Liderança: Mitos e Verdades

Um bom líder orienta seus liderados com segurança e assertividade. / Copyright: Pressmaster

 

Ter um cargo de liderança em uma empresa requer muita responsabilidade, por isso, ser um bom líder não é uma tarefa fácil. Há pessoas acostumadas a dizer que, para ser um líder, o indivíduo já nasce com todas as características necessárias para tal missão, em outras palavras, ele já nasce pronto para liderar.

Mas será que isso realmente acontece? Entenda um pouco mais sobre liderança e descubra o que é mito, o que é verdade e como um líder deve se portar.

Todo líder já nasce pronto?

Mito. Ninguém nasce preparado para os desafios da vida e tão pouco para o mercado de trabalho. Algumas pessoas possuem uma habilidade maior para liderar, porém, um cargo que exige tanto comprometimento também requer aprendizado constante e um entendimento maior das técnicas de relacionamento de equipe.

Líderes precisam se comunicar bem?

Verdade. Um líder deve ter a comunicação clara e sem ruídos (elementos que atrapalham a comunicação entre as duas partes: emissor e receptor). Excelentes líderes compreendem que em suas falas não pode existir tom de hierarquia, a fala entre líder e subordinado deve ser tranquila (sem rispidez) e clara.

Um bom líder deve saber mandar e ter todas as respostas?

Mito. O papel do líder é totalmente o oposto. Para aqueles que querem conquistar um cargo de liderança, o autoritarismo, a arrogância e a prepotência são características de ‘CHEFE’, e sabemos que esse termo ficou no passado. Um bom líder escuta seus funcionários, compreende suas dificuldades e os encoraja para melhorias e conquistas na vida profissional.

Aquele que é líder entende que para todas as perguntas existe uma resposta, mas que nem sempre existe uma resposta certa para aquilo que se questiona. Um bom líder sabe que o interessante é sempre fazer novos questionamentos e deixar a sua equipe buscar as respostas.

O líder deve estar sempre presente?

Verdade. Um líder de excelência deve ser compreensivo, deve saber escutar e orientar seus colaboradores e acima de tudo, fazer com que seja uma liderança carismática.

Aquele que está exercendo o papel de líder deve auxiliar e somar no crescimento do colaborador dentro da empresa e nunca se preocupar somente com o seu trabalho, mas sim com o trabalho geral da sua equipe.

Viu como não é fácil ser líder? Agora que você já compreende o que é mito e verdade no mundo da liderança, comente suas experiências, conte-nos sobre os líderes que você conhece, curta e compartilhe nas redes sociais o que aprendeu com este conteúdo.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010