10 Dicas para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído

Duas pessoas sentadas no escritório em um puff e descalços

Tornar o ambiente de trabalho mais descontraído faz com que as pessoas trabalhem com mais leveza.

Hoje em dia, muitas empresas têm buscado tornar o ambiente de trabalho mais descontraído porque esse tipo de abordagem tem trazido bons resultados. O chamado ambiente de startup é marcado por descontração, atuação colaborativa e relacionamentos horizontais.

Continue a leitura para saber como construir um ambiente agradável para os seus colaboradores e experimentar os benefícios que isso pode oferecer.

Benefícios do ambiente de trabalho descontraído

No passado, havia a ideia de que o segredo para a produtividade era limitar as distrações dos colaboradores, para que ficassem totalmente focados no trabalho. Então, empresas de grande sucesso, como Google e Facebook, começaram a mostrar que nas suas instalações havia salas de jogos e descanso para os funcionários, o que motivou uma transformação em muitas companhias ao redor do mundo.

Pouco a pouco, foi ficando mais claro que um ambiente de trabalho descontraído não é aquele em que há falta de seriedade, pelo contrário. Além disso, se percebeu que o excesso de pressão trazia mais prejuízos do que vantagens. Afinal, é exatamente quando as pessoas estão se sentindo mais felizes, acolhidas e à vontade em um lugar que se mostram mais confiantes, criativas e produtivas.

Oferecer um ambiente agradável e descontraído para os colaboradores faz com que uma empresa tenha muitos benefícios. Isso também impacta em uma redução do índice de turnover e na construção de uma imagem positiva perante a sociedade e, consequentemente, os clientes.

Dicas para um ambiente de trabalho mais descontraído

Depois de conhecer os benefícios que um ambiente de trabalho mais descontraído pode oferecer, confira dicas de como levar essa atmosfera positiva para a sua empresa.

1. Comporte-se da maneira que deseja que todos se comportem

A forma com a qual o gestor se comporta também ajuda a dar o tom do comportamento de todo o grupo. Se tanto o proprietário do negócio quanto os líderes se mostrarem formais, as pessoas irão agir assim, pelo menos na frente deles.

Nesse sentido, se a intenção é construir um ambiente leve e descontraído, é importante que isso seja demonstrado pela gestão. Sorrir, mostrar abertura ao diálogo e até mesmo a forma de se vestir irão impactar de modo positivo no clima corporativo.

2. Invista em uma decoração agradável

A decoração de um ambiente também possui um peso importante sobre o clima geral. Para constatar isso basta fazer uma rápida busca por imagens de empresas tidas como mais modernas, como as já citadas Google e Facebook. Geralmente, são locais decorados com itens modernos, cores vibrantes e um mobiliário que expressa conforto e descontração.

Vale destacar que cada empresa deve adaptar o projeto de decoração ao seu orçamento. Com uma boa pesquisa dá para encontrar itens-chave que darão esse toque descontraído por preços acessíveis. Alguns exemplos incluem: pufes, banquetas, placas decorativas, sofás e plantas.

3. Ofereça um espaço de convivência para os colaboradores

Se as instalações da empresa permitirem, é válido criar um espaço de convivência para os colaboradores. Uma área em que possam descansar nos intervalos, conversar e até receber um visitante em alguma situação especial.

Esse espaço pode reunir aspectos de sala de estar, com lugares para se sentar, como os já citados, pufes, banquetas e sofás, com outros itens para diversão, como mesa de jogos, alvo para jogar dardos e outros. Ter atividades como essas para fazer nos intervalos ajuda a relaxar a mente e fortalece o pensamento criativo.

4. Converse com os colaboradores a respeito desse assunto

Nada ensina mais do que o exemplo, contudo, não dá para esperar que as pessoas entendam exatamente o tipo de comportamento que a empresa espera delas sem falar abertamente sobre isso. Desse modo, é importante conversar a respeito desse assunto e expressar o desejo de construir um ambiente descontraído e amigável.

Alguns pontos que ajudam a fortalecer essa ideia são: liberdade de vestuário aos colaboradores, flexibilidade de horário, receptividade a sugestões e a construção de uma relação de confiança. Permitir que os membros da equipe assumam responsabilidades, claro, que sejam compatíveis com seu cargo, ajuda na construção de laços positivos.

5. Encoraje a equipe a cuidar da saúde mental

Saúde mental é um tema que está bastante em alta atualmente. Quando a empresa demonstra ter essa preocupação em relação à sua equipe, está contribuindo para a construção de relacionamentos positivos entre funcionários e empregadores.

O encorajamento para esse tipo de cuidado pode vir na forma dos benefícios oferecidos, como plano de saúde e vale academia, através da promoção de palestras com especialistas em saúde mental e nos diálogos do dia a dia sobre o assunto.

6. Fortaleça a cultura da organização

Um ambiente descontraído também é parte da cultura da organização. É importante que os valores que a compõem sejam sempre fortalecidos, o que pode ser feito de diversas formas. O exemplo dos gestores, o diálogo, a forma como a empresa é gerida, o posicionamento no mercado e em relação a questões sociais, tudo isso impacta na cultura empresarial.

7. Recompense os esforços da equipe

Outra ação relevante para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído é recompensar os esforços da equipe. Quando esse estímulo é direcionado ao grupo em vez de individualmente, as pessoas tendem a trabalhar melhor de forma colaborativa. A principal consequência disso é a construção de relacionamentos positivos entre os colegas, o que impacta diretamente no clima organizacional.

Essas recompensas podem ser feitas através de reconhecimento, bonificações, oferecimento de momentos especiais, como um happy hour, entre outras formas. Cabe a cada empreendimento encontrar opções que estejam alinhadas com as suas condições e a visão que deseja passar à equipe.

Tornar o ambiente de trabalho mais descontraído faz com que as pessoas trabalhem com mais leveza, união e comprometimento. Mas, claro, é preciso fazer isso da forma certa para que a descontração não seja sinônimo de desorganização e é por isso que o fortalecimento da cultura empresarial é tão importante.

Você já teve alguma experiência em um ambiente de trabalho descontraído? Comente a respeito abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010