Confira dicas para aprender a economizar dinheiro

moedas em pote

Kritchanut / Shutterstock Uma gestão financeira de qualidade é fundamental para concretizar seus objetivos pessoais e profissionais.

A qualidade da sua gestão financeira é determinante para a concretização de seus objetivos pessoais e profissionais. Por isso, crie o hábito de investir seu dinheiro em uma poupança. Poupar significa reservar dinheiro no momento presente, visando vantagens e benefícios no futuro. Para construir uma poupança, é necessário sair da zona de conforto, redefinir prioridades e iniciar algumas mudanças no estilo de vida. Mas, acima de tudo, é preciso ter motivações claras que justifiquem esta nova jornada. Lembre-se: o dinheiro deve trabalhar para você, e não o contrário.

4 passos para economizar e guardar dinheiro

Identifique seu cenário

O primeiro passo para iniciar seu novo estilo de vida é analisar sua relação com o dinheiro: faça anotações de todos os seus gastos, e conscientize-se sobre o direcionamento de seus recursos. É muito comum entrar no piloto automático e acabar gastando dinheiro sem muito critério, desperdiçando-o com coisas fúteis e desnecessárias.

Faça um mapeamento

Ao tomar conhecimento de todos os gastos, você poderá redirecionar seus consumos e redefinir prioridades. Planeje-se: separe o que são gastos fixos — como alimentação, luz, energia, plano de saúde e transporte — e os variáveis, como passeio no shopping, cinema, entre outros. Faça um levantamento de como você poderia economizar em todos eles. Nas compras do supermercado, que é um gasto fixo mensal, a economia pode ser significativa ao aproveitar os dias de oferta ou optar por marcas mais baratas. No que diz respeito aos gastos com entretenimento, que são os custos variáveis e optativos, você pode escolher ir ao parque ao invés de ir ao shopping, ou assistir filme em casa em vez de ir ao cinema.

Inclua sua família na economia

Mudar de hábitos e costumes fica mais fácil quando as pessoas que convivem com você te apoiam. Por isso, fale com sua família a respeito de sua decisão de poupar dinheiro e explique a razão, para que todos se sintam comprometidos e engajados no projeto.

Transferência automática

Outro fator que ajuda muito a economizar dinheiro é abrir uma conta separada, restritamente para guardar seus recursos e optar pela transferência automática de um valor para a sua poupança. É uma excelente maneira de evitar que o dinheiro da poupança se misture com as movimentações mensais e, com isso, acabar gastando o que não pode.

Inteligência emocional

Não se deixe levar por vontades momentâneas, e seja mais racional com seu dinheiro. Tenha foco em suas prioridades e utilize suas emoções a seu favor. Conte com o coaching financeiro! Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010