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Conheça as principais barreiras da comunicação empresarial e como superá-las

10/09/17
barreiras-da-comunicação
Saiba como superar as barreiras de comunicação com eficiência e segurança!

 

Informações que chegam incompletas, decisões que não são conhecidas por todos dentro da organização, departamentos que não conseguem alinhar demandas importantes. Estes são alguns dos muitos frutos das barreiras da comunicação empresarial. Uma empresa que se comunica de maneira eficiente tem resultados extraordinários pois a comunicação faz com que todos os departamentos trabalhem em unidade. Um estudo realizado pela Harvard Business School apontou que cerca de 70% dos problemas existentes nas empresas possuem ligação direta ou indireta com as falhas na comunicação.

Lidar com estas barreiras de comunicação dentro das organizações requer estudos para identificá-las de maneira precisa e segura. Com base nesta análise é possível buscar ferramentas de comunicação que possam contribuir positivamente com o processo de comunicação dentro da organização.

É importante salientar que os processos de comunicação precisam estar alinhados com a estrutura organizacional. Muitas vezes, as barreiras da comunicação estão em questões ligadas a esta estrutura. Por isso, é de extrema importância que os líderes estejam envolvidos e comprometidos com o rompimento destas barreiras de comunicação. Assim como todas as mudanças, esta também requer paciência por parte dos envolvidos no processo. Nenhuma mudança verdadeira e positiva acontece de um dia para o outro, lembre-se disso.

Existem várias barreiras de comunicação presentes no ambiente organizacional. As mais comuns são:

1- Barreiras Mecânicas: estas são causadas por aparelhos e máquinas que não funcionam adequadamente. Telefones com chiados, computadores com defeitos, sistemas operacionais falhos, podem comprometer a comunicação empresarial.

2-  Barreiras psicossociais: aqui entram os preconceitos (homofobia, racismo, machismo, entre outros) e também os estereótipos que prejudicam a comunicação pelo constrangimento que estes podem promover. Tais questões criam barreiras na comunicação pois causam dores e constrangimentos, sobretudo para os interlocutores.

3- Barreiras pessoais: no ambiente empresarial encontramos uma gama infinita de personalidades. Encontramos pessoas que possuem maior facilidade para se comunicar e outras que são mais introspectivas. Além disso, tem pessoas que não estão dispostas a se comunicar em virtude de suas emoções ou vivências pessoais.

4- Barreiras burocráticas:  muitas vezes, as empresas possuem processos de gestão que dificultam a comunicação entre os departamentos, compromete a partilha de informações e até mesmo a tomada de decisões por parte dos gestores. Até mesmo a hierarquia se transforma em uma barreira de comunicação pois ela contribui para que haja um distanciamento entre o líder e seus liderados.

Como superar as barreiras de comunicação

Para lidar com as dificuldades causadas por estas e outras barreiras da comunicação empresarial, preparei uma lista com algumas dicas poderosas. Vamos a elas, querida pessoa?

1- Invista em melhorias físicas

Para garantir que a comunicação ocorra sem barreiras e ruídos, é importante que todos tenham os mesmos meios para se comunicar. Computadores com sistemas operacionais atualizados, aparelhos novos e em bom estado de conservação são alguns dos investimentos que contribuirão com o fim de algumas barreiras de comunicação.

2- Incentive práticas saudáveis e atos de gentileza

Como disse anteriormente, o envolvimento dos gestores neste momento de transformação é muito importante. Por isso, cabe a eles dar os primeiros passos deste processo. Um simples “bom dia” ao chegar na empresa pode ser um aliado poderoso. Agradeça quando alguém fizer algo para você, tire uns minutos para lanchar com a sua equipe, converse mais com quem está com você a maior parte do seu dia. Outra boa forma de superar as barreiras de comunicação é promover campanhas motivacionais destinadas a criar novos hábitos entre as pessoas.

3- Faça campanhas de conscientização

Racismo, homofobia e outros preconceitos são nocivos em todos os ambientes. No ambiente de trabalho, estes criam verdadeiras barreiras na comunicação da empresa. Campanhas de conscientização são importantes para que estas barreiras não sejam cada vez mais fortes. Datas comemorativas como o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional da Mulher são boas oportunidades para promover estas campanhas.

4- Amplie os canais de comunicação

As inovações tecnológicas nos proporcionam outras formas de comunicar com as pessoas. Temos várias alternativas para transmitir informações e isso é maravilhoso! Grupos no WhatsApp, bate-papo no HangOuts, tv corporativa são alguns dos muitos meios de comunicação que a sua empresa pode utilizar para romper as barreiras da comunicação.

5- Ouça e envolva os colaboradores

Um erro muito comum de gestores e líderes é tomar decisões sem envolver os colaboradores no processo. Antes de tomar decisões que vão afetar o cotidiano de todos, tire um tempo para obter feedbacks dos colaboradores a respeito da comunicação empresarial. Veja se eles possuem sugestões que podem contribuir com o processo e os deixe cientes do processo que virá.

Espero que com estas dicas a sua empresa tenha uma comunicação livre de barreiras. Agora, conte pra gente, querida pessoa: como você lida com as barreiras de comunicação da sua empresa? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

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