Dicas para vencer qualquer argumento em uma discussão

Parceiros de negocío em uma discussão construtiva

Saiba como discutir de forma eficaz utilizando métodos simples.

“Meu pai sempre dizia: não levante a sua voz, melhore os seus argumentos”. Desmond Tutu.

Dialogar, trocar experiências e expressar opiniões são maneiras engrandecedoras de adquirir e ampliar conhecimentos. As discussões são excelentes oportunidades de expansão de novas perspectivas e pontos de vista, impulsionando substancialmente nosso processo evolutivo individual e coletivo.

É importante ressaltar que discutir não significa brigar, insultar ou desrespeitar o outro. Muito pelo contrário, é um momento de debate e argumentação com objetivo de compreender melhor o assunto abordado em questão.

No entanto, nem todos conseguem ter uma boa comunicação e conduzir uma discussão da melhor maneira. Isso requer maturidade, humildade, flexibilidade e mente aberta para lidar com opiniões divergentes ao seu próprio posicionamento.

Em uma discussão, o vencedor é aquele que consegue sair dela com mais aprendizados do que entrou. Não se trata de tentar convencer o outro a mudar de ideia, mas sim colaborar com o desenvolvimento de todos os envolvidos. Através do compartilhamento de diferentes fundamentos é possível chegar à melhor solução para o coletivo. O verdadeiro vencedor é aquele que busca os melhores benefícios para si. 

Discutindo com Eficácia: dicas para sair vencedor de discussões 

Conforme explicamos acima, o verdadeiro vencedor de uma discussão é aquele que opta por seguir o caminho mais produtivo para si mesmo. Isso quer dizer analisar os seus argumentos e os das outras pessoas para chegar a uma solução construtiva. Veja abaixo algumas sugestões simples e práticas para estabelecer discussões construtivas. Confira:

1. Comunique-se com eficácia

Seja em uma discussão ou qualquer outro momento de diálogo com alguém, olhe nos olhos, mantenha um ritmo e tom de voz adequado. Preocupe-se também em utilizar um vocabulário compatível com seu interlocutor. A comunicação eficaz acontece quando as partes envolvidas compreendem e se fazem compreender com clareza.

2. Ouça na essência

Faça perguntas para compreender as razões que levaram seu interlocutor a acreditar em determinado ponto de vista. Observe, ouça suas justificativas e identifique a veracidade das mesmas. Lembre-se de que o foco está em encontrar a melhor solução e não em estar certo. Quem entra numa discussão com o desejo de estar certo já começa mal.

O papel das discussões é auxiliar o ser humano a analisar diferentes pontos de vista para entender qual é o melhor para o todo. Engaje-se em fazer uma escuta ativa dos argumentos das outras pessoas. Isso significa ouvir atentamente com o único objetivo de absorver esses conhecimentos. Somente quando se está concentrado na fala dos outros é possível compreender melhor a sua própria fala. 

3. Argumente com fatos

A argumentação não deve ser pautada em achismos e opiniões sem embasamento. Expresse apenas o que definitivamente possui certeza, apoie-se em fatos que comprovem o que você está dizendo. Lembre-se de que nem todo mundo tem a mesma visão tão clara que você tem sobre um argumento. 

Deste modo, conquistará a credibilidade e confiança do interlocutor para avaliar e até mesmo considerar seu posicionamento. Tenha o cuidado de não desviar a argumentação para observações ou ofensas pessoais. O centro da discussão deve ser o tema em debate e não sobre as partes envolvidas. 

4. Mantenha a linha de raciocínio

O bom argumentador é analítico, mantém a serenidade, senso crítico e principalmente uma linha de raciocínio bem alinhada com o assunto em questão. Atente-se para não fugir do tema. Aborde informações plausíveis e pertinentes durante a discussão. Se por acaso perceber que perdeu o fio da meada, peça desculpas e retorne para o tema.

Mais uma vez ressaltamos o quanto é importante saber se manter alinhado com o tema em pauta. Os eventuais desvios da discussão podem gerar desconforto e confusão em quem está participando da discussão. Sem foco ninguém se entende e nem consegue expor o que está tentando apresentar. 

5. Tenha autoconfiança

Ser confiante é muito importante para conquistar a atenção de quem está te ouvindo e ter chances reais de convencê-lo sobre seu ponto de vista. Obviamente, apenas confiança sem bons argumentos não adianta muito, mas bons argumentos sem confiança também não costumam ser eficientes. 

Para ser mais confiante em uma discussão é necessário ter conhecimento daquilo que será debatido. Somente sabendo a respeito do que se fala é possível contestar os argumentos alheios. E para contestar de forma enfática (mas, sem ser grosseiro) é imprescindível ser autoconfiante.

6. Busque aliados dentro do grupo

Quando a discussão é dentro de um grupo é válido buscar por aliados, ou seja, pessoas que corroborem seu ponto de vista. Ter mais pessoas reforçando o que você está dizendo dá mais credibilidade aos seus argumentos. Em alguns casos, esse simples movimento já é o bastante para convencer algumas pessoas relutantes.

O apoio de outras pessoas demonstra que suas ideias são compartilhadas por uma parte maior do grupo. É difícil para uma pessoa mudar a opinião de nove, mas pode ser relativamente simples para seis mudar a opinião de quatro. 

7. Esteja aberto para receber opiniões contrárias

Se você já entra em uma discussão decidido a discordar da outra parte, nem precisa debater. Estar aberto para ouvir e tentar compreender o ponto de vista do outro é o primeiro passo para iniciar um debate saudável. Permita-se ser convencido se o seu adversário tiver bons argumentos. Lembre-se de que o verdadeiro ganho vem de se beneficiar com os resultados das discussões.

8. Tenha outro conceito de vitória

Citamos ao longo do artigo que vencer nem sempre significa ter a sua opinião assimilada pelas outras partes. Para ser um vencedor na vida, de maneira geral, é necessário mudar seu conceito de vitória. Vencer está relacionado a conquistar o melhor para si e para as pessoas de quem você gosta. 

Então, se em um debate você percebeu que seu ponto de vista não é tão bom quanto o da outra parte, não tenha medo de assumir isso. Mudar de opinião mostra que você é uma pessoa inteligente capaz de refletir e de compreender argumentos contrários aos seus. O vencedor é aquele que sabe escolher o melhor para si. 

Gostou dessas dicas? E você, tem alguma para acrescentar? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Agora você está mais preparado para debater!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010