Como lidar com uma decepção

Lidando com a Decepção

Saiba como lidar com a Decepção utilizando o Coaching

 

A decepção se trata de um sentimento de desapontamento com relação a uma expectativa criada e não concretizada, ou seja, a disparidade entre o que se esperava acontecer e o que na realidade aconteceu. Em algum momento da vida ela pode se fazer presente, seja no âmbito familiar, de relacionamento amoroso, amizade, profissional e até consigo mesmo.

O tema do artigo de hoje parece ser triste, não é mesmo? Não precisa se preocupar, pois ao longo do texto você vai encontrar formas de driblar esse sentimento chato. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo!

Como a decepção funciona no mundo profissional

Às vezes pode ser inevitável, principalmente quando se trata de situações que estão ligadas a fatores externos, portanto, que vão além de sua capacidade de controle. Como uma demissão, por exemplo. Mesmo que você entregue o seu melhor durante o tempo em que está na empresa, aprimorando-se continuamente através de cursos, livros, entregando resultados satisfatórios, entre outros índices que fazem parte do desempenho de um bom profissional, ainda assim, está suscetível a ser demitido.

Independentemente de todos os pontos positivos que um funcionário pode demonstrar, a empresa ainda pode estar passando por dificuldades financeiras. Nesse sentido, uma de suas soluções pode ser cortar o quadro de funcionários, e consequentemente, você pode ser escolhido por não se encaixar mais nas possibilidades que a instituição poderá lhe oferecer.

No mercado privado, esta é uma cena bastante comum e esse tipo de surpresa pode ser feliz ou infeliz. Tudo depende da perspectiva com que a situação é analisada e a atitude tomada com relação a ela. Por mais frustrante que seja, é fundamental compreender que toda decepção é uma oportunidade de crescimento, um impulso para ser ainda melhor! Como disse o filósofo e escritor francês Jean Paul Satre (1905-1980): “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.”.

Lidando com a decepção com 4 princípios do coaching

Compreender seus valores, interesses e crenças positivas a respeito de quem você é e, quem deseja ser, é um fator determinante para conduzir as frustrações e situações que afetam suas emoções. Confira abaixo as 4 premissas fundamentais do coaching que auxiliam você a lidar com a decepção de forma saudável. Veja:

  • Honrar e respeitar a própria história: você se torna uma pessoa mais forte e preparada a cada experiência adquirida ao longo da sua vida. Por isso, apagar da memória qualquer fato do seu passado é o mesmo que limitar sua própria identidade. Você se torna um ser incompleto. Honre e respeite cada detalhe de sua própria história, seja ele positivo ou negativo, pois esses momentos contribuíram e ainda contribuem com o seu processo de evolução. Descubra mais a respeito de como a importância de honrar e respeitar a sua própria história.

  • Toda ação tem uma intenção positiva: uma das maneiras mais poderosas de administrar a decepção é buscar compreender a intenção positiva da pessoa que lhe causou a frustração.  O primeiro passo é se colocar no lugar do outro, imaginando quais atitudes tomaria se estivesse na condição dele. Fica notório, portanto, que desenvolver sua inteligência emocional é fundamental para não julgar e agir por impulso. O melhor caminho é sempre tomar medidas pautadas na serenidade e discernimento. Saiba como usar a inteligência emocional a ser favor.

  • Dissociação: você não é sua emoção! A dissociação é uma técnica do coaching muito efetiva para ser utilizada em situações delicadas que geram certo desconforto emocional no coachee ao relembrar determinado fato. O objetivo é transformar a memória em uma realidade externa, auxiliando-o a exteriorizar o fato separado da emoção e conectar a razão. É como se você estivesse assistindo a um filme de si mesmo, vendo por uma tela o acontecimento em questão. Na condição de plateia consegue ver o cenário de maneira mais sistêmica e racional, descobrindo novas e melhores perspectivas. Ao aplicar esta técnica você percebe com maior clareza que é superior ao seu estado de frustração. Isso faz com que o sentimento se torne pequeno, insignificante e insuficiente para te afetar. Leia mais a respeito dissociação.

  • Gratidão: agradecer é fundamental para nos livrarmos dos maus sentimentos, já que o ato tem o poder de nos limpar das experiências negativas e reforçar a certeza de que tudo que passou foi válido. No coaching, descobrimos que ser grato é escolher não acumular mesquinharias que nos fecham as portas para novas possibilidades e horizontes. O foco é só carregar as experiências positivas, mas sem esquecer das lições importantes que aprendemos com as negativas. Lembre-se sempre de que tudo que vier é bem-vindo, o que for bom deixe que fique, mas o que não for é melhor que vá! Confira mais sobre a importância do agradecimento.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que cooperam diretamente para o seu crescimento pessoal e profissional. O curso Professional & Self Coaching (PSC), por exemplo, ensina sobre como exercer constantemente o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a inteligência emocional. Além disso, ele destaca a necessidade de aprender novas habilidades, empoderar-se e aprender quais são as melhores práticas de liderança. Mais do que reconhecimentos e certificações, a formação faz com que você se transforme em um ser humano melhor tanto dentro quanto fora do trabalho, sem perder quem você é. Desse modo, é possível absorver novos conhecimentos, realizar as tarefas do cotidiano e ainda evoluir.

Agora que você já sabe mais a respeito das decepções e do coaching, que tal fazer uma busca pelas soluções dos seus problemas usando o método? Não espere que outra pessoa entregue uma oportunidade para você. Seja o protagonista da sua vida e decida o que vai acontecer, inclusive a respeito da sua educação contínua.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

Copyright: 1173699898 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010