Engajamento no trabalho: como melhorar o relacionamento entre as pessoas nas empresas

pessoas movendo engrenagens

O bom relacionamento entre os colaboradores gera melhor engajamento e entrega de resultados para a empresa.

O engajamento no trabalho é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa. Afinal, aquelas que possuem colaboradores engajados tendem a apresentar níveis elevados de entrega de resultados, satisfação do público-alvo e lucro.

Isso acontece porque um profissional engajado trabalha não apenas pensando em si mesmo. Ele considera também as necessidades de seus colegas e da companhia como um todo, uma vez que enxerga que suas ações se refletem diretamente nos rendimentos do negócio.

Siga a leitura para saber mais sobre o assunto e conferir dicas de como manter bons relacionamentos com os colegas.

[php_everywhere instance=”2″]

Importância do bom relacionamento para o engajamento no trabalho

O engajamento no trabalho não está ligado apenas à remuneração financeira. Os colaboradores se sentem mais motivados a se dedicarem quando contam com fatores como:

  • Reconhecimento por parte do líder e da empresa de modo geral;
  • Acesso a oportunidades de capacitação;
  • Possibilidades de promoção na empresa;
  • Possuem um bom relacionamento interpessoal com os demais colegas de trabalho.

Nesse contexto, saber trabalhar em equipe é uma habilidade que proporciona engajamento e entrega de melhores resultados. Porém, é importante frisar que essa característica não diz respeito apenas a trabalhar com um conjunto de pessoas. Significa valorizar cada colega, respeitar as diferenças, colaborar com ideias e considerar todo o processo da empresa.

 

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos no ambiente profissional e pessoal!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Dicas para melhorar o relacionamento entre as pessoas nas empresas

Como vimos, o bom relacionamento entre as pessoas é um aspecto fundamental para se promover o engajamento no trabalho. Embora a empresa tenha um importante papel para promover o envolvimento da sua equipe, os colaboradores também devem contribuir. 

Sabemos que desenvolver e manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são várias pessoas diferentes convivendo em um mesmo ambiente várias horas por dia. Contudo, não é porque é desafiador que seja impossível, com empenho e boa vontade é possível chegar lá. Confira as dicas!

1. Invista em autoconhecimento

O primeiro passo para que o profissional se dê bem com os outros colaboradores da empresa é a prática do autoconhecimento. A partir do momento em que uma pessoa conhece a si mesma, ela se torna capaz de identificar quais são suas qualidades e pontos de melhoria, bem como as suas limitações. Ela também consegue enxergar o outro e lidar de modo mais positivo com a maneira de cada um agir.

2. Deixe os problemas pessoais fora da empresa

Todas as pessoas têm problemas e, muitas vezes, eles acabam refletindo no trabalho. Essa é uma prática que precisa ser minimizada: o colaborador deve tomar cuidado para não descontar suas frustrações pessoais em seus colegas de equipe, garantindo que o relacionamento interpessoal não seja afetado.

No início, pode se mostrar desafiador separar bem as coisas, mas com persistência e a prática, verá que fazer isso ajudará até mesmo a manter o equilíbrio emocional. Afinal de contas, o excesso de preocupação não é positivo e costuma mais agravar um problema do que contribuir para sua solução.

3. Tenha empatia

Uma ótima maneira de promover o bom relacionamento com os colegas de trabalho é se colocando no lugar do outro. Tentar entender o motivo de determinada atitude e/ou pensamento gera empatia, uma habilidade que funciona como um excelente combustível para melhorar o relacionamento entre as pessoas.

Sempre que um colega tiver uma atitude que você reprova, antes de julgar ou revidar, coloque-se no lugar dele. Lembrando que a intenção não é aceitar ofensas calado, mas sim compreender a situação de forma mais ampla e buscar soluções de maneira compatível, sem perder o equilíbrio.

4. Saiba ouvir

Nem sempre os colegas de trabalho vão ter as mesmas ideias e opiniões. Por isso, saber ouvir é essencial para que o respeito seja a base do relacionamento interpessoal entre os colaboradores.

No mundo atual, é comum nos depararmos com pessoas que querem apenas falar, ignorando o que os outros dizem. Com isso, o que temos são quase monólogos que não nos levam a lugar algum.

Se deseja contribuir para um ambiente de trabalho de mais entendimento e troca, comece fazendo a sua parte. Escute seus colegas, se permita conhecê-los, busque criar conexões genuínas para que possam compartilham o ambiente de forma harmoniosa.

5. Tenha humildade

Em uma empresa, ninguém é melhor do que ninguém, todos possuem talentos que devem ser valorizados. Caso um erro aconteça, quem o cometeu deve ter a humildade de assumi-lo e trabalhar para que não se repita.

Ser humilde também é importante em outras situações, como reconhecer as conquistas do outro, compartilhar conhecimento e na postura do dia a dia. Apenas pessoas que se conhecem e sabem seu valor têm a humildade como característica.

6. Valorize e ética

O ambiente de trabalho deve ser tratado como tal, ou seja, com seriedade e respeito. Fofocas e notícias paralelas devem ser evitadas, pois elas servem apenas para abalar o estado emocional de quem é atingido. Comentários maldosos interferem negativamente no relacionamento interpessoal e na entrega de resultados da empresa.

Sempre que alguém fizer um comentário desse tipo sobre um colega, lembre-se da terceira dica. Você gostaria de ser o alvo de uma fofoca? Certamente que não, então, não faça o mesmo com o outro. Ouça, mude de assunto e jamais passe adiante.

7. Aposte na comunicação

A comunicação e o networking entre os colaboradores da empresa são fundamentais para desenvolver e manter uma relação positiva com os colegas de trabalho. Nesse caso, todos podem contribuir e o exemplo deve vir dos líderes. Quanto mais clareza, mais entendimento.

Quando o bom relacionamento entre as pessoas na empresa é estimulado, os conflitos que podem surgir na rotina de trabalho são minimizados. Com isso, a equipe consegue trabalhar de forma integrada, engajada e amigável, garantindo o aumento da produtividade, entrega de produto/serviço de qualidade, clientes satisfeitos e sucesso para a empresa.

O Coaching é uma metodologia que, por meio da aplicação de ferramentas e técnicas de eficácia comprovada, promove auxílio para que as empresas consigam desenvolver e manter o bom relacionamento entre os colaboradores que a compõem. Nesse sentido, investir em formações na área para líderes e funcionários é uma ótima medida para promover o engajamento de todos.

E você, possui um bom relacionamento com seus colegas de trabalho? Pratica outras ações para melhorar essa habilidade e contribuir para o engajamento no trabalho? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais para passar a reflexão adiante!

Imagem: alphaspirit / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010