Quando alguém pergunta a você qual é ou foi a melhor fase da sua vida, o que você responde? A sua infância? A adolescência? A juventude? Ou talvez responda que o melhor ainda está por vir? Bem, todas essas respostas podem ser muito poéticas e até fazerem sentido sob alguns pontos de vista. No entanto, não podemos menosprezar a nossa maior dádiva: o hoje.
Por que é tão difícil dizer que o presente pode ser a melhor fase da vida? Neste artigo, vamos aprender a valorizar o hoje e entender por que isso é tão importante. Confira!
O hoje: um presente
Não é à toa que a língua portuguesa chama de “presente” o momento atual. Ele é de fato um presente, pois consiste em uma oportunidade para efetivamente fazermos o que quisermos.
Todos os planos que você fez no passado só podem ser realizados no presente. Da mesma forma, os planos que você faz para o futuro só poderão ser concretizados no futuro — quando ele terá se tornado o presente!
Em outras palavras, o único dia em que realmente podemos fazer algo é hoje, já que o passado passou e o futuro ainda não chegou. Você só pode estudar, se exercitar, visitar um familiar, trabalhar, orar, meditar, planejar as suas finanças, enfim, fazer o que você precisa e quer fazer hoje!
Dessa forma, por que não dizer que o presente é a melhor fase da sua vida? O passado não pode ser mudado, mas é a partir de agora que você pode construir um futuro melhor — sem, contudo, esquecer-se de ser feliz no presente.
O ontem: um lugar de referência
Conforme citamos, muitas pessoas podem considerar algum momento passado como a melhor fase das suas vidas. O lado positivo dessa afirmação é que a pessoa dá valor às suas vivências passadas, mas o lado negativo é que ela está afirmando que o presente ou o que está por vir jamais será tão bom quanto o que passou, o que não é muito estimulante.
Dessa forma, a dica é observar o passado de forma consultiva. Lembre-se das suas experiências prévias apenas com o objetivo de tomar decisões mais bem-informadas no presente. Analisar o passado é uma maneira de obter autoconhecimento e construir um repertório saudável. É assim que você descobrirá quais escolhas foram interessantes e positivas na sua vida e quais geraram resultados desagradáveis.
A ideia não é apegar-se a essas referências excessivamente, afinal de contas, algo que ocorreu no passado não necessariamente vai se repetir no futuro. Entretanto, é bacana ter ao menos um ponto de referência. Assim, seja grato pelos aprendizados do passado, inclusive pelos seus erros — pois eles geraram ainda mais sabedoria.
O amanhã: um estado desejado
Por fim, o futuro deve ser visto como um estado desejado. É nele que estão os nossos sonhos a serem realizados e os nossos objetivos a serem alcançados. Por isso, precisamos, sim, pensar nesse período, mas tendo a consciência de que o futuro nunca chega efetivamente — quando chega, se torna presente!
Portanto, pense no seu futuro, organizando como você deseja que ele seja. Como você deseja estar em alguns meses ou anos? Faça essas projeções em todas as áreas da sua vida: pessoal, familiar, social, amorosa, profissional, espiritual, financeira, e por aí vai.
Todavia, jamais se esqueça de que o seu futuro é e sempre será uma consequência direta das suas ações no presente. Aliás, amplie a sua perspectiva de reflexão: você já parou para pensar que o seu estado atual é uma consequência de tudo o que você fez no passado? Dessa forma, entenda que o seu foco deve estar no hoje, pois é nele, e apenas nele, que você consegue agir para construir a realidade desejada.
Como viver o hoje plenamente?
Agora que você já compreende a importância de viver o hoje — a melhor fase da sua vida —, confira algumas dicas práticas para que isso seja possível.
-
Pratique mindfulness
O mindfulness é um tipo de prática meditativa em que o objetivo é desenvolver o foco no momento presente. Para essa prática, a pessoa deve dedicar alguns minutos do seu dia a concentrar-se exclusivamente em um aspecto único, que pode ser a própria respiração, a postura corporal, um som ou algum outro elemento que traga o foco para o momento presente. Essa prática tem comprovação científica de beneficiar a saúde mental e o foco no hoje.
-
Seja grato diariamente
Muitas vezes, as pessoas idealizam o futuro e/ou o passado porque não percebem o quanto o presente é valioso. Por isso, que tal orar, meditar ou mesmo escrever sobre todos os motivos pelos quais você pode ser grato hoje mesmo? Saúde física, saúde mental, emprego, estudos, família, amigos, moradia e até alimentos — quantas coisas fundamentais para uma vida de qualidade passam batido no dia a dia, não é mesmo? Seja grato para valorizar o hoje.
-
Viva o momento
Já aconteceu de você estar descansando com a família em um domingo à tarde e, de repente, se pegar pensando na reunião de trabalho da segunda-feira? Conforme citamos, planejar o futuro pode ser importante, mas não é bacana abrir mão do presente, pois isso pode se tornar um hábito, ou melhor, um vício. Certifique-se de que a sua mente esteja sempre no mesmo lugar em que o resto do seu corpo!
-
Desconecte-se quando necessário
Uma das características típicas da nossa era é o excesso de estímulos. Estamos a todo instante recebendo notificações de e-mails, redes sociais, mensagens de texto, telefonemas, notícias, entre outros. Esses estímulos nos transportam momentaneamente a outros lugares e tempos, o que prejudica a nossa capacidade de valorizar e viver intensamente o agora. Desconecte-se de vez em quando!
Percebeu a importância de viver o hoje — a melhor fase da sua vida? O presente é tudo o que nós efetivamente temos, portanto, devemos valorizá-lo e vivê-lo da melhor maneira possível, aprendendo com o passado e planejando o futuro, mas deixando esses dois nos seus respectivos lugares!
E você, querida pessoa, tem vivido o hoje intensamente? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.