10 Conselhos para Administrar o Tempo no Trabalho

Mulher no trabalho e um despertador vermelho

Veja como administrar o tempo no trabalho.

O que você fez para si mesmo hoje? Qual foi a última vez que você foi ao cinema? Quantas vezes você já se pegou dizendo que está sem tempo para tudo o que tem que fazer?

No mundo de hoje é muito comum encontrarmos pessoas que passam boa parte da sua vida no trabalho, deixando de viver momentos prazerosos. Se você sente essa sensação no meio do expediente, pode estar sofrendo uma sobrecarga muito grande de trabalho ou mesmo de outra situação.

A forma mais efetiva de solucionar esse sentimento de sobrecarga é aprender a administrar melhor seu tempo no trabalho. Se você usar seu tempo no trabalho com mais sabedoria, perceberá que conseguirá concluir todas as tarefas em tempo hábil.

Quando o trabalho está bem resolvido e organizado fica mais simples ter tempo para o seu lazer. Para ter mais qualidade de vida é imprescindível saber como usar seu tempo de maneira mais eficiente. Continue lendo e confira 10 conselhos para uma gestão mais eficiente do tempo.

Administrar o tempo no trabalho: fundamental para o seu sucesso 

Administrar o tempo no trabalho é necessário e, para isso, ter autoconhecimento é fundamental. Conhecer a si mesmo, características, pontos fortes e de melhoria contribui para realizar atividades simples, como organizar sua própria mesa de trabalho, cumprir metas, entregar resultados, estabelecer prazos e prioridades.

Trabalhar demais não é sinal de ascensão profissional. Mais do que quantidade, o ideal é trazer qualidade ao seu trabalho, bons resultados. E mais, essa atitude não é bem vista pela empresa, este tempo a mais pode ser sinal de que o colaborador não sabe executar e administrar suas tarefas com o tempo que lhe foi oferecido. 

Se isso está acontecendo com você, então é preciso encontrar uma maneira melhor de administrar o tempo e organizar mais a sua vida pessoal e profissional. Para te ajudar nessa tarefa, confira os conselhos a seguir.

10 Conselhos de como administrar o tempo no trabalho

Você está sempre correndo contra o relógio para entregar suas tarefas? O período do expediente não é o suficiente para concluir tudo o que precisa ser feito? Será que o seu tempo está sendo administrado e usado da melhor forma que poderia? 

Para gerenciar seu tempo bem é importante adotar algumas atitudes na sua vida. Veja aqui uma lista com 10 dicas básicas para que você possa administrar da melhor maneira o seu tempo no trabalho. Assim terá mais tempo livre para aproveitar com suas atividades pessoais:

1. Repense o seu trajeto para o trabalho

Faça uma análise do seu trajeto de casa para o trabalho e vice e versa, veja as opções para chegar mais rápido. Considere ainda se existe alguma opção que te ajude a resolver questões da sua vida pessoal. Algum caminho passa por um supermercado? Talvez tenha um caminho que facilite começar a fazer academia. 

2. Tenha uma lista de tarefas

Organize as suas atividades, faça uma lista com tudo o que precisa ser feito naquele dia. O ideal é estipular um prazo para concluir cada atividade, quanto tempo levará para realizar cada tópico da sua lista? 

Com esse cronograma se tornará mais simples saber como seu tempo precisa ser empregado. Além disso, quando você conhece exatamente o tempo que precisa para cada tarefa, fica mais disciplinado para evitar distrações. 

3. Crie pastas no seu e-mail

Crie pastas para o seu e-mail, separar as mensagens em pastas diferentes ajuda na localização e rapidez. A economia de tempo para encontrar informações importantes para a rotina no escritório se refletirá em mais eficiência. 

4. Tenha uma agenda

Tenha uma agenda pessoal, anote seus compromissos e faça sempre o possível para cumpri-los. Caso prefira você pode aderir aos aplicativos de agenda, a plataforma escolhida não importa, apenas ter o hábito de anotar e cumprir seus compromissos. 

5. Desenvolva novas habilidades

Procure desenvolver novas habilidades e aprenda a utilizar a sua energia trabalhando a seu favor. Quando você adquire outros conhecimentos tem mais facilidade para resolver os pequenos desafios do dia a dia. Aprender como funciona um equipamento do escritório, por exemplo, diminuirá o tempo que você precisa para chamar ajuda. 

6. Aprenda a delegar tarefas

Aprenda a delegar tarefas, se você tem uma equipe, então aproveite da melhor forma para resolver outros problemas que dependem de você. Observe os talentos das pessoas que fazem parte da sua equipe para distribuir tarefas alinhadas com as habilidades de cada um.

7. Tenha um tempo para você

Reserve um tempo para o seu almoço e descanso, esvaziar a cabeça ajuda a aumentar a sua produção. Se for possível, tire esse momento só para você e os seus pensamentos. A companhia de outras pessoas é positiva, mas às vezes precisamos ficar sozinhos, nos compreender melhor.

8. Revise

Após seu almoço ou intervalo, aproveite para revisar a sua lista de atividades, marque o que já foi feito. Caso perceba que está atrasado em seu cronograma, não se desespere. Pense em como reorganizar o que ainda falta ser feito. Assim você saberá como usar melhor o seu tempo. 

9. Elabore o cronograma do dia seguinte

Antes de voltar para casa, faça um rascunho dos compromissos do dia seguinte. Já iniciar a sua jornada de trabalho com o cronograma devidamente definido é importante para entrar no clima do que precisa ser feito. Se for um dia com muitas tarefas, você já se prepara psicologicamente. 

10. Evite as brincadeiras longas e desnecessárias

Conviver bem com os colegas de trabalho é positivo, mas a boa convivência não deve ser confundida com procrastinação. Evite desvirtuar do que precisa fazer, pois perder a atenção é muito fácil, já recuperar o foco não. 

Conclusão

Estas são apenas algumas dicas para aproveitar melhor o seu tempo e, assim, evitar levar trabalho para casa. Respeitar os prazos e também cumpri-los é fundamental para aumentar a produtividade com qualidade no trabalho.

Use e divida o tempo a seu favor e, principalmente, observe, analise como está sua qualidade de vida, para assim alcançar o sucesso profissional e pessoal. Com uma boa gestão do tempo fica mais simples alcançar os seus objetivos.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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