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Necessidade do cliente: 4 maneiras práticas para compreender e satisfazer seu cliente

10/11/17
necessidades dos clientes
4 formas de atender e satisfazer a necessidade de seus clientes

Existem vários cursos, palestras, vídeos, livros e artigos que falam da importância que uma empresa deve dar para o atendimento ao cliente. A grande maioria desses canais também falam do quanto as empresas tem deixado as necessidades do cliente de lado, e como isso afeta o desenvolvimento das organizações. Assuntos como esses, são pautas em diversos meios de comunicação, mas ainda assim, são poucas as empresas que se preocupam de fato com o que o cliente procura, deseja e necessita.

Pensando nisso e nesse tipo de comportamento, nota-se que é extremamente negativo para a empresa deixar as necessidades do cliente para um segundo momento, continue conosco nesse artigo e saiba o real motivo pelo qual insistimos tanto na ideia de que é fundamental que a empresa compreenda e respeite a necessidade do cliente.

O Ideal é que os vendedores de uma empresa consigam colocar em prioridade as necessidades do cliente, assim como seus desejos e expectativas; dessa forma, passarão uma ideia e uma mensagem de compromisso, respeito e cuidado com o seu cliente. Muitas vezes, agindo assim, os vendedores estarão colaborando com a realização dos sonhos e desejos dos seus clientes. Afinal, não é preciso lembrar que o papel do vendedor vai muito além de vender, a responsabilidade do vendedor é de ajudar, servir e atender da melhor forma possível, as necessidades do seu cliente.

Por isso, quando dizemos que ainda é grande o número de empresas que não se preocupam com seus clientes, e que maior ainda é o número de organizações que não mostram aos funcionários a importância que é agir da maneira que mencionamos, estamos alertando empresas e organizações do quanto isso pode degradar todo o restante do trabalho que tem sido feito. Diante disso, se você é empreendedor, gestor ou líder de uma empresa, fique atento as necessidades do seu cliente, e para facilitar esse processo, selecionamos algumas dicas de como compreender e satisfazer todas essas necessidades. Veja abaixo:

Crie o hábito de perguntar

Sempre que possível, faça perguntas que permitam a sua aproximação ao cliente, será através dessas perguntas que será possível conhecer ainda mais as necessidades, os gostos e as expectativas do cliente que está na sua empresa. É interessante compreender que quanto mais você conhecer o seu cliente, mais assertiva e mais prazerosa será sua experiência de venda.

Foque no que é principal

Comece a observar e a anotar os principais pontos que o seu cliente compartilhou com você, eles irão permitir que você construa um discurso de venda extremamente poderoso, aliás, mais que isso, um discurso fortemente alicerçado nas expressões que ele compartilhou com você. Uma dica para focar no que é principal, seria anotar as informações que o cliente for liberando ao longo do tempo, essa é uma forma de gerenciar o processo de vendas, se preferir, opte pelo auxílio de um software para realizar essa ação.

Capte informações relevantes, e saiba usá-las

Esqueça de aquela ideia de fazer uma pesquisa de opinião definindo notas zero a dez, busque maneiras mais atrativas para realizar esse tipo de processo. Normalmente, as empresas e os profissionais que nelas trabalham, oferecem ou ao menos tentam oferecer um atendimento Nota 10, um atendimento que tem o objetivo de promover um encantamento em seus clientes, os vendedores estão sempre coletando informações sobre novas necessidades, anseios, sonhos e principalmente ideias de melhorias que podem ser incorporadas aos produtos e aos serviços que a empresa vende. Essa é a ideia da pesquisa. Por isso, sempre que possível, colete informações e ideias relevantes.

Dê liberdade emocional ao seu cliente

Quando falamos em dar liberdade emocional ao cliente, estamos falando em deixar com que ele mostre quais são seus sonhos, e o que ele sente quando fala sobre eles, o que ele espera quando realizar um sonho.

Acredite, as melhores vendas acontecem quando o vendedor se conecta com o seu cliente a ponto de entender qual é o seu sonho, quando isso acontece, fica muito mais simples obter o conhecimento necessário para que o vendedor consiga assimilar o sonho do cliente ao que o produto ou serviço da empresa consegue oferecer. Assim, todo mundo ganha. O cliente consegue ficar completamente satisfeito com sua conquista, a empresa ganha com a venda e o vendedor ganha reconhecimento pelo trabalho feito.

Dessa forma, lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer que os vendedores mais especiais e extraordinários, são aqueles profissionais que sempre depositam as necessidades, desejos, expectativas e sonhos dos seus clientes acima dos seus.

Esse artigo foi relevante para o seu conhecimento? Deixe um comentário no espaço abaixo, e se fizer sentido para você, curta e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

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