As diferenças entre um chefe e um líder

A posição de liderança em uma empresa ou organização é algo que requer um cuidado extremo. Ao ocupar um cargo de chefia, a pessoa deve estar ciente da responsabilidade que ele requer.

Há diferenças entre um Chefe e um Líder dentro de uma organização, confira algumas delas:

Características de um líder

  • Inspira a ação e motiva a equipe;
  • Toda a equipe leva crédito pelos resultados alcançados;
  • Pensa no desenvolvimento de seus liderados;
  • Lidera pelo exemplo;

Adjetivos: admirado, criativo, ousado, comunicativo.

 

 Características de um chefe

  • Dá ordens e é durão;
  • Centraliza o poder;
  • Leva sozinho o crédito pelos resultados;
  • Desmotiva a equipe;
  • Afunda seus liderados;
  • Lidera pela autoridade;

Adjetivos: temido, desmotivador, inseguro.

As empresas atuais não precisam mais da figura de um chefe, aquele que manda, leva o crédito pelos bons resultados e coloca a culpa em seus subordinados no caso de fracassos. O ideal é que tenham líderes que comandam as equipes com a ajuda de cada membro dela.

Agora que você já sabe as características dessas duas posições de liderança, em qual você se encaixa ou gostaria de se encaixar?

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010