Como exercitar o cérebro pode lhe ajudar a emagrecer com saúde

exercitar o cérebro para emagrecer Para emagrecer com saúde é necessário exercitar o cérebro e ter sempre pensamentos e atitudes saudáveis.

Com certeza você já conheceu ou conhece alguém que tem problemas com a balança. Você já se perguntou por que para algumas pessoas é tão difícil emagrecer ou mesmo adotar hábitos sadios?

Para alguns pode até ser falta de vontade, mas para outros a questão é bem mais séria do que se imagina. Mesmo aliando exercícios físicos com uma alimentação balanceada, algumas pessoas definitivamente não conseguem diminuir o peso.

E porque isso acontece? É aí que vem a resposta: a dificuldade de emagrecer pode estar ligada a fatores emocionais.

Vamos te ajudar a emagrecer agora!
Entre para o Desafio D21 do IBC
Sinta-se bem com seu corpo.

Isso quer dizer que algumas pessoas usam a comida como “válvula de escape”, ou seja, como uma maneira de aliviar estresse, tensão, angústias e ansiedade acumuladas ao longo da vida.

Seja problemas familiares, dificuldades no relacionamento, insatisfação no trabalho ou baixa autoestima, muitos fatores podem gerar o desejo compulsivo por comer de forma desregrada.

Neste sentido, exercitar o cérebro a ter pensamentos e atitudes saudáveis pode ser um grande aliado para quem busca emagrecer com saúde.

Isso porque é exatamente o nosso cérebro que comanda o nosso corpo. Ou seja, se os nossos pensamentos estiverem motivados e direcionados a conquistar uma vida saudável, automaticamente nossas atitudes estarão voltadas para este fim também.

Quer um exemplo prático disso? Se você pensa constantemente em questões como: “eu nunca vou conseguir emagrecer”, “dieta não funciona para mim”, “eu não gosto de academia”, “eu não consigo praticar atividade física” ou “amanhã ou depois eu começo a me alimentar melhor”, seu cérebro está direcionando todos os esforços a lhe deixar sempre desanimado e descrente em relação à sua saúde.

Mas se você treinar e exercitar o seu cérebro a ter pensamentos saudáveis como “eu posso emagrecer”, “eu consigo emagrecer”, “eu consigo perder peso”, “se todos conseguem eu consigo também”, as chances de você tornar cada pensamento um hábito serão muito maiores.

É importante lembrar que o processo de emagrecimento não é fácil e nem acontece do dia para noite. Não existe fórmula mágica, mas é a combinação de três fatores fundamentais: alimentação saudável + exercícios físicos + exercícios mentais aeróbicos. Isso porque sua dieta não durará muito tempo se você não reeducar o seu cérebro, afinal é ele quem controla o corpo.

Esses exercícios cerebrais nada mais são do que atividades que você pode praticar diariamente. Elas unem saltos, agachamentos e equilíbrio, com a função de impulsionar o seu cérebro e enviar comandos para o sistema neuronal e muscular, facilitando a perda de peso.

Se você está disposto a levar esta combinação para a sua vida, o convidamos a conferir dicas poderosas de como exercitar o cérebro e perder peso.

Exercícios práticos para treinar o cérebro e perder peso

Contorne obstáculos

Coloque alguns objetos espalhados pela casa e ande entre eles como se fossem obstáculos. Faça este exercício de frente e também de costas com uma frequência mínima e regularmente.

Obedeça ao mestre

Neste exercício você precisará da ajuda de outra pessoa para lhe direcionar sobre o que deve ser feito. Por exemplo, peça que ela lhe fale para dar pulos com os dois pés, com o pé direito e com o esquerdo, além de fazer agachamentos mais lentos e mais rápidos. Defina uma sequência para cada comando e pratique diariamente.

Trabalhe o seu controle motor

Separe um tempo em casa ou na academia para trabalhar a sua coordenação motora. Em casa procure dar voltas de costas em algum obstáculo como o sofá, por exemplo. Se estiver na academia, faça isso na esteira em uma velocidade baixa. Defina uma sequência e repita este exercício diariamente.

Busque o equilíbrio e descanse

Tem um ditado que diz que quando somos oito ou oitenta, perdemos 78 possibilidades. O que estou querendo dizer com isso é que é importante buscar equilíbrio. É preciso cuidar da qualidade dos seus momentos de descanso e lazer para, assim, poder espairecer, limpar a mente, relaxar.

Mantenha sua mente ocupada

Reserve um tempo para ler. Se o corpo necessita de exercícios constantes, a mente não é diferente. Uma boa forma de manter a sua mente ativa é ler frequentemente. Ter o hábito de ler – seja obras literárias, científicas, revistas, histórias em quadrinhos, por exemplo – será muito importante para que você curtir um momento só seu, aliviar o estresse e desviar a mente para beliscar e sair da dieta. Dê prioridade para estilos literários que te agradam mais, escolha um local da sua casa e faça dele o seu canto para leitura.

Dicas para manter uma vida saudável

Confira também algumas dicas para manter uma vida saudável e equilibrada, que podem contribuir no processo de emagrecimento:

  • Invista em seu bem-estar;

 

  • Coloque a sua saúde em primeiro lugar;

 

  • Procure uma atividade física que combine com você. Manter o corpo em exercício é importante para que você tenha uma vida mais saudável. Aí, você deve estar se questionando: “Zé, eu não gosto de musculação, ir para a academia”. E é aí que entra a segunda parte da dica: busque algo que combina com você. Tem pessoas que não gostam de estar em academias, mas isso não significa que é somente neste ambiente que você terá meios para se exercitar. Que tal começar a dançar? Ou fazer alguma luta de arte marcial? Pedalar pela sua cidade? Fazer Yoga? Pilates? Existem várias possibilidades e formas para que você exercite seu corpo de maneira agradável. Quando você encontra uma atividade física que te agrada, a hora de se exercitar se torna um momento bastante prazeroso.

 

  • Beba água!Nosso organismo é composto por água. 70% do corpo humano é composto por esse importante líquido. Além de manter nosso corpo hidratado, a água garante o bom funcionamento dos rins e intestino, previne cãibras e garante que todo o seu corpo receba os nutrientes necessários para se manter disposto. O ideal é ingerir 2 litros de água por dia. E se você se deixa levar pela rotina agitada a ponto de não lembrar de tomar água, existem vários aplicativos – disponíveis na Apple Store e Google Play – que podem te ajudar a tomar água regularmente. Assim, paulatinamente, tomar a quantidade de água necessária se tornará um hábito saudável.

 

  • Dê preferência aos sucos naturais e dispense refrigerantes e sucos industrializados que contenham muito açúcar e sódio prejudiciais para a sua saúde;

 

  • Tenha um sono tranquilo. Nosso corpo é capaz de muitas coisas, mas ele não é uma máquina que não precise de descanso. Portanto, respeite a necessidade de descansar que o seu corpo tem. Durma. Curta uma boa noite de sono. Se possível, desligue os celulares antes de dormir, para garantir que o seu sono não seja interrompido. Evite ingerir alimentos estimulantes (como cafeína e chocolates) antes de dormir. Uma boa noite de sono permitirá que você tenha mais disposição para o dia seguinte.

 

  • Não faça dietas malucas e não tome remédios. Lembre-se que o processo de emagrecimento deve ser saudável e benéfico para você;

 

  • Troque os lanches calóricos, como sanduíches e salgados, por frutas;
  • Tenha sempre uma dispensa saudável bem abastecida. Assim, você pode evitar sentir desejo de comer alimentos não saudáveis;

 

  • Não seja tão rigoroso consigo mesmo. Não deixe de comer tudo o que gosta pelo desejo de emagrecer;

 

  • Faça refeições balanceadas. Nosso corpo precisa de energia. Manter nosso corpo abastecido e bem nutrido é fundamental para que tenhamos a disposição necessária para cumprir as nossas atividades. Porém, é fundamental investir em refeições saudáveis e balanceadas. Não basta apenas comer, é importante comer bem. Então, dê prioridade para alimentos que farão bem a sua saúde. Outra dica importante: não pule refeições. Chegou a hora de comer, coma. Caso tenha dúvidas sobre quais alimentos ingerir, procure um profissional de nutrição.

 

  • Substitua itens da sua refeição aos poucos. Vá trocando um prato de macarrão, por exemplo, por alimentos mais leves como um pedaço de frango grelhado e uma salada;

 

  • Alimente-se de 3 em 3 horas. Isso deixará o seu estômago saciado por mais tempo, evitando que você coma maiores quantidades entre uma refeição e outra;

 

  • Diminua as porções que coloca no prato;

 

  • Não menospreze a sua dieta se não estiver vendo resultados;

 

  • Faça uma avaliação nutricional e física periodicamente;

 

  • Alongamentos ao longo do dia. Durante a jornada de trabalho, é importante fazer pequenas pausas para alongar o corpo. Portanto, se movimente durante o seu expediente. Tire uns minutos para alongar o seu corpo, se levante da sua cadeira e caminhe. Isso evitará que você se canse facilmente.

 

  • Tenha acompanhamento de um nutricionista;

 

  • Programe antecipadamente o cardápio da semana. Assim você evitará ser tentado a comer “comidas rápidas” quando estiver com preguiça de preparar algo;

 

  • Não se autoboicote. Lembre-se que este é um desafio que só você pode vencer.

Desenvolvi um programa para te ajudar a emagrecer!
Clique aqui e entre para o desafio 21 dias

COMO O COACHING PARA EMAGRECIMENTO FUNCIONA?

O Coaching Para Emagrecimento funciona exatamente igual ao processo de Life Coaching ou mesmo o Executive Coaching. Ele se estabelece numa reunião formal, fazendo um diagnóstico do estado atual, das motivações reais do coachee (cliente), dos pontos importantes da saúde da sua saúde, da sua autoimagem e autoestima, de todos os possíveis problemas neurofisiológicos ou psiquiátricos – como os distúrbios alimentares.

Através de todo esse processo, o Coachee consegue obter autodeterminação, identificar e alterar padrões mentais que ocasionaram na dependência pela comida e no aumento do seu peso, além de traçar metas, reprogramar hábitos e assim, atingir uma boa forma física.

O cliente, para conseguir mudar seus hábitos, ter uma vida saudável e conseguir emagrecer, deve aliar o processo de Emagrecimento a prática de exercícios físicos. Para que a atividade não se torne algo difícil de ser executado, o indivíduo deve fazer algo que goste, como correr, nadar, dançar, fazer ginástica entre outras.

Realizar exercícios físicos promove uma série de elementos positivos na vida da pessoa, como redução de doenças, bem estar psicológico, memória e qualidade de vida.

É importante frisar que o Coaching Para Emagrecimento deve ser conduzido por alguém que tenha uma formação em áreas correlatas: nutrição, educação física, endocrinologia, psicologia. Caso uma pessoa que não tenha nenhuma formação nessa área (como parece ser o caso do garoto londrino da reportagem) ela deve buscar informações a respeito do tema.

Uma vez já sendo Coach, o indivíduo também pode ter bons resultados, mas sempre com muita responsabilidade profissional. O acompanhamento pode ser um pouco diferenciado de acordo com sua atuação.

Um personal Trainer Coach, por exemplo, pode atuar dentro de uma academia fazendo uma sessão de Coaching formal por semana e encontros diários utilizando o Coaching informal. Ou pode aumentar as sessões de Coaching formal no primeiro mês e formatar a agenda de encontros à medida que o cliente evolua.

O emagrecimento, embora não lide com a eminência da morte, como as cuidadoras que tratam da velhice e terapeutas que tratam casos de câncer, têm um dificultador: a condição interna fortemente sabotadora das pessoas, a falta de disciplina e a cultura do prazer.

Nos moldes normais psicólogos, nutricionistas, personais e endocrinologistas, atuam quase como vigias dos pacientes. Isso se justifica pela real dificuldade em mudar hábitos e sua cultura alimentar quando a motivação ainda não está formada dentro da pessoa.

É nesse ponto a chave da atuação do Coach em emagrecimento, buscar fomentar mudanças duradouras, automotivação, otimismo e crenças positivas sobre si mesmo, de modo que ajudem o Coachee a alcançar plenamente seu objetivo de perder peso e, com isso, apoiá-lo a conquistar maior bem-estar, satisfação e resultados extraordinários todos os setores de sua vida.

Você gostou deste artigo? Então não deixe de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Julien Tromeur / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010