As boas práticas de gestão de um líder

líder e funcionários

Desenvolver uma boa liderança é essencial para motivar os colaboradores, incentivar seu desenvolvimento e levar a equipe a alcançar os resultados desejados.

Para que uma organização possa alcançar o sucesso, é fundamental que todos os colaboradores participem do processo de crescimento. Mas, para isso, eles precisam ser bem conduzidos através de boas práticas de gestão de um líder. Afinal, o supervisor está para uma equipe assim como o maestro está para a orquestra.

Mas, que boas práticas são essas? Como um líder pode estimular e direcionar sua equipe a realizar um trabalho de excelência? É exatamente sobre isso que falaremos ao longo do artigo, acompanhe!

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10 Boas práticas para ser um líder exemplar

Para conseguir realizar uma boa gestão, um líder precisa desenvolver determinadas práticas. Conheça algumas delas a seguir e aproveite para verificar quais já fazem parte do seu comportamento e quais precisa aperfeiçoar ou desenvolver.

1. Transmitir confiança e segurança

Um bom líder deve ser um exemplo de confiança e segurança para seus colaboradores. O fato de possuir e exibir essas duas características, tranquiliza e inspira todos aqueles que estão abaixo dele.

Fique atento, apenas, para não confundir confiança com arrogância e nem otimismo com fechar os olhos para a realidade. É preciso sempre prezar pelo equilíbrio e o bom senso, assim, é possível encontrar um bom caminho para seguir.

2. Aceitar novos desafios

Não existe risco maior do que nunca assumir riscos, pois é através deles que crescemos. Um bom líder não teme aceitar novos desafios, principalmente pelo fato de saber que isso pode levar à melhoria e sucesso da empresa.

Quando as coisas não ocorrem como previsto, é essencial saber aceitar de forma positiva e aprender com a experiência. Assim, se evita criar traumas na equipe, porque erros podem acontecer e isso não deve ser motivo para que se desista de arriscar.

3. Saber delegar

Partilhar responsabilidades é fundamental para os bons líderes. É importante criar um ambiente de respeito mútuo, onde todos os colaboradores recebem o mesmo tratamento. Os bons líderes incentivam o crescimento de seus funcionários em vez de ficar ressaltando apenas seus pontos de melhoria.

Se for preciso, até os desafia a assumir novas responsabilidades e os incentiva a ter êxito em caso de fracasso. O bom líder sabe como extrair o melhor de cada um. Mas, para isso acontecer, ele precisa, em primeiro lugar, confiar nas pessoas e evitar o microgerenciamento.

4. Saber ouvir

A comunicação é uma habilidade muito importante para uma liderança eficaz, contudo, essa informação não é segredo para ninguém. Por isso, aqui iremos focar em um aspecto comunicativo que possui uma grande relevância, mas que muitos acabam ignorando: o saber ouvir.

Além de se expressar com clareza, o líder precisa saber ouvir, ouvir sua equipe, o gestor da empresa, os clientes. É assim que ele irá entender os lados de todos, criar conexões poderosas e tomar decisões embasadas, com maiores chances de sucesso.

5. Motivar seus liderados

Mais uma boa prática de liderança é saber fazer com que seus colaboradores se sintam bem consigo mesmos. Isso pode ser feito por meio do reconhecimento das contribuições coletivas e individuais.

É fundamental que um líder saiba motivar seus liderados, ajudando-os a alcançar seus objetivos e se sentirem integrados dentro da empresa e dos processos. Isso irá fortalecer cada vez mais o espírito de time, o trabalho em equipe e o engajamento de todos.

6. Promover bons relacionamentos entre a equipe

Além de buscar ter uma boa relação com seus colaboradores, um líder deve promover bons relacionamentos entre sua equipe. Isso pode ser feito através de uma cultura forte, do incentivo ao desenvolvimento do time e da definição de metas para que todos busquem juntos.

7. Enxergar além do currículo ao contratar

Em muitas empresas, os líderes fazem parte dos processos seletivos de novos funcionários, o que é muito válido. Para fazer boas contratações, é preciso enxergar além do currículo, afinal, uma lista extensa de cursos nem sempre irá representar um profissional positivo e entusiasmado para fazer parte daquela equipe.

8. Deixar a equipe ciente dos objetivos da empresa

Mais uma boa prática relacionada à comunicação está ligada ao fato de o líder deixar a equipe sempre ciente dos objetivos da empresa. Isso é necessário porque uma de suas principais funções é conduzir o time, mas, para serem conduzidas, as pessoas precisam saber para onde estão caminhando.

De nada adianta os gestores e líderes fazerem reuniões para tratar sobre as estratégias do negócio, se aqueles que irão trabalhar diretamente para que sejam aplicadas não souberem a que estão se dedicando. É a clareza em relação aos objetivos da empresa que irá fortalecer a motivação de todos e dar propósito para cada ação.

9. Dar feedbacks frequentes

Alguns líderes deixam para dar feedbacks apenas em momentos específicos, como em reuniões mensais e até anuais. Contudo, isso faz com que se perca oportunidades de direcionar os colaboradores no dia a dia. Nesse sentido, é uma boa prática de gestão de um líder fazer isso frequentemente, sempre que houver necessidade.

O que se pode fazer é realizar as reuniões periódicas para feedback de forma mais planejada e dar pequenos retornos conforme for necessário. Lembrando que os cuidados para falar devem ser os mesmos, para que os colaborador sinta que a intenção é realmente levá-lo a se desenvolver e não o colocar para baixo.

10. Conversar individualmente com os funcionários

Além do contato no dia a dia e nas reuniões, uma prática bastante importante para um líder criar conexão com cada colaborador é realizar conversas individuais. Essa é uma forma de conhecer melhor as pessoas que trabalham ao seu lado diariamente, ouvir sua opinião, seus objetivos e inseguranças.

Através dessa aproximação, o líder conseguirá identificar o potencial de seus liderados, podendo delegar com mais eficiência e estimular cada um deles a trilharem um caminho de desenvolvimento contínuo.

E então, quais dessas boas práticas de gestão acha que já realiza? Lembre-se que sempre é tempo de aprender e evoluir, portanto, evite se inferiorizar, prefira se olhar como um observador. Assim, saberá usar os pontos fortes a seu favor e trabalhar aqueles que forem necessários para se tornar um líder cada vez melhor.

Aproveite para propagar o conhecimento adquirido, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

 

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Imagem: deepadesigns / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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