos são aqueles que em uma conversa, preferem ouvir. São pessoas que possuem maior facilidade de aprender escutando e que ao mesmo tempo apreciam o silêncio. Geralmente são sensíveis aos sons no ambiente em que estão, como o bater de talheres, pássaros cantando, conversas em baixo ou alto tom, músicas e todos os estímulos sonoros a sua volta.

 

 

  • Visual: os visuais são aqueles possuem maior facilidade de memorizar através de imagens. Para eles, estar em um ambiente agradável visualmente é essencial. Geralmente se importam mais com vestimentas, decoração, estética de objetos e pessoas. Ao assistir uma aula por exemplo, é importante que se tenha slides, imagens e vídeos para assimilar melhor o conteúdo.

 

 

  • Cinestésico: quem possui o sistema representacional cinestésico predominante, gosta de ter mais contato físico. Geralmente abraçam com frequência, preferem tocar e serem tocadas. Elas se expressam melhor utilizando o corpo. Atividades como a dança, por exemplo, lhes agradam muito. Também são mais sensíveis a temperatura dos ambientes em que estão. Uma excelente forma de envolvê-los em uma aula ou palestra, por exemplo, é propondo meios que estimulem a memória corporal.

 

 

  • Digital: os digitais são naturalmente mais analíticos e reflexivos. Para entender e aprender sobre algo, fazem mais perguntas e precisam de mais  informações a respeito. Elas estudam as ideas para descobrir se elas fazem sentido e estão sempre dialogando consigo mesmo para rever suas próprias linhas de raciocínio. Concentração é um dos seus maiores pontos fracos e por isso, pode ter dificuldades para manter o foco durante uma leitura.

 

COMO A PNL INFLUENCIA O COACHING?

É importante ressaltar primeiramente a diferença entre os dois métodos, no qual explicaremos brevemente a seguir:

A PNL estuda os processos neurais de um indivíduo e promove novas modelagens mentais para que o mesmo acesse sua máxima performance. O foco da programação neurolinguística portanto, é expandir o potencial cognitivo de modo que você desenvolva a inteligência emocional.

O Coaching por sua vez, tem como finalidade o desenvolvimento de habilidades e capacidades. Com o intuito de capacitá-lo para entrar em ação e cumprir as atividades necessárias para atingir determinado objetivo.

Em resumo, é como se a programação neurolinguística fosse os bastidores e o Coaching, o palco. Nesse sentido, a PNL condiciona a mente e o Coaching aprimora o comportamental. São dois métodos cientificamente comprovados e totalmente complementares para potencializar os resultados.

Em processos de coaching, a Programação Neurolinguística atua em muitos aspectos, como no autoconhecimento, alinhamento de valores, identificação das crenças, metas e objetivos de vida. Isso é importante na primeira posição perceptiva do método, pautado no entendimento do “EU”.

No segundo plano, com o apoio à PNL, o cliente pode compreender melhor como o outro se sente em relação a ele, reage as suas atitudes e como estas influenciam na relação.

Numa terceira perspectiva mais abrangente, o coachee pode entender melhor como a junção dessas duas percepções influencia seus resultados como um todo, e trabalhar nos pontos de melhoria, na ressignificação dos acontecimentos tidos como negativos, para que seu desempenho e realizações alcancem o patamar que deseja no âmbito pessoal e profissional. Saiba mais sobre o Coaching com PNL.

PARA QUEM É A PNL?

A Programação Neurolinguística é para você que almeja assumir o domínio de sua vida em todos os contextos, seja no trabalho, no ambiente familiar, na vida social ou em seu relacionamento conjugal.

Você não precisa ser refém dos acontecimentos, pois possui os recursos necessários para realmente conquistar mais equilíbrio, plenitude  e qualidade de vida.

É possível sim viver a realidade que você merece treinando sua mente através do Practitioner em PNL. Este programa te capacita para se conectar com seus potenciais cognitivos através de ferramentas e métodos comprovados cientificamente.

Após essa experiência de total imersão em si mesmo, você será capaz de, conscientemente, condicionar suas emoções, percepções e comportamentos para um modelo de sucesso!

Não existe pré-requisito para realizar o curso Practitioner em PNL do IBC. Você pode se capacitar independente de sua área de atuação ou formação.

O QUE VOCÊ APRENDE NO CURSO PRACTITIONER EM PNL DO IBC?

  • Histórico da PNL e sua evolução global;
  • A estrutura do pensamento: aprendizagem, ação e reação;
  • Linguagem não verbal: calibração e acuidade sensorial;
  • Formas de ver o mundo segundo seus filtros de percepção e mapas;
  • Canais representacionais: visual, auditivo e cinestésico;
  • Como criar e manter Rapport;
  • Pressupostos básicos da PNL;
  • Formulação assertiva de objetivos – Transformando sonhos em realidade;
  • Modelos TOTS para objetivos e meta-objetivos;
  • Processos de ancoragem;
  • Hipnose Ericksoniana;
  • Integração dos hemisférios cerebrais;
  • Como utilizar uma linguagem ecológica, comunicar e criar mudanças;
  • Alinhamento de níveis neurológicos;
  • Círculo de excelência;
  • Geração de novos comportamentos e mudanças de hábitos;
  • Submodalidades;
  • Mudança de história pessoal;
  • Percepção do mundo através de novas perspectivas;
  • Crua rápida de fobias;
  • Metáforas;
  • Negociação e solução de conflitos;
  • Lidando com as polaridades;
  • Reestruturação em 6 passos;
  • Squash visual;
  • Como fazer perguntas solucionadoras de perguntas – o Metamodelo de Linguagem.
  • O poder da ressignificação.

Conheça mais sobre o Practitioner em PNL!

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

BENEFÍCIOS DA PNL

A Programação Neurolinguística te auxilia em todos os momentos de sua vida. Afinal, nosso principal recurso para atingir resultados melhores e enfrentar desafios é a nossa mente.

Uma vez que você possui organização mental para saber lidar com seus próprios sentimentos, as tomadas de decisões passam a ser tomadas com clareza e precisão, considerando o que de fato é prioridade para si.

Com os métodos certos, você assume a direção de suas emoções para demandar energia ao que realmente importa, refletindo diretamente em suas atitudes e consequentemente em seus resultados.

Você já se sentiu impotente em alguma situação por não saber qual o próximo passo deve dado?

Nossa vida é do tamanho da perspectiva que damos a elas. Sua mente é a lente que te faz enxergar as oportunidades ou simplesmente deixá-las passar em branco.

É preciso ter uma boa lente, principalmente em momentos de desafiadores onde temos a tendência de nos deixar influenciar por fatores externos e nos esquecemos que o único recurso que está sob nosso controle é nossa mente.

Uma mente fluida e equilibrada é capaz de gerar novas possibilidades e soluções mesmo em momentos de crise e estresse. O único elemento que te impede de ir além é você mesmo, lembre-se sempre disso.

BENEFÍCIOS DA PNL POR ÁREA:

COMERCIAL

Uma das maiores dificuldades de vendedores é saber criar conexão e gerar uma relação de confiantes com seus clientes logo de imediato. Principalmente no setor de varejo, é preciso ser ágil para conquistar seu potencial cliente e não perder venda.

Outro ponto que impacta diretamente nos resultados de um vendedor é não saber lidar com as objeções dos clientes, mesmo sabendo que essa situação é rotineira na área comercial.

Nossa mente é condicionada a evitar gastos e dizer não. Por isso, sempre que um vendedor nos aborda, ficamos desconfortáveis. Nesse sentido, a PNL auxilia você que é profissional de vendas a estabelecer rapport com seu público, conduzir a venda com segurança e entender com mais clareza as razões das objeções de seus clientes para que adquira maior domínio no momento de apresentar soluções.

Seu principal argumento é entender o ser humano e suas motivações. A PNL é sua ferramenta ideal para atingir alta performance em vendas.

GESTÃO/LIDERANÇA

Para gestores de primeira viagem ou gestores experientes no mercado, o ponto crítico é o mesmo: lidar com conflitos.

Afinal, uma equipe é composta por pessoas de perfis variados, cada uma com seu jeito de trabalhar, sendo este reflexo de experiências adquiridas em atividades anteriores.

E isso é ótimo, pois agrega novas perspectivas e promove inovação. O ideal é que uma equipe seja composta por integrantes que se complementam e pensam diferente colaborando para o crescimento de um todo.

Mas para saber conduzir esses universos tão antagônicos, que eventualmente pode dar atrativo, é preciso ter em mãos ferramentas certas. Conte com a PNL para desenvolver sua gestão e se tornar um líder de resultados junto uma equipe forte!

EDUCACIONAL

Professores e educadores são grandes responsáveis por construir um novo futuro na vida de seus alunos. Com as ferramentas certas, é possível auxiliá-los com a construir uma nova história!

É preciso, no entanto, que haja entrega e comprometimento dos alunos e despertar neles esse envolvimento necessário, não é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, a PNL se torna providencial pois através deste método, o professor desenvolve uma comunicação mais assertiva para acionar as atitudes desejadas em seus alunos, como foco, concentração, pensamento crítico, tomadas de decisões, planejamento e definição de objetivos claros.

SAÚDE

Entre as inúmeras ferramentas e técnicas poderosas da PNL, está a da ressignificação. Ressignificar é conduzir o inconsciente para dar um novo sentido a algum fato ou acontecimento, olhando por uma ótica positiva de aprendizado.

Para terapeutas, psicólogos e psiquiatras, sem dúvida é um conhecimento de alto impacto para auxiliar seus clientes que se sentem paralisados por conta de alguma circunstância que possa ter ocorrido.

A PNL também ensina técnicas base para auxiliar no tratamento de fobias, onde é possível intervir e ensinar o cliente a lidar com medo, ansiedade, entre outros sentimentos que causam desconforto.

A eliminação dessa sensação de mal estar acontece através da âncoragem e outros métodos cientificamente comprovados, nos quais você aprende dentro da formação Practitioner em PNL do IBC.

ESPORTIVA

A mente causa efeitos diretos ao corpo. Por isso, contar com técnicas de PNL é indispensável, seja você um atleta, esportista, técnico ou treinador.

Profissionais do contexto esportivo se beneficiam plenamente da PNL, principalmente no que se refere a maximização da performance corporal através da concentração, foco e inteligência emocional.

Para vencer o adversário é preciso primeiramente vencer a si mesmo, quebrando barreiras que te impedem de acessar seu potencial pleno.

Um bom atleta treina excessivamente para ser o melhor que poder ser. Um atleta de alta performance vai além do condicionamento físico, ele se prepara mentalmente para lidar com as crenças limitantes para manter a motivação e disciplina independente das adversidades apresentadas, alinhando corpo e mente para um único foco: o resultado!

Conquiste mais resultados com PNL!

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

E você, já conhecia a Programação Neurolinguística? Acredita que o método pode transformar a sua vida? Deixe as suas opiniões nos comentários!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010