Saiba como abrir uma empresa/empreender no Brasil sem passar por dificuldades

16/05/17
Saiba como abrir uma empresa/empreender no Brasil sem passar por dificuldades
Abrir uma empresa no Brasil é uma tarefa que exige muita burocracia, planejamento e investimento.

A criação e abertura de uma empresa são ações que representam a concretização de um sonho. Porém, abrir uma empresa no Brasil não é um processo tão simples. Segundo a Serasa Experian, entre os meses de janeiro e maio de 2016, foram criadas 851.083 novas empresas. Este índice representa um crescimento de 3,5% em relação ao mesmo período de 2015.

Mas o que é preciso fazer para abrir uma empresa no Brasil? Para tornar este processo mais simples para você, confira as informações a seguir:

Como abrir uma empresa no Brasil?

Contrate um contador

Neste momento é de extrema importância contar com a ajuda de um profissional que pode dar orientações assertivas a respeito do processo de abertura da empresa. Um contador experiente será importante para garantir que não haja gastos excedentes ou desnecessários para a abertura da sua empresa.

Defina a natureza jurídica da empresa

Esta é a etapa em que você e seus sócios definirão em qual tipo de operação sua empresa será enquadrada. No Brasil, sua empresa pode ser enquadrada como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Empresarial Limitada, Empresário Individual ou Microempresário Individual (MEI).

Prepare-se para o investimento

Apesar do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ser liberado após 15 dias da abertura do processo, abrir uma empresa no Brasil demora cerca de 40 dias. Além disso, as taxas cobradas pelos órgãos responsáveis podem variar entre R$ 150,00 e R$ 1.500,00.  Outro fator que precisa da atenção do empreendedor tem relação com as despesas fixas derivadas. Aluguel, luz, água, pagamento de tributos, serviços de internet são algumas destas despesas.

Vale ressaltar que é de extrema importância que, ao chegar nesta etapa, é importante que sua empresa já tenha um plano de negócios e um planejamento estratégico devidamente elaborados.

E você, o que acredita que seja importante na hora de abrir uma empresa? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais. 

Imagem: ImageFlow / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais