Raiva: Saiba lidar com ela e como ela pode te prejudicar

Canalize suas boas energias

@Copyright: EpicStockMedia Aprenda a manter sua serenidade.

A raiva é um sentimento comum a todos, e acontece até mesmo com as pessoas mais calmas e serenas. Esse estado de irritação pode ser causado por diversos motivos, e quando estamos estressados e cansados ficamos ainda mais vulneráveis a ele.

Ela causa uma série de prejuízos à saúde física e mental como, problemas cardíacos, problemas gastrointestinais, dores de cabeça, derrame, ganho de peso, queda de cabeço, queda na imunidade, tensão muscular, além limitar as boas relações, atrapalhando a vida pessoal e profissional.

Sentimentos considerados vilões, como a raiva, por exemplo, podem ser benéficos se forem canalizados para promover ações construtivas. A raiva causa adrenalina e te deixa mais corajoso, portanto, pode ser utilizada como impulso e motivação para sair da zona de conforto e tomar atitudes que talvez você não tomaria em uma ocasião confortável.

Sentir raiva no decorrer de sua vida é inevitável, pois na maioria das vezes ela é provocada por fatores externos que vão além de seu domínio, como um engarrafamento, um colega de trabalho inconveniente, a fila de um banco onde você está a um bom tempo em espera, entre outras diversas situações que fazem parte do nosso cotidiano.

É indispensável, portanto, saber como lidar da melhor maneira com esse sentimento que influencia tão intensamente nossos atos.

3 Dicas para ter uma boa relação com a raiva

Confira abaixo dicas para conduzir a raiva e tirar desse estado de emoção resultados favoráveis.

Analise o motivo provocador

O primeiro passo é não bloquear o sentimento, você tem o direito de senti-lo. Nesse sentido, o melhor caminho é analisar as razões que te levaram a chegar neste estado. Em momentos de raiva é comum agirmos de maneira equivocada, portanto, pare, respire e observe a situação.

Exercite a inteligência emocional

Ser inteligente emocionalmente é primordial para conduzir a vida pessoal e profissional. Todos os dias somos desafiados e sempre acontecerá fatos que nos tire da zona de conforto, mesmo que seja por provocação da raiva.

A inteligência emocional é a habilidade de conduzir as próprias emoções, sendo mais assertivo nas tomadas decisões, mantendo-se equilibrado, mesmo diante das adversidades.

Pratique atividades físicas

É claro que essa dica não poderia faltar. Pratique esportes, faça caminhadas ao ar livre ou se preferir frequente uma academia. Mantenha seu corpo em movimento. A atividade física repercute positivamente em todos os sentidos, através dela você extravasa toda energia acumulada, fica mais sereno e paciente.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010