Como encantar o cliente usando o coaching

Como encantar o cliente com coaching

Encante seu cliente com todas as possibilidades que o coaching pode proporcionar

O coaching é uma ferramenta tão poderosa que é capaz de mudar vidas. Um coach é um profissional especializado em empoderar pessoas a um ponto que elas serão capazes de fazer grandes e significativas transformações no cotidiano, carreira e até no lado pessoal. Tanto poder também pode ser usado em outros setores do mercado de trabalho e o encantamento de clientes é um deles. É possível conquistar consumidores a partir de técnicas de coaching. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

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O que já está bom e o que pode melhorar

Um dos pontos cruciais do método coaching é encontrar as habilidades e os pontos sabotadores que o coachee têm. É um exercício profundo de autoconhecimento.

As habilidades são os pontos que se referem às capacidades e comportamentos que os indivíduos têm que o fazem ser um bom profissional e uma pessoa interessante fora do local de trabalho. Pode ser a facilidade de conduzir reuniões produtivas ou o know-how para usar a inteligência emocional. Tais virtudes devem ser desenvolvidas para que se tornem características ainda mais significativas. É uma forma de empoderamento. Nesse momento também é possível encontrar habilidades que estavam escondidas e que agora podem florescer e serem usadas. Vai ver a pessoa é um líder e nem sabia.

Já os pontos sabotadores são aquelas características que podem ser considerados como defeitos. Essas desvantagens podem impedir o sucesso do indivíduo em diversas situações. Pode ser o medo de falar em público ou a dificuldade de criar um pensamento linear em uma reunião em que ele é o líder. O coaching chega como uma ferramenta para encontrar quais são esses pontos sabotadores e quais são as melhores maneiras de eliminá-los ou controlar.

Tais atividades do coaching podem ser aplicadas no momento do encantamento de clientes. Imagine que ao estudar seus público-alvo de maneira tão detalhista será possível identificar quais são os pontos fortes e os fracos. Com a informação sobre os pontos fortes será possível desenvolver serviços e produtos, comunicação, campanhas publicitárias e ações de marketing que mostrarão possibilidades de deixar esses pontos ainda mais fortificados.

Pode ser que no meio do caminho, você descubra alguma característica em potencial que o seu cliente pode ter e que ainda não sabe. Para isso, comece estudando itens relacionados aos pontos fortes. Estes poderão ser seu ponto de partida para esse processo em específico. Então, comece a analisar quais desses novos caminhos poderiam ser interessantes para o seu público alvo e comece a criar uma estratégia de comunicação que envolva a apresentação desses benefícios. Em algum momento, seu consumidor poderá entender a vantagem em adquirir determinado produto ou serviço de algo que ele não imaginava antes precisar.

E em relação aos pontos fracos, é preciso realmente estudar qual é o seu público-alvo e quais são as características deficientes dele. Quais são os problemas que seus clientes em potencial podem ter que os seus produtos ou serviços podem ajudar a resolver? Não é uma pergunta fácil de responder, porém não é impossível. Assim que você encontrar qual é a desvantagem que o seu consumidor tem, basta desenvolver uma estratégia para transformá-la em vantagem.

Como fidelizar o cliente

Depois de conquistar o cliente, é hora de usar o coaching para fidelizá-los. Afinal, de que adianta ter apenas uma experiência com um comprador e não sustentar seu amor pela marca. Confira quatro recomendações essenciais:

  • Continue o bom trabalho: não pare a busca pelos pontos fortes e aqueles a melhorar dos clientes. O ser humano é mutável e todo dia passa por mudanças. Pode ser que as características que o seu consumidor possui hoje serão diferentes amanhã. Portanto, é essencial estar atualizado com as novidades do setor em que você trabalha, do mercado em geral e com as notícias do mundo.

 

  • Atendimento de qualidade: não basta fazer apenas o primeiro contato de forma satisfatória, toda forma de comunicação da sua empresa com o cliente deve atingir as expectativas dele. Então, é preciso trabalhar todas as etapas do pós-compra com a mesma alta qualidade que o funil de venda foi desenvolvido. Manter boas relações com o cliente torna a possibilidade de ele voltar a fazer negócios ainda maiores. Além disso, ele também irá trabalhar na propaganda boca a boca, importante para qualquer negócio. Dependendo o nível de satisfação do consumidor, ele pode até se tornar um embaixador da marca.

 

  • Use ferramentas para atingir o cliente correto: é possível que apesar do grande esforço, a comunicação não está focada nas pessoas corretas. Observe suas taxas de conversão e a partir dela decida se é o momento de mudar a estratégia. A contratação de profissionais especializados e o uso de ferramentas podem ser ações essenciais para ajudar a fidelizar e conquistar novos clientes que realmente precisem do produto ou serviço que você oferece.

 

  • Monitoramento: esteja sempre de olho na sua cartela de clientes. Suas ações de marketing, publicidade e desenvolvimento de produtos e serviços devem estar focadas em atender os desejos dos clientes. Por isso, é essencial usar ferramentas para fazer o monitoramento do que os seus clientes estão dizendo da sua marca tantos em plataformas online quanto em ambientes físicos.

 

Aplique seus conhecimentos

O coaching é uma poderosa ferramenta de empoderamento que tem a capacidade de transformar a vida profissional e pessoal de uma pessoa e, consequentemente, de quem convive com ela. Por isso, o método é tão importante e usado por tantas pessoas ao redor do mundo.

Use minhas recomendações sem precipitação. Analise seu cenário e identifique o que mais se encaixa com a sua situação atual antes de sair aplicando tudo. De qualquer forma, meu maior conselho é que você sempre esteja em movimento e apto para aceitar mudanças. Afinal, muitas dessas alterações trazem progresso e evolução.

Depois de ler esse artigo será mais fácil para você aplicar táticas de coaching para conseguir novos clientes e sustentar os antigos. Caso ainda tenha dúvidas, escreva nos comentários. E se você tiver alguma ideia que não mencionei, sinta-se a vontade para escrever também. Gosto de aprender um pouco todos os dias!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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