Nova economia – Tudo que você precisa saber

Empresário desenhar gráfico de crescimento de negócios

Conheça os tipos de negócio da nova economia!

Nos últimos anos, assistimos a consolidação da chamada nova economia. Nesse contexto, empresas como Uber, Airbnb e Nubank reformularam o modelo de sucesso corporativo. Esses empreendimentos se destacam tanto pelo uso da tecnologia quanto pelo foco na experiência do cliente

A transformação da economia é uma realidade apoiada na quarta revolução industrial (a indústria 4.0). Nesse cenário, a indústria ganhou contornos futuristas com a descentralização dos processos e a hiperconexão entre pessoas e dispositivos. No artigo a seguir iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre a nova economia. 

Afinal, o que é nova economia?

Em 1983, o conceito de nova economia foi citado pela primeira vez na revista norte-americana Time. No “The New Economy”, o jornalista Charles P. Alexander explicava que essa nova economia era marcada por mudanças aceleradas e contrastes significativos. 

O jornalista apontava que, enquanto as indústrias consideradas tradicionais estavam sofrendo com a concorrência do exterior, as empresas de tecnologia se preparavam para liderar o mundo. A nova economia refere-se às mudanças que estão transformando o mercado e as companhias nos dias de hoje. 

A transformação digital impulsionou a transformação da maneira como a relação comercial acontecia entre marcas e clientes. O público se tornou mais conectado e exigente através do alinhamento entre os meios online e off-line. O cliente passou a ser o centro das decisões das organizações. 

Diferentes segmentos perceberam a necessidade urgente de se reinventar. As marcas, cada vez mais, buscam a transformação de produtos e serviços utilizando a tecnologia para se aprimorar. Essas são questões que estão em volta das grandes companhias de forma constante. 

Na nova economia é imprescindível responder às seguintes perguntas: 

– O que os clientes esperam da sua marca?

– Como a experiência do cliente pode ser melhorada?

Nova economia: o perfil do consumidor

As empresas que desejam se destacar na nova economia devem investir na conexão com os seus clientes. Para que essa conexão seja possível é importante compreender que o perfil do consumidor mudou. 

Antes, o consumidor tinha um perfil passivo e sofria grande influência das ações de propaganda e marketing das empresas. Os clientes, atualmente, possuem maior poder de decisão e tornaram-se um agente ativo.  

No mercado, essa mudança se reflete numa adaptação de produtos e serviços de acordo com as necessidades do usuário. É preciso manter o encantamento constantemente, uma vez que os clientes têm tantas opções disponíveis. As soluções tradicionais podem ser substituídas facilmente por novas soluções que irão agregar mais valor. 

Quais são os impactos da nova economia para as empresas?

Empresas e empreendedores têm diante de si uma série de desafios para se adaptar à transformação digital. Dentre esses desafios estão a quebra de modelos predeterminados, uso de tecnologias e integração de processos. 

Em outras palavras, para se manter ativa a indústria precisa se reinventar constantemente. As estratégias precisam mudar para que o cliente possa ser levado para o centro. A organização que não conseguir se adaptar à nova economia poderá enfrentar sérias consequências.

Muitos negócios já foram reconhecidos como grandes companhias, porém, por não saber lidar com a transformação digital acabaram perdendo participação no mercado ou falindo. Um bom exemplo dessa situação é o caso da Blockbuster, empresa americana fundada em 1985 e que foi líder do segmento de locação de DVDs em lojas físicas no mundo todo.

No começo deste século, a Blockbuster era uma das referências do segmento de entretenimento. Em 2021, a empresa encerrou as suas atividades porque não conseguiu inovar para se manter no mercado. A organização não conseguiu prever ou se adaptar ao modelo de negócios da nova economia.

Uma curiosidade é que a Blockbuster teve a oportunidade de comprar a Netflix quando a empresa estava atuando ainda no ramo de entregas de DVDs pelo correio. Com o passar do tempo, a Netflix cresceu e expandiu a sua atuação. Já a Blockbuster perdeu seu espaço no mercado. Esse é apenas um exemplo de empreendimento que perdeu seu espaço por não conseguir inovar. 

Conheça os tipos de negócio da nova economia

O contexto da nova economia deu origem a novos perfis de empreendimentos e empreendedores. Esses modelos se diferenciam dos modelos convencionais especialmente por seu propósito e seu trabalho de crescimento. A seguir apresentaremos os tipos de negócios da nova economia: 

Criativos

Esses empreendimentos são aqueles que inovam com ideias disruptivas e quebram os paradigmas do mercado, levando a profundas transformações. Geralmente, as empresas desses setores entregam bens intangíveis, como conhecimento, entretenimento e canais de relacionamento. Empreendedores criativos tendem a levar seu estilo de vida para a companhia. 

Sociais ou de impacto

Negócios que têm como foco realizar transformações na sociedade. O objetivo principal não é o lucro. A estrutura da companhia é utilizada para fazer o bem e deixar seu legado. Esses negócios podem ser de diferentes segmentos como educacional, saúde, moradia, entre outros. 

Inovadores corporativos 

Conhecidos também como intraempreendedores, os profissionais desse grupo não precisam deixar de ser funcionários para criar iniciativas inovadoras. Companhias tradicionais se beneficiam quando têm colaboradores com esse perfil. 

Com o intraempreendedorismo, muitas companhias encontram novos caminhos para se inserir no mercado. Para se ter uma ideia, o botão curtir do Facebook e o Gmail são resultado do trabalho de inovadores corporativos. 

Escaláveis

O objetivo desses empreendimentos é criar um negócio que possa se tornar escalável. Em outras palavras, o objetivo é criar algo reaplicável de forma eficiente e rápida. A intenção é gerar lucro e crescer exponencialmente. É um modelo bastante utilizado pelas startups

Nova economia: uma realidade palpável

A nova economia é uma realidade palpável e que oferece oportunidades para que empreendimentos criativos se posicionem no mercado. As empresas que se adaptam a esse cenário tendem a construir trajetórias mais focadas em inovar e transformar o mercado.

A possibilidade de transformar a realidade através do seu trabalho é realmente gratificante e tem ajudado a consolidar vários empreendimentos. A nova economia abre um horizonte amplo de soluções práticas para mudar o mercado. 

Gostou de saber mais sobre a nova economia? Sua empresa já vem trabalhando dentro desse contexto? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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