7 Dicas para aumentar as receitas da sua empresa sem custo

gráfico de crescimento

Saiba como aumentar as receitas da sua empresa.

O aumento da receita de uma empresa é essencial para que o empreendimento se mantenha bem posicionado no mercado e com competitividade. Porém, nem sempre é possível fazer investimentos para alcançar esse crescimento das receitas. Prossiga a leitura e confira dicas de como realizar esse aumento sem gerar custos para o seu negócio.

7 Dicas para aumentar as receitas da sua empresa sem custo

O gestor que deseja aumentar as receitas da sua empresa sem custo deve focar na aplicação de estratégias sólidas. Despertar o interesse dos clientes e destacar-se dos seus concorrentes é essencial para se posicionar de forma segura no mercado. Confira as dicas abaixo.

1. Adote uma estratégia de aumento das vendas

O aumento das receitas da sua empresa está diretamente relacionado ao volume de vendas. Sendo assim, quanto mais o negócio vende mais fatura. O ponto-chave dessa dica está em saber como aumentar as vendas da sua organização.

Uma estratégia do tipo AIDA pode oferecer ótimos resultados. AIDA é um acrônimo das seguintes palavras: Atração, Interesse, Desejo e Ação. Trata-se de uma estratégia oriunda do marketing, cujo foco está chamar a atenção do público-alvo

Consiste em promover os produtos para despertar o desejo e, posteriormente, a ação de compra. Em outras palavras, é um funil que leva a companhia à conversão (fechamento da venda). Reflita sobre qual é a melhor estratégia de comunicação para impactar o público da sua marca. 

2. Estabeleça o preço correto de venda

Os produtos da sua marca precisam ser comercializados pelo preço certo. Quando esse preço é muito alto pode inibir a compra. Se o preço for muito baixo pode levar a prejuízos financeiros. Contudo, se o preço for o ideal tem o potencial para otimizar o faturamento da sua empresa. A formulação do preço ideal deve se basear no seguinte tripé:

A percepção de valor que os clientes têm

Até quanto o público consumidor está disposto a pagar? O melhor é cobrar o máximo possível sem perder os clientes. 

Os preços dos seus concorrentes

O preço dos seus produtos não pode estar muito distante, nem para cima e nem para baixo, da média do mercado. 

O custo total dos produtos

O custo total é aquele que considera os custos diretos (como a compra de matéria-prima) e indiretos (relacionados à manutenção da companhia). 

3. Utilize a estratégia de cross selling

Boas estratégias de venda são importantes para aumentar as receitas do seu empreendimento sem custo. Uma das táticas que costumam funcionar bem para essa potencialização de resultados é a cross selling, que nada mais é do que a venda cruzada. A ideia é bem simples, a empresa deve oferecer itens complementares aos produtos de interesse dos seus clientes. 

Para gerar o interesse é importante oferecer uma vantagem para compras de mais produtos. Por exemplo, no caso de uma loja de roupas é possível oferecer opções de camisas com desconto na compra de uma calça, por exemplo. O cliente, originalmente, compraria apenas um produto, mas pode sair da loja com dois ou mais itens.

4. Utilize a estratégia de up selling

Outra estratégia interessante para aumentar as vendas da sua empresa é a de up selling. Essa tática se caracteriza pela oferta de um produto superior e com valor mais elevado.

Imagine uma loja de itens de tecnologia, um cliente entra na loja decidido a comprar um notebook com processador i3. A estratégia consiste em oferecer para o cliente um notebook i7 de última geração. 

Realizar a venda dos itens superiores aumentam as receitas da sua empresa e não demandam custos, pois os clientes já haviam sido conquistados. Para que essa estratégia seja bem-sucedida é importante que o vendedor esteja pronto para convencer o cliente dos benefícios da troca. 

5. Dedique-se a negociar preços com seus fornecedores

A negociação é uma arte e dedicar-se a ela pode alavancar as receitas da sua empresa. Afinal, economizar na aquisição dos insumos permite reduzir os custos e assim conquistar mais competitividade no mercado.

As empresas que apostam nesse tipo de estratégia apresentam crescimento de receita e mais relevância dentre os consumidores por conseguirem praticar preços menores. 

Ressaltamos que a redução dos custos não precisa ser tão drástica para fazer a diferença. Conseguindo algo entre 2% e 5% já é possível realizar uma economia significativa.

Entre os argumentos que podem ser usados nessa negociação estão a comparação com os preços de fornecedores concorrentes e ter disposição para abrir mão de alguma coisa. Por exemplo, se aceitar pagar em um prazo menor sua empresa pode obter um desconto. 

6. Realize o controle de estoque

Muitas empresas negligenciam o seu estoque e isso pode representar um ponto de perda de capital. Quando se tem estoque demais, há capital parado que não se converte em dinheiro. Já se o estoque é pequeno, há perda das vendas desejadas. A dica é ter um ponto de pedido do seu estoque. 

Recebe o nome de ponto de pedido o momento certo para realizar novas compras, garantindo, assim, o suficiente para o atendimento do público-alvo. Porém, sem sobrecargas. Os pontos que devem ser considerados são: 

– Ponto mínimo de estoque necessário para sua empresa; 

– Volume de estoque para atender a demanda dos consumidores;

– Tempo de entrega dos fornecedores. 

7. Atendimento de qualidade para seus clientes 

Oferecer atendimento de excelência para os seus clientes é essencial para conquistar uma série de benefícios, como a lealdade deles. Os clientes leais retornam a sua companhia e adquirem mais produtos, ou seja, aumentam a receita sem custos. Outro ponto positivo é que clientes satisfeitos costumam fazer divulgação gratuita da sua marca.

É essencial compreender que o excelente atendimento deve ser entregue na venda e no pós-venda. Aliás, o pós-venda não pode se restringir a agir somente quando o cliente tem algum produto com a compra. A empresa deve se colocar em uma posição de disponibilidade para diferentes situações. Um software que armazena dados dos clientes pode ajudar a tornar esse processo de atendimento mais ágil. 

Com essas dicas é possível aumentar as receitas da sua empresa sem custos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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