Conheça o método socrático de questionamento e sua relação com o Coaching

Método Socrático de Questionamento Método Socrático de Questionamento – Saiba mais

 

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano que mais tem ajudado pessoas, profissionais e empresas a atingirem seus objetivos de forma acelerada. São inúmeros os resultados extraordinários sendo alcançados, que vão desde a conquista da casa própria, do carro dos sonhos, daquela promoção de cargo na empresa, até o aumento do faturamento nos negócios, bem como da qualidade de vida pessoal e profissional, entre muitos outros. 

Trata-se de um processo verdadeiramente efetivo, que incentiva e leva cada pessoa que dele participa à uma reflexão profunda sobre si mesmo, sobre o universo ao seu redor, seu estado atual, estado desejado, entre diversos outros pontos, essenciais para que o próprio indivíduo sinta-se capaz e preparado para implementar mudanças reais em sua vida e, assim, conquistar tudo aquilo que sempre sonhou, seja no âmbito pessoal, profissional ou empresarial. 

Para que tudo aconteça, algumas técnicas e ferramentas são utilizadas, tornando, dessa maneira, o processo verdadeiramente efetivo para indivíduos e empresas. 

No artigo de hoje, convido você a me acompanhar e conhecer uma destas técnicas, que tem feito bastante diferença na aplicação do processo de Coaching na vida das pessoas. Continue a leitura e entenda a relação existente entre o Coaching o método socrático de questionamento. 

Questionamento socrático, o que é?

Também chamado de maiêutica socrática ou método socrático, esta teoria diz respeito ao conceito filosófico desenvolvido por Sócrates, no século IV a.C, em que o indivíduo é conduzido à descoberta da verdade sobre determinado tema, por meio de diversas perguntas direcionadas a ele. 

Entre os objetivos do questionamento socrático estão a possibilidade de:

  • Alcançar a verdade dos fatos, por meio da exploração de ideias mais complexas;
  • Explorar questões, problemas e suposições variadas;
  • Analisar conceitos;
  • Distinguir o que sabemos e aquilo que não sabemos;
  • Perseguir as implicações lógicas relacionadas ao pensamento;
  • Manter o controle sobre determinada discussão.

Sócrates desenvolveu a prática do questionamento socrático, pois acreditava que o conhecimento sobre as mais variadas questões é latente à mente humana, podendo este ser plenamente explorado, através de um processo de perguntas e respostas profundo, disciplinado e sistematicamente estruturado, que deveria ser realizado de modo perspicaz. 

A relação entre o Coaching e o questionamento socrático

Além dos objetivos que citei acima, o questionamento socrático também busca ajudar o indivíduo a desvendar questões relacionadas à estrutura de seu pensamento, tendo como intuito torná-lo mais flexível, mudando, assim, crenças limitantes, que dizem respeito a ele mesmo, bem como às pessoas e ao ambiente ao seu redor. 

Neste processo de perguntas e respostas, a pessoa é levada a realizar reflexões profundas sobre a sua forma de pensar, agir e se relacionar com o universo à sua volta, sobre seus valores e princípios, o que a faz entrar muitas vezes em contradição, já que passa a desenvolver um pensamento mais crítico, não se deixando levar mais por conceitos e preconceitos que lhe foram transmitidos socialmente. 

Diante disso, é possível perceber que há uma relação íntima entre o Coaching e o questionamento socrático. Digo isso, pois umas das ferramentas e técnicas mais utilizadas dentro da metodologia do Coaching são as perguntas poderosas, baseadas justamente na prática desenvolvida por Sócrates. 

As perguntas poderosas nada mais são do que uma forma sutil de levar o indivíduo que passa pelo processo de Coaching a encontrar as respostas que precisa dentro de si mesmo, para alcançar os objetivos que almeja. 

Como funcionam as perguntas poderosas?

Dentro do processo de Coaching, o coach, que é o profissional responsável por aplicar a metodologia, tem como papel fundamental estimular o coachee (cliente) a encontrar as respostas que deseja em si mesmo e não a dar ele respostas e soluções prontas, para que as transformações que ele almeja aconteçam em sua vida, efetivamente e na prática. 

Para isso, ele aborda os temas apresentados pelo cliente, fazendo-lhe perguntas simples e abertas, exatamente como Sócrates fazia, que o levarão à realizar uma reflexão mais aprofundada sobre seus pensamentos e principalmente sobre suas crenças. 

Conforme vai sendo questionado, o coachee, a partir do momento que começa a pensar nas respostas, é levado a confrontar seus paradigmas, vendo assim, a necessidade de romper com muitos deles, para que, dessa maneira, possa implementar mudanças essenciais em sua vida, no sentido de conquistar o que deseja para se sentir verdadeiramente realizado. 

A partir disso, o coach lhe propõe tarefas, perguntando a ele o que ele pode fazer de imediato para se colocar cada vez mais próximo de seu estado desejado. Neste sentido, vemos que em nenhum momento o coach faz aconselhamento ou diz o que o seu cliente deve fazer. O que ele faz é, através das perguntas poderosas, levar o seu coachee a entender que as respostas para os seus mais profundos questionamentos estão nele mesmo, assim como a chave para a mudança que ele almeja ver realizada em sua vida.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho pessoal e profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Por que o Coaching é um processo de tão eficaz?

O Coaching é tido como um processo que verdadeiramente traz resultados para a vida de todo e qualquer tipo de pessoa, profissional e empresa, justamente pela sua capacidade de ajudar o indivíduo a desenvolver o seu autoconhecimento, da forma mais profunda, e, com isso, fazê-lo enxergar que as reais mudanças que ele deseja ver devem começar primeiramente por ele mesmo. 

Através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, como é o caso das perguntas poderosas e diversas outras, o coachee, seja o que participa de uma formação ou o que procura o apoio de um coach, para implementar o Coaching em sua vida, é levado a enxergar e superar suas crenças limitantes, a transpor as barreiras que ele mesmo impôs à sua evolução, a desenvolver inteligência emocional, para lidar com emoções e sentimentos da melhor maneira possível, entre muitas outras transformações. 

Tudo isso acontece, porque no Coaching, seja ele pessoal, profissional ou empresarial, tarefas precisam ser definidas e cumpridas ao longo de todo o processo, sendo estas determinadas pelo próprio coachee, as quais ele deve cumprir diária, semanal e mensalmente. Dessa maneira, é possível acompanhar e mensurar a evolução do processo, para que assim as chances de se alcançar o resultados extraordinários desejados são reais. 

Por estes e diversos outros motivos o Coaching é uma das metodologias que mais tem sido escolhidas e implementadas na vida de pessoas e dentro de empresas, pois ele contribui para que o alcance de metas e objetivos ocorra efetivamente e na prática, e em um curto espaço de tempo. 

Experimente o Coaching em sua vida e veja de que forma ele pode transformar positivamente a sua realidade e a de todos ao seu redor!

Gostou deste conteúdo? Já tinha ouvido falar desta teoria filosófica? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de curtir e compartilhar nossos artigos em suas redes sociais. 

 

Copyright: 1383011822 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010