Liderança de Equipe

Liderança de Equipe

Liderança de Equipe – Saiba os principais objetivos

 

Você já ouviu falar a respeito da liderança de uma equipe sobre outras? Para ilustrar essa situação, imagine as modalidades esportivas coletivas, tais como o futebol, o basquete e o polo aquático que usam do trabalho em equipe para vencer competições. Dentre todas, as equipes que se esforçam em busca da vitória contra outras se sobressaem dos demais demonstrando desenvoltura e liderança.

O ato de vencer também significa ganhar respeito e admiração pelos profissionais do meio. Isso é o que chamamos de liderança de equipe, quando toda uma equipe consegue se unir de tal forma que sua presença se torna um verdadeiro símbolo digno de elogios. Lembrando que isso não exclui o fato de que as equipes que perdem também merecem respeito. Continue lendo o texto para saber mais sobre o assunto!

A equipe será o reflexo de quem comanda

Você já reparou que nos bastidores de toda grande equipe existe um grande líder, um coach, determinado e que influencia todos com o seu jeito de agir e pensar? A melhor forma de ensinar é por meio de exemplos. E uma liderança de alta performance sabe bem disso.

Já imaginou um líder que fica o tempo todo delegando tarefas aos seus colaboradores enquanto de pernas para o ar vendo TV e comendo pizza? No mínimo esse profissional só irá conseguir o desrespeito por parte dos outros profissionais. Ninguém merece um gestor que foge das responsabilidades!

Antes de mais nada, o líder prova que é possível fazer determinada tarefa para só então pedir para que ela seja feita. Mais do que isso: uma liderança eficiente se envolve em todas as fases do projeto, trabalha pelo desenvolvimento dos seus colaboradores e busca por melhorias a todo o momento.

Os bons líderes mantêm sua equipe motivada e em constante crescimento, além de proporcionarem um ambiente seguro e de desenvolvimento e um canal de comunicação aberto, gerando confiança mútua.

Por consequência, um time que tem um bom gestor no comando terá mais chances de apresentar os resultados que eram esperados ou até melhores que as expectativas. Além disso, é capaz de evoluir diariamente, ouvir e dar feedback, trabalhar junto e no mesmo ritmo e aprender sem deixar de ser produtivo. Para completar, colaboradores que trabalham dessa forma têm mais chance de estarem em um ambiente com alta qualidade de vida e com clima organizacional agradável.

Encontre excelentes treinadores com o Professional & Self Coaching

Se você realmente quiser ter uma equipe líder, terá que primeiro escolher treinadores que são capazes de envolver todos os colaboradores de forma que a liderança não seja uma característica particular, mas sim uma qualidade a ser alcançada pelos demais.

Para não errar na escolha dos treinadores, conte com a equipe de profissionais altamente qualificados do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), que possui um poderoso curso de treinamento e certificação internacional em coaching, o Professional & Self Coaching (PSC).

Considerada a mais moderna e completa formação do Brasil no assunto, o investimento nela é um excelente modo de dar um start no seu desenvolvimento tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Ao completar o curso você terá seis titulações de coaching, que são:

  • Self Coach: aqui você aprende na prática muitas das ferramentas e técnicas do coaching possibilitando que você consiga exercer o autoconhecimento e que saiba usar isso ao seu favor.
  • Analista comportamental: nesse ponto você compreende a importância e a como usar a Teoria dos Perfis Comportamentais e o software do Coaching Assessment, uma ferramenta exclusiva que tem a validação e a chancela da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), do Fumsoft (Sociedade Mineira de Software) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Com ela, você poderá fazer mapeamento de tendências e perfis comportamentais.
  • Leader: aqui você é capacitado para ser um líder de alta performance apto a continuar evoluindo constantemente e a desenvolver outros colaboradores.
  • Life Coach: neste módulo você ganha conhecimento sobre como atuar com assertividade no coaching voltado para o desenvolvimento pessoal. Esse aprendizado elevará você para outro nível de efetividade em casos relacionados a realização pessoal e outros assuntos dessa área.
  • Extensão universitária: essa formação tem o reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, de Porto Alegre (RS).
  • Professional: entenda mais sobre o coaching e também aprenda a oferecer o serviço com esse conteúdo.

Encontre excelentes treinadores com o Leader Coach Training

O IBC também oferece outras formações super importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo. É importante conferir todas as opções do site e conversar com um dos atendentes do Instituto para entender qual é o curso que mais se encaixa com as suas necessidades e com as suas possibilidades. Com certeza, haverá uma opção que é do jeito que você precisa para alavancar ainda mais sua carreira e a sua vida!

Agora vou falar um pouco sobre o Leader Coach Training (LCT) do IBC, que é um excelente modo de formar líderes plenamente capacitados para trilhar o caminho do sucesso beneficiando aos funcionários e a empresa. Com uma metodologia de aprendizado exclusiva, o curso traz resultados positivos em curto prazo a partir de estudos e treinamentos teóricos e práticos. Afinal, é preciso colocar em ação o que aprendeu, não é mesmo?

Ao longo do tempo, o coach irá ensinar sobre os quadrantes da liderança, como desenvolver a comunicação, como se relacionar de maneira eficaz e como chegar a alta performance sem sofrer com isso, apenas com dedicação e esforço.

Um líder que aprende isso terá mais habilidade em reter talentos, elevar a produtividade dos colaboradores, alcançar objetivos, construir planos de desenvolvimento para cada funcionário, melhorar o clima organizacional e ainda aumentar o nível de satisfação e qualidade de vida no trabalho.

Ao completar com sucesso as 20 horas de intenso aprendizado e as atividades, você receberá os certificados internacionais do Behavioral Coaching Institute (BCI) e Global Coaching Community (GCC), duas prestigiosas referências mundiais.

Coaching para grupos

E não para por aí! O Instituto Brasileiro de Coaching também oferece soluções personalizadas para sua empresa. Afinal, além de capacitar o líder, é essencial capacitar os outros colaboradores. Esse é um modo eficiente de aperfeiçoar o conhecimento e aumentar a produtividade de várias pessoas ao mesmo tempo.

Desde que todos do time tenham precisem chegar a um objetivo coletivo em comum, o IBC Corporativo tem a capacidade de se adequar e entregar resultados positivos. Os profissionais altamente qualificados irão transmitir um conteúdo exclusivo e personalizado em formato de workshop, palestra, outdoor training, desenvolvendo as competências de um grupo de pessoas.

Também há a opção de coaching group ou team coaching em que a sinergia é trabalhada de maneira estratégica visando alcançar as metas que a empresa tem. Com essa formação, os colaboradores poderão internalizar os objetivos da organização dentro deles.

Que tal levar a ideia para o seu líder ou gestor? Com certeza esse será um investimento que trará ótimos resultados em curto, médio e longo prazo.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 1033535041 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jackf

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010