Engajamento no trabalho: como melhorar o relacionamento entre as pessoas nas empresas

13/04/17
Engajamento no trabalho: como melhorar o relacionamento entre as pessoas nas empresas
O bom relacionamento entre os colaboradores gera melhor engajamento e entrega de resultados para a empresa.

Empresas que possuem colaboradores engajados tendem a apresentar níveis elevados de entrega de resultados, satisfação do público-alvo e lucro. Isso acontece porque um profissional engajado trabalha não apenas pensando em si mesmo, considerando também as necessidades de seus colegas e da empresa como um todo, uma vez que enxergam que suas ações refletem diretamente nos rendimentos do negócio.

O engajamento não está ligado apenas à remuneração financeira, estando ligado também ao reconhecimento por parte do gestor, à oportunidade de capacitação, possibilidade de promoção na empresa e relacionamento interpessoal com os demais colegas de trabalho.

Nesse contexto, saber trabalhar em equipe é uma habilidade que proporciona engajamento e entrega de melhores resultados. Porém, é importante frisar que esta característica não diz respeito apenas a trabalhar com um conjunto de pessoas, e significa valorizar cada colega, respeitar as diferenças, colaborar com ideias e considerar todo o processo da empresa.

Como melhorar o relacionamento interpessoal na organização

Desenvolver e manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar nesta tarefa, confira as dicas a seguir:

Invista em autoconhecimento

O primeiro passo para que o profissional se dê bem com os outros colaboradores da empresa é a prática do autoconhecimento. A partir do momento em que uma pessoa conhece a si mesma, ela se torna capaz de identificar quais são suas qualidade e pontos de melhoria, bem como suas limitações. Ela também consegue enxergar o outro e lidar melhor com a maneira de cada um agir.

Deixe os problemas pessoais fora da empresa

Todas as pessoas têm problemas e, muitas vezes, eles acabam refletindo no trabalho. Esta é uma prática que precisa ser minimizada: o colaborador deve tomar cuidado para não descontar suas frustrações pessoais em seus colegas de equipe, garantindo que o relacionamento interpessoal não seja afetado.

Tenha empatia

Uma ótima maneira de promover o bom relacionamento com os colegas de trabalho é se colocando no lugar do outro. Tentar entender o motivo de determinada atitude e/ou pensamento gera empatia, uma habilidade que funciona como um excelente combustível para melhorar o relacionamento entre as pessoas.

Saiba ouvir

Nem sempre os colegas de trabalho vão ter as mesmas ideias e opiniões. Por isso, saber ouvir é essencial para que o respeito seja a base do relacionamento interpessoal entre os colaboradores.

Tenha humildade

Em uma empresa, ninguém é melhor do que ninguém, e todos possuem talentos que devem ser valorizados. Caso um erro aconteça, quem o cometeu deve ter a humildade de assumi-lo e trabalhar para que ele não se repita.

Valoriza e ética

O ambiente de trabalho deve ser tratado como tal. Sendo assim, fofocas e notícias paralelas devem ser evitadas, pois elas servem apenas para abalar o estado emocional de quem é atingido, interferindo negativamente no relacionamento interpessoal e na entrega de resultados da empresa.

Aposte na comunicação

A comunicação e o networking entre os colaboradores da empresa são fundamentais para desenvolver e manter uma relação positiva com os colegas de trabalho.

Quando o bom relacionamento entre as pessoas na empresa é estimulado, os conflitos que podem surgir na rotina de trabalho são minimizados. Com isso, a equipe consegue trabalhar de forma integrada e amigável, garantindo o aumento da produtividade, entrega de produto/serviço de qualidade, clientes satisfeitos e sucesso para a empresa.

O Coaching é uma metodologia que, por meio da aplicação de ferramentas e técnicas comprovadas, promove auxílio para que as empresas consigam desenvolver e manter o bom relacionamento entre os colaboradores que a compõe.

E você, possui um bom relacionamento com seus colegas de trabalho? Pratica outros modos para melhorar esta habilidade? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Imagem: alphaspirit / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais