Conheça como funciona o coaching para crianças

Coaching Infantil Saiba quais são os benefícios do Coaching para Crianças

O Coaching é um processo cada vez mais utilizado por pessoas, profissionais e organizações que desejam conquistar resultados assertivos, em diferentes aspectos e contextos. Trata-se da melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade, além de ser um poderoso método, que promove mudanças permanentes e leva à conquista efetiva de sonhos e objetivos, no âmbito pessoal e profissional.

O Coaching pode e deve ser aplicado em qualquer aspecto da vida humana e, entre os nichos nos quais a metodologia atua, podemos destacar o Coaching Pessoal, Coaching Profissional, Coaching Nutricional, Coaching Financeiro, entre muitos outros. Nesse sentido, há ainda, uma nova modalidade de Coaching que vem conquistando cada vez mais adeptos: o Coaching para crianças.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender como este processo funciona, bem como os seus benefícios, para desenvolver crianças cada vez mais preparadas para lidar com os desafios da vida e tornarem-se indivíduos felizes e realizados em sua jornada evolutiva.

O Coaching te ajuda a adotar ferramentas que contribuem significativamente para seu desenvolvimento de seus filhos. Quer aprender como? Acesse este link.

O que é Coaching para crianças?

As crianças se diferem umas das outras e estão em constante desenvolvimento. Por conta disso, algumas delas podem precisar de acompanhamento profissional e uma maior dedicação dos pais. Mas afinal, como auxiliá-la na construção da sua autonomia e autoestima? Como fazer com que ela tenha maior controle emocional? Como promover um diálogo que estimule seu desenvolvimento? É justamente essa a proposta do Coaching para crianças.

O processo não possui como objetivo, estimular problemas e aspectos da vida adulta, a metodologia visa, através de técnicas e ferramentas específicas, bem como uma abordagem adequada, provocar questionamentos na criança, ajudá-la a encontrar novas soluções e assumir responsabilidades de acordo com a sua idade.

Assim, o Coaching para crianças é um processo altamente eficaz para auxiliar e contribuir com o desenvolvimento infantil, pois conecta a criança com suas emoções, ajudando-a a se expressar melhor e interagir socialmente, aprimorando seus talentos e a amparando quanto a futuros desafios. Além disso, esta metodologia altera comportamentos negativos e inadequados — como timidez excessiva, ansiedade, teimosia, carência, apatia, desinteresse, preguiça, agressividade, medo, insegurança, rebeldia e até depressão.

O método também é eficaz em momentos de mudança ou em situações em que a criança precisa de foco, como nos estudos ou competições esportivas, contribuindo com o seu processo de descobertas.

São benefícios diversos e verdadeiramente específicos, que contribuem para a preparação de uma criança cada vez mais autônoma, consciente de seus comportamentos e atos, assim como de um adulto pronto para lidar com suas emoções e sentimentos, e com os desafios que a vida lhe trouxer, conforme vai se desenvolvendo, pessoal e profissionalmente.

O processo de Coaching para Crianças

Por se tratar de um processo com crianças, alguns aspectos se diferem do método aplicado à adultos. A primeira questão a ser considerada é a idade da criança. Seu desenvolvimento é dividido em quatro fases, são elas:

  • Nascimento a 2 anos: nesse período, a criança não possui linguagem e ações lógicas;
  • 2 anos a 6 anos: caracteriza-se pela fase do desenvolvimento, é marcada pelo início do pensamento com linguagem, através de jogos, imitação e imagem mental. Aqui, a criança entra em contato com regras e valores e passa a ter noção do que é certo e errado;
  • 7 anos a 11 anos: a criança começa a ver lógica nas coisas, adquire conhecimento, age com inteligência operacional e tem noção de espaço e tempo;
  • 11 a 12 anos: nessa fase, a criança realiza ações com base em hipóteses e deduções, não somente de forma objetiva.

Portanto, o processo de Coaching pode ocorrer através de orientações aos pais de crianças a partir de 2 anos. Já para o método formal, através de sessões estruturadas, o ideal é que a criança tenha a partir de 6 anos de idade, dessa forma, ela já entende alguns comandos e sabe expor o que está sentindo, ainda que seja através de desenho ou reações diante de uma ação do Coach.

A primeira etapa do Coaching para crianças é a autorização e entrevista com os pais, que apontam como é o comportamento e a personalidade da criança, bem como os aspectos que eles desejam aprimorar no filho.

A partir daí, a segunda etapa é iniciar o processo, aplicando técnicas, por meio de diálogos, dinâmicas, brincadeiras com massinha de modelar, pintura e teatro, e vivências em grupo, tudo com foco no desenvolvimento e aprimoramento de aspectos como raciocínio, memória, imaginação, criatividade, emoção e interação.

O Coach deve compreender o ritmo da criança e realizar todo o processo com linguagem adequada à idade da mesma. Em geral, o “eu” interno das crianças é conectado genuinamente de modo lúdico, cativante e divertido, promovendo o desenvolvimento e sociabilidade de forma saudável e feliz. Se necessário, os pais devem acompanhar as sessões e participar do andamento de todo o processo.

Observa-se que trata-se de um processo altamente cuidadoso, que leva em consideração todos os aspectos que envolvem a cognição da criança, suas emoções, anseios, focando, primordialmente em seu desenvolvimento efetivo.

Benefícios do Coaching para crianças

Conheça alguns dos muitos benefícios que o Coaching para crianças oferece:

Mudanças comportamentais positivas

Para crianças que têm problemas de comportamentos, o que, em determinadas fases, é algo completamente normal, o Coaching, por meio de técnicas e ferramentas específicas, consegue acessar o universo deste Serzinho de Luz, no sentido de compreender e de fazê-lo também ter maior compreensão e consciência de suas atitudes. Assim, fica mais fácil de implementar mudanças comportamentais positivas.

Aperfeiçoamento de talentos

Outro ponto que o Coaching trabalha na vida de uma criança é no aperfeiçoamento de seus talentos. Isso quer dizer que é feito um mapeamento de suas características e personalidade, para investigar quais seus anseios e aptidões, bem como o que ela verdadeiramente gosta de fazer, para que assim seja possível aprimorar suas principais habilidades e competências, e, com isso, desenvolvê-la para atuar no que ama.

Melhoria na comunicação e nas relações familiares e sociais

Muitas crianças, conforme vão se desenvolvendo, podem acabar enfrentando dificuldades, tanto para se comunicar com efetividade, quanto para se relacionar bem com seus familiares, amigos e colegas de escola.

Existem diversos motivos para que isso aconteça. Neste sentido, o Coaching vem para descobrir quais as razões que levam a tais dificuldades, para que assim a criança consiga vencer estes desafios, assim como suas crenças limitantes e bloqueios internos.

Melhoria da capacidade de adaptação

Quando somos crianças, muitas vezes, por situações que não compreendemos muitos bem, temos que mudar de cidade, escola e recomeçar do zero em um novo lugar. Quantas e quantas crianças já não passaram por isso, não é mesmo?!

Para trabalhar neste contexto, o Coaching ajuda a criança a desenvolver mecanismos para se adaptar às suas novas realidades, encontrando pontos positivos neste processo de mudança, que vão contribuir para que ela sinta-se cada vez melhor, seja com novos amigos ou em um novo ambiente.

Desenvolvimento da capacidade de lidar com dificuldades

Hoje em dia, infelizmente, é comum observarmos crianças tendo de lidar com situações como a timidez, medo, preconceito, bullying, entre muitas outras, que levam-nas a terem de enfrentar os mais diversos tipos de dificuldades desde cedo.

Sabendo disso, o profissional coach desenvolve o seu trabalho com a criança, no sentido de fortalecê-la internamente, ou seja, de despertar nela o seu potencial infinito, a sua autoestima, para que assim, ao se tornar vítima de qualquer uma destas situações, ela consiga superá-las uma a uma, entendendo os recursos internos que tem, suas melhores habilidades, competências, talentos, entre diversas outras características, que a tornam um ser verdadeiramente especial, que não deve se abater em nenhuma circunstância diante de problemas assim.

Além disso, o Coaching mostra também para a criança que ela não precisa passar por nenhuma destas situações sozinha, que ela pode e deve pedir ajuda de seus pais, para que eles tomem as providências necessárias para minimizar, ou até mesmo eliminar, o seu sofrimento.

Melhoria no foco e na concentração

Atualmente somos vítimas de tantos estímulos externos, que facilmente perdemos a concentração e o foco daquilo que estamos fazendo, não é mesmo?! Com as crianças não é diferente. Seja estudando na escola ou em casa, muitas vezes elas se perdem e não conseguem absorver o conteúdo, por distrações que não conseguem evitar.

O Coaching emprega melhorias neste contexto, apresentando técnicas e ferramentas específicas para a criança, que ela mesma pode utilizar em seu dia a dia, para que assim, mantenham concentrada na aula, bem como em seus estudos em casa, entendendo, desde cedo, que há hora para tudo, tanto para estudar e se concentrar, quanto para brincar e se divertir.

Desenvolvimento de inteligência emocional

Quando estamos em fase de crescimento, ficamos diante de emoções e sentimentos que não entendemos de onde vem e nem os motivos que fazem com que eles surjam. Para ajudar a criança a lidar com esse turbilhão da melhor maneira possível, o Coaching trabalha com o intuito de desenvolver cada vez mais a sua inteligência emocional.

Isso quer dizer que a criança passa a, não só entender suas emoções e sentimentos, bem como de onde e porque eles surgem, como também, a partir desta compreensão e maior consciência de si mesma, passa a controlá-los, manifestando-os nos momentos que forem mais adequados.

Além destas que descrevi, existem também diversos outros benefícios que o processo de Coaching para crianças oferece. Confira:

  • Desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e social;
  • Novos aprendizados e descobertas;
  • Estímulo do raciocínio lógico;
  • Aprimoramento da capacidade de organização;
  • Desenvolvimento de relacionamentos saudáveis;
  • Geração da autoconfiança e automotivação;
  • Senso de conquista;
  • Desenvolvimento intelectual;
  • Senso de pertencimento e merecimento;
  • Melhor entendimento sobre si e seus sentimentos.

Diante de tantos benefícios, nota-se que o Coaching para crianças, pode ser benéfico para toda a vida dessa criança, indo da fase da adolescência até a fase adulta. Uma criança que passa por tal processo, desenvolve uma grande capacidade para se adaptar a novos ambientes e situações.

O mesmo acontece com relação ao foco e à concentração, essas duas questões, quando trabalhadas na criança, podem influenciar significativamente nos resultados da mesma quando adolescente ou adulta.

O Coaching te ajuda a adotar ferramentas que contribuem significativamente para seu desenvolvimento de seus filhos. Quer aprender como? Acesse este link.

O Coaching no auxílio também dos adultos

Para transformar positivamente a realidade das crianças, é essencial que os adultos que lidam diretamente com cada uma delas, também possam contar com os conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching, que serão capazes de prepará-los para acessar o universo delas e ajudá-las a lidarem cada vez melhor com suas necessidades e anseios.

Neste sentido, se você é pai, mãe, avô, avó, professor, pedagogo, babá, pediatra, e assim por diante, a minha dica é que você conheça a melhor e mais completa formação em Coaching do país: o Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se de um curso verdadeiramente completo, que vai te preparar para entender, de forma ainda mais aprofundada, como o mundo das crianças funciona, de que forma elas entendem o universo ao seu redor, como lidam com as situações que lhes cercam, entre muitos outros fatores, para que assim seja possível desenvolver mecanismos de aproximação, de comunicação assertiva, bem como uma relação de amor, carinho e confiança, em que ela entenda que pode contar com o seu apoio, para contribuir com o seu crescimento, de maneira efetiva.

Permita-se ir além e contribua com o desenvolvimento das crianças ao seu redor, para que elas cresçam e se transformem em adultos saudáveis física, emocional, intelectual e socialmente.

Agora me conte, Ser de Luz: este artigo fez sentido para você? Já sabia que o Coaching pode atuar com tanta efetividade na vida de crianças, adolescentes e adultos? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010