Conheça as principais barreiras da comunicação empresarial e como superá-las

Barreiras da Comunicação
Saiba como superar as barreiras de comunicação com eficiência e segurança!

 

Informações que chegam incompletas, decisões que não são conhecidas por todos dentro da organização, departamentos que não conseguem alinhar demandas importantes. Estes são alguns dos muitos frutos das barreiras da comunicação empresarial. Uma empresa que se comunica de maneira eficiente tem resultados extraordinários, pois a comunicação faz com que todos os departamentos trabalhem em unidade. Um estudo realizado pela Harvard Business School apontou que cerca de 70% dos problemas existentes nas empresas possuem ligação direta ou indireta com as falhas na comunicação.

Lidar com estas barreiras dentro das organizações requer estudos para identificá-las de maneira precisa e segura. Com base nesta análise é possível buscar ferramentas de comunicação, que possam contribuir positivamente para este processo, tornando-o, assim, mais eficiente.

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É importante salientar que os processos de comunicação precisam estar alinhados com a estrutura organizacional. Muitas vezes, as barreiras relacionadas à forma como os profissionais se comunicam estão em questões ligadas a esta estrutura. Por isso, é de extrema importância que os líderes estejam envolvidos e comprometidos com o rompimento desses obstáculos, que impedem o crescimento profissional e empresarial.

Lembre-se que, assim como todas as mudanças, esta também requer paciência por parte dos envolvidos, pois é preciso entender que nada, em uma empresa, acontece de um dia para o outro.

Para que você conheça e entenda de que forma estas barreiras de comunicação impactam negativamente os processos organizacionais, convido você a me acompanhar nesta leitura e conferir.

Barreiras de comunicação empresarial

Conforme você teve a oportunidade de acompanhar até aqui, as barreiras de comunicação são empecilhos, que se não receberem a devida atenção, podem gerar diversos prejuízos, não só para o crescimento dos negócios, como também para os colaboradores que fazem parte da empresa de uma forma geral.

Situações que vão desde conflitos interpessoais entre colaboradores, até possíveis falhas que afetem os clientes, são alguns dos exemplos que podem ser utilizados para ilustrar como estas barreiras são capazes de impactar negativamente o bom andamento dos negócios.

Existem várias barreiras de comunicação presentes no ambiente organizacional. As mais comuns com as quais você pode se deparar são:

Barreiras Mecânicas

Estas são causadas por aparelhos e máquinas, que não funcionam adequadamente. Telefones com chiados, computadores com defeitos, sistemas operacionais falhos, podem comprometer a comunicação empresarial, assim como toda a sua parte operacional, uma vez que, hoje em dia, tem sido praticamente impossível trabalhar sem a colaboração de diversos equipamentos no dia a dia.

Barreiras psicossociais

Aqui entram os preconceitos (homofobia, racismo, machismo, entre outros) e também os estereótipos que prejudicam a interação entre as pessoas, pelo constrangimento que estes podem promover. 

Tais questões criam barreiras na comunicação pois causam dores e situações desconfortáveis, sobretudo para os interlocutores, ou seja, para aqueles que recebem a mensagem que está sendo transmitida. 

Barreiras pessoais

No ambiente empresarial encontramos uma gama infinita de personalidades. Encontramos pessoas que possuem maior facilidade para se comunicar e outras que são mais introspectivas. Além disso, têm aquelas que não estão dispostas a se comunicar em virtude de suas emoções ou vivências pessoais.

Estas questões são perfeitamente normais e compreensíveis, já que estamos lidando com seres humanos e suas mais variadas nuances. Porém, mesmo que sejam comuns, dependendo do caso, este tipo de barreira de comunicação, pode impedir que haja fluidez no trabalho, prejudicando, de forma direta, os processos que são desenvolvidos na empresa. 

Barreiras burocráticas

Muitas vezes, as empresas possuem processos de gestão que dificultam a comunicação entre os departamentos, comprometem a partilha de informações e inclusive a tomada de decisões por parte dos gestores. Até mesmo a hierarquia se transforma em uma barreira de comunicação, pois ela contribui para que haja um distanciamento entre o líder e seus liderados.

Barreiras hierárquicas e departamentais

Como eu disse acima, dependendo da forma como a estrutura departamental e hierárquica da empresa for estabelecida, algumas barreiras podem se formar, impedindo que a comunicação flua como deve fluir dentro da organização. 

O que quero dizer é que, ainda hoje é possível encontrar um excesso de departamentalização nos mais diversos tipos de empresa, fato esse que impede que haja uma circulação efetiva de informações relacionadas a esta entre todos os colaboradores. 

Quando isso acontece, ou seja, quando as informações relacionadas ao negócio como um todo são retidas e ficam restritas a um pequeno grupo de colaboradores, a compreensão dos objetivos que a empresa deseja alcançar, bem das estratégias definidas para isso, por parte de todos os profissionais fica verdadeiramente comprometida. 

Além disso, esta atitude pode passar a mensagem equivocada de que somente os profissionais que ocupam cargos de gestão, por exemplo, que costumam ter acesso às informações que se referem à empresa, têm capacidade e competência para trazer os resultados positivos almejados. Se esta cultura se estabelece, os colaboradores acabam ficando cada vez mais desmotivados e a queda em seu rendimento cai, o que acaba causando prejuízos incontáveis à organização de uma forma geral.

Barreiras geográficas

Muitas empresas, principalmente as multinacionais, costumam ter mais de um escritório e diversas filiais espalhadas em outras cidades e até mesmo países. Neste caso, um dos grandes desafios enfrentados é fazer com que todos mantenham-se alinhados e com a comunicação afinada, para que assim as metas e objetivos sejam alcançados, efetivamente e na prática.

Porém, se com os colaboradores trabalhando no mesmo ambiente esta realidade é difícil de se estabelecer, imagine com profissionais alocados em outras cidades do país. Assim, neste tipo de barreira de comunicação, o que mais acontece são erros, falhas, mal entendidos, e a pior das consequências: a demora na tomada de decisão, que precisa, cada vez mais, ocorrer da forma acelerada, para que assim, os processos não fiquem paralisados. 

Como superar as barreiras de comunicação

Para lidar com as dificuldades causadas por estas e outras barreiras da comunicação empresarial, preparei uma lista com algumas dicas poderosas. Vamos a elas, querida pessoa?

Invista em melhorias físicas

Para garantir que a comunicação ocorra sem barreiras e ruídos, é importante que todos tenham os mesmos meios para se comunicar. Computadores com sistemas operacionais atualizados, assim como aparelhos novos e em bom estado de conservação, são alguns dos investimentos que contribuirão com o fim de algumas barreiras de comunicação.

Incentive práticas saudáveis e atos de gentileza

Como disse anteriormente, o envolvimento dos gestores neste momento de transformação é muito importante. Por isso, cabe a eles dar os primeiros passos, para que este processo se torne verdadeiramente efetivo. 

Um simples “bom dia” ao chegar na empresa pode ser um aliado poderoso. Agradeça quando alguém fizer algo para você, tire uns minutos para lanchar com a sua equipe, converse mais com quem está com você a maior parte do seu dia. Outra boa forma de superar as barreiras de comunicação é promover campanhas motivacionais destinadas a criar novos e positivos hábitos entre as pessoas.

Faça campanhas de conscientização

Racismo, homofobia e outros preconceitos são nocivos em todos os ambientes. No corporativo, estes criam verdadeiras barreiras na comunicação da empresa. Campanhas de conscientização são importantes para que estas barreiras não sejam cada vez mais fortes. 

Datas comemorativas, como o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional da Mulher, são boas oportunidades para promover estas campanhas, bem como o respeito por todos os que compõem o quadro de funcionários da empresa.

Amplie os canais de comunicação

As inovações tecnológicas nos proporcionam outras formas de comunicação entre as pessoas. Temos várias alternativas para transmitir informações e isso é MA-RA-VI-LHO-SO! Grupos no WhatsApp, bate-papo no HangOuts, tv corporativa, newsletters, entre diversos outros canais, são alguns dos muitos meios de comunicação que a sua empresa pode utilizar para romper as barreiras da comunicação existentes.

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Ouça e envolva os colaboradores

Um erro muito comum de gestores e líderes é tomar decisões sem envolver os colaboradores no processo. Antes de tomar decisões que vão afetar o cotidiano de todos, tire um tempo para obter feedbacks dos colaboradores a respeito da comunicação empresarial. Veja se eles possuem sugestões que podem contribuir com o processo e os deixe cientes das mudanças que ocorrerão.

A importância da comunicação empresarial eficaz

Em muitos de meus artigos e livros, eu costumo falar que um dos principais gaps existentes em uma empresa é a comunicação. Acredito que entre os motivos para isso estão os variados perfis de pessoas que fazem parte dos negócios, sendo estes indivíduos diferentes uns dos outros, com formas de agir, pensar e ver o mundo, distintas, algo que faz com que a comunicação empresarial acabe por sofrer interferências negativas. 

Outro ponto que vejo como principal gerador de barreiras, é a falta transparência com que as informações e dados são tratados dentro dos negócios, fato este que abre porta para que os colaboradores comecem a fazer especulações, fofocas e até mesmo para que passem a se sentir inseguros, já que não têm conhecimento e clareza sobre o acontece na organização em que trabalham. 

Transpor barreiras como estas, assim como todas as outras que mencionei ao longo deste artigo é essencial, pois assim consegue-se tornar os processos internos da empresa mais efetivo, assim como a comunicação, que tem verdadeira importância e contribuição para que isso aconteça. 

Continue a leitura e veja porque a comunicação empresarial eficaz é tão importante para empresa e colaboradores. 

Melhora a imagem dos negócios

O desenvolvimento de uma boa comunicação empresarial faz com que uma organização passe a ser cada vez mais bem vista no mercado em que atua. Isso acontece, porque seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores, começam a comentar com as pessoas com quem convivem o quanto trabalham em um ambiente que preza pela transparência e investe na resolução das situações através do diálogo.

Com isso, o famoso boca a boca passa a entrar em ação e os clientes externos e os fornecedores começam a respeitar ainda mais a instituição que age assim.

Motiva e engaja os colaboradores

A empresa que investe em transparência, que deixa suas políticas claras para todos com quem se relaciona, tem mais chances de fazer com que seus colaboradores sintam-se verdadeiramente motivados e engajados. Isso acontece, porque estes passam a conhecer mais o ambiente em que atuam profissionalmente, o que lhes dá confiança e segurança para se empenharem diariamente e darem o seu melhor na execução de suas atividades. 

O resultado disso é que, além de ter profissionais que defendem a empresa em todas as circunstâncias, a empresa também passa a alcançar seus objetivos de forma cada vez mais acelerada.

Melhora o clima organizacional

Outro fator que faz com que seja importante investir em uma comunicação empresarial eficaz é o fato de que ela melhora significativamente o clima organizacional da empresa. Um dos motivos que fazem com que isso aconteça é que a comunicação transparente aumenta a sensação de pertencimento nos colaboradores, o que traz diversos outros benefícios para quem faz parte dos negócios. 

Os relacionamentos interpessoais são potencializados

Não há nada mais positivo do que trabalhar em uma empresa em que os relacionamentos interpessoais são bons. Este é um dos ganhos que se obtém através da comunicação empresarial eficiente.

Isso acontece, porque, a partir dela, as pessoas passam a dialogar melhor e resolver seus conflitos conversando e procurando se entender, ao invés de ficarem emburradas em seus cantos e falando mal de seus colegas. 
Espero que este conteúdo tenha contribuído de alguma forma para que empresas e profissionais invistam cada vez mais em superar as barreiras existentes na comunicação empresarial dentro de seus negócios. 

Se você gostou de saber um pouco mais sobre este assunto, deixe a sua opinião nos comentários, para que possamos trocar experiências, e continue acompanhando nossos conteúdos diários, pois eles vão agregar ainda mais à sua carreira e vida empresarial e pessoal.

Espero que com estas dicas a sua empresa tenha uma comunicação livre de barreiras. Agora, conte pra gente, querida pessoa: como você lida com as barreiras de comunicação da sua empresa? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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