Como mensurar a qualidade do trabalho realizado?

lápis preenchendo pesquisa de qualidade

niroworld / Shutterstock Com as inúmeras ofertas do mercado, as organizações precisam investir na qualidade de seus processos e métodos de trabalho.

Toda empresa almeja crescimento contínuo e, para isso, é preciso ter clareza a respeito dos resultados obtidos. Desse modo, é possível identificar se a organização está caminhando na direção certa para o alcance dos objetivos desejados. Essa progressão está diretamente ligada à conquista de novos clientes e fidelização dos clientes atuais.

Com as inúmeras ofertas do mercado e o fácil acesso à informação, os consumidores estão desapegando das marcas e se tornando cada vez mais exigentes. Diante deste cenário, a estratégia mais assertiva de uma organização é investir na qualidade de seus processos e métodos de trabalho, garantindo que o cliente receba o melhor nível de produtos, serviços e atendimento.

Ferramentas para mensuração de qualidade

Existem diversas ferramentas que auxiliam a gestão organizacional a estruturar processos de mensuração de qualidade. Entre as mais conhecidas, podemos destacar as análises oferecidas pelo Inmetro, ISO e Anvisa. Há, também, a pesquisa de satisfação e o atendimento pós-venda, que verificam a qualidade de acordo com a perspectiva do próprio consumidor.

Confira abaixo maiores informações a respeito das ferramentas mencionadas:

Inmetro

Estabelece uma relação de confiança com o consumidor, baseada em mecanismos e testes que comprovam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

ISO

Tem como objetivo garantir uma gestão assertiva e efetiva pautada em indicadores e processos de excelência.

Anvisa

Promove o controle sanitário de produtos, ambientes e insumos.

Pesquisa de satisfação

Identifica o nível de satisfação do cliente que consumiu determinado produto/serviço, avaliando também a experiência de atendimento e o suporte recebido.

Além de mensurar a qualidade, a pesquisa de satisfação gera uma impressão positiva para o público, pois evidencia a importância da opinião do cliente e a preocupação em manter o aprimoramento contínuo.

Atendimento pós-venda

Avalia a qualidade e o nível de satisfação do cliente por meio da conversação direta entre empresa e consumidor, propiciando um canal de feedback mais abrangente e personalizado.

A principal razão de mensurar a qualidade dos trabalhos é garantir práticas eficazes que impulsionem o alcance de objetivos, o crescimento da empresa e dos colaboradores, garantindo uma experiência positiva ao consumidor.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010