Anywhere office – O que é e quais as suas vantagens?

Mulher trabalhando na praia

Confira 7 dicas para adotar o anywhere office.

Você já ouviu falar em anywhere office? Embora a expressão pareça algo complicado, significa simplesmente “escritório em qualquer lugar”. Trata-se de uma forma de trabalhar que é marcada principalmente pela liberdade e mobilidade.

Quer saber mais sobre o assunto, conhecer suas vantagens e conferir dicas de como manter esse estilo de vida? É só continuar acompanhando!

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O que é anywhere office?

O conceito de home office já é mais conhecido e está relacionado ao ato de trabalhar em casa em vez de se deslocar até a empresa. O anywhere office é bastante parecido, mas o nome “em qualquer lugar” é usado para passar a ideia de movimento.

Um profissional adepto do anywhere office pode realizar suas tarefas de trabalho de casa, de um espaço de coworking, de um café, ao ar livre e de onde mais ele se sentir confortável. Na maioria dos casos, basta que se tenha um dispositivo (como notebook, smartphone ou tablet) conectado à internet.

Vale mencionar que essa liberdade pode significar, inclusive, estar em cada período em uma cidade ou até um país diferente. Os chamados nômades digitais levam ao pé da letra o conceito de anywhere office, porque aproveitam para viajar pelo mundo sem ter que pausar suas atividades profissionais.

Essa forma de trabalho apenas se tornou possível através dos avanços da tecnologia. Há alguns anos seria impossível conseguir realizar certas atividades fora do escritório. Com o surgimento de aparelhos, como notebooks, tablets e smartphones, e conexões de internet sem fio, as pessoas passaram a ter mais liberdade 

Vantagens do anywhere office

O anywhere office pode ser bastante vantajoso para os profissionais que optam por essa forma de atuação e também para as empresas que dão essa liberdade aos seus funcionários.

Veja quais são as principais vantagens para os profissionais:

  • Possibilidade de conhecer lugares diferentes sem ter que parar de trabalhar;
  • Ter a criatividade estimulada com a variação de ambientes;
  • Rotina mais leve e menos estressante;
  • Flexibilidade de horários;
  • Aumento da motivação;
  • Mais bem-estar e felicidade.

Para as empresas, os benefícios são os seguintes:

  • Maior retenção de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos.

É importante lembrar que, para que os benefícios sejam alcançados, especialmente pelas empresas que oferecem essa possibilidade aos seus colaboradores, é preciso ter tudo muito bem alinhado e planejado.

Os funcionários precisam ter consciência a respeito do que a companhia espera deles. Além disso, devem ter disciplina para cumprir as suas tarefas, sem se deixar distrair com as novidades ao redor.

7 Dicas para adotar o anywhere office

Se você é um profissional autônomo e deseja adotar a modalidade anywhere office ou é colaborador de uma empresa que atua dessa maneira, as dicas a seguir poderão te ajudar. Iremos compartilhar uma lista de ações para tornar sua rotina mais prática e produtiva, confira!

1. Tenha disciplina com suas tarefas

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que anywhere office não é sinônimo de falta de organização e disciplina. O trabalho deve ser realizado com a mesma seriedade do escritório, o que irá mudar é apenas o ambiente e a liberdade de escolher onde estar.

É muito importante ter essa consciência antes de adotar essa forma de atuação profissional para evitar se decepcionar. Inclusive, é fundamental ter autocontrole para evitar adiar a realização de tarefas e ter a produtividade prejudicada.

2. Mantenha as finanças organizadas

A questão financeira também é mais um ponto que deve ser levado a sério ao adotar esse estilo de vida. Se for se tornar um nômade digital, que está em cada temporada em um local diferente, precisa se programar para custear as viagens.

Esse cuidado deve ser visto com ainda mais seriedade pelos profissionais freelancers, que podem ter variações na renda. O segredo está em manter todos os custos organizados, viver um nível abaixo das suas condições e ter sempre uma reserva de emergência.

3. Armazene seus arquivos na nuvem

Anywhere office tem tudo a ver com liberdade e mobilidade, o que também deve fazer parte da sua forma de trabalhar. Nesse sentido, procure sempre armazenar seus arquivos na nuvem, assim poderá acessá-los de qualquer dispositivo. Isso é bom também para manter todas as informações seguras e evitar que se percam devido a uma pane no seu computador.

4. Saiba separar os momentos de trabalho e lazer

É preciso tomar cuidado para evitar os excessos, tanto de lazer quanto de trabalho. Separe bem os seus horários para ter momentos de relaxamento e outros em que irá focar nas tarefas profissionais. Assim, conseguirá manter uma rotina equilibrada, o que é fundamental para estimular a criatividade e cuidar da sua saúde mental.

5. Atente-se para a ergonomia dos locais em que irá trabalhar

Quando fazemos uma busca na internet por anywhere office, vemos imagens de pessoas trabalhando em cafeterias, de frente para o mar e outros ambientes. O que parece incrível na teoria, não funciona tão bem assim na prática.

Para ser produtivo, é extremamente importante se atentar à ergonomia do seu local de trabalho. Isso inclui especialmente o conforto proporcionado pela cadeira e a mesa. Evite permanecer horas trabalhando de forma desconfortável, lembre-se de que sua saúde é a base para o sucesso na carreira.

6. Invista em soluções de economia compartilhada

Para quem deseja ter liberdade para trabalhar de qualquer lugar é interessante investir em soluções de economia compartilhada. Dois bons exemplos disso são o AirBnb e a Uber, ambos oferecem aos usuários a possibilidade de desfrutar de facilidades geradas por bens (imóveis e automóveis) por valores acessíveis.

7. Faça uma lista com todos os itens indispensáveis para trabalhar

Como irá variar os locais de trabalho, podendo até estar em cidades diferentes, é preciso manter uma lista com todos os itens que não pode esquecer. Faça duas opções de lista: uma para viagens e outra para lugares fora de casa. Assim, não correrá o risco de se esquecer de nada ao se deslocar.

E então, o que achou da ideia do anywhere office? Acha que possui perfil para seguir esse estilo de vida? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo com amigos que adorariam trabalhar dessa maneira!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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