Qual é a importância da qualificação da mão de obra?

Qualificação de mão de obra

A qualificação da mão de obra é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer empresa.

O capital humano de uma empresa tem importância fundamental, para que esta alcance os resultados que almeja, em seu mercado de atuação. Se houver preparação por parte dos profissionais que compõem o quadro de colaboradores de uma organização, as chances de que ela se destaque, perante seus concorrentes, aumentam de forma considerável. 

Estas, entre diversas outras, são algumas das razões que fazem com que a qualificação profissional deva ser uma das metas prioritárias de todo empresário, empreendedor, líder e gestor de equipe. Isso porque, ao contar com colaboradores verdadeiramente preparados, torna-se possível contar também com uma produtividade elevada e, consequentemente, com um alto desempenho de todos. Com isso, ocorrerá uma contribuição fundamental para o alcance de resultados extraordinários. 

Diante disso, é essencial que haja um investimento intenso em qualificação profissional dentro das empresas, para que estas consigam alcançar o sucesso que tanto almejam. Para saber um pouco mais sobre este tema e como ele é importante, continue conosco nessa leitura e confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A importância da qualificação de mão de obra

Mão de obra qualificada é sinal de empresa bem-sucedida em seu mercado de atuação. Por isso, nos próximos parágrafos vamos falar sobre a importância de investir nisso, para que você tenha a oportunidade de colocar o seu negócio no patamar que você sempre almejou. 

Produtividade

Quando uma empresa se vê com profissionais com pouca qualificação em seu quadro de funcionários, é certo que a sua produtividade também sofrerá impactos negativos. No entanto, quando o contrário acontece, ou seja, ao se deparar com indivíduos verdadeiramente qualificados, a produtividade aumenta, de maneira considerável, e as metas e objetivos diários são alcançados com maior facilidade. 

Turnover

Outro ponto que torna a qualificação profissional algo de fundamental importância, é o fato de que ela diminui o turnover dentro das empresas. Quando um colaborador não é qualificado, cresce significativamente a necessidade de substituí-lo, devido à sua baixa entrega de resultados. Porém, quando há investimento constante em qualificação, mais este profissional vai aprimorando suas habilidades e melhor se torna a sua performance no dia a dia de trabalho. 

Conhecimento

Os resultados alcançados por uma empresa dependem, diretamente, do conhecimento que é espalhado por todos que dela fazem parte. Um profissional que é qualificado sabe disso e trabalha com o intuito de aprender e também de contribuir com o crescimento e desenvolvimento das pessoas ao seu redor. Por esta razão é tão importante que haja um investimento em qualificação, porque, dessa maneira, o conhecimento se torna um dos ativos mais transformadores dentro da organização. 

Criatividade e inovação

Outro grande benefício trazido pela presença de profissionais qualificados dentro das empresas é a forma criativa com que eles contribuem na rotina organizacional. É possível notar que eles são colaboradores altamente capacitados, que trazem sugestões e ideias criativas, para todo e qualquer tipo de demanda que surja. Além disso, são indivíduos que conseguem contribuir com soluções inovadoras para os problemas, o que torna as empresas ainda mais efetivas e eficientes do que já são. 

Retrabalho

Organizações dos mais variados segmentos precisam evitar ao máximo, em seu dia a dia, o tão conhecido e temido retrabalho. Este é um dos pontos que tornam a qualificação profissional importante, porque ter colaboradores não qualificados, aumentam ainda mais as chances de que este retrabalho aconteça. Assim, conforme o tempo for passando, a produtividade de toda a empresa diminuirá, porque o tempo para executar as demandas vai aumentar cada vez mais. 

Custos

Quando uma empresa tem em seu quadro de colaboradores, profissionais com baixo índice de qualificação seus custos são bem maiores, do que se contasse com pessoas qualificadas para realizar as demandas diárias. Isso acontece porque estes profissionais não atendem às expectativas esperadas e acabam tendo que ser demitidos. Com isso, a organização gasta para demitir e também para recontratar outras pessoas. 

Sendo assim, o ideal é contratar pessoas qualificadas ou investir em qualificação constante, para que problemas como este não ocorram no futuro. 

Retorno sobre o investimento

Existem empresas que preferem contratar pessoas com pouca experiência e vivência de mercado. O intuito é contar com indivíduos que tenham menos vícios e sejam moldados, conforme o que a organização precisa. Esta é mais uma vantagem que torna a capacitação da mão de obra importante. 

Ao investir em qualificação, a empresa tem uma garantia maior de que estará preparando pessoas, efetivamente e na prática, para atender suas demandas, de maneira intrínseca. Assim, o retorno sobre este investimento é também garantido e bem alto. 

Motivação

Por fim, porém não menos importante, está o aumento da motivação dos colaboradores que fazem parte da empresa. Isso acontece porque eles começam a perceber que estão sendo valorizados, recebendo capacitação constante. Assim, se sentem cada vez mais motivados a continuar realizando um bom trabalho, o que também faz com que o retorno sobre o investimento que a empresa faz em qualificação se configure com uma rapidez ainda maior.

Como pudemos observar, só existem ganhos ao contar com mão de obra qualificada. E quando a empresa investe nesta qualificação os benefícios são ainda maiores. Por esta razão, se você é gestor de algum negócio, não pense duas vezes em fazer este investimento, pois, com certeza, você obterá os melhores resultados e alcançará o sucesso que tanto almeja em seu mercado de atuação. 

Agora, conte-nos: o que você achou deste conteúdo? Já sabia da importância da mão de obra qualificada? Deixe seu comentário abaixo e lembre-se de continuar acompanhando nossos artigos diariamente. 

Imagem: Por Andrii Yalanskyi

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds