Educação corporativa – O que é, como aplicar e quais vantagens?

Mentor apresentando gráficos e relatórios, funcionários se reunindo em treinamento empresarial

Confira os benefícios da educação corporativa.

Geralmente, educação corporativa é um tema associado apenas a treinamentos para os colaboradores. No entanto, trata-se de uma área muito mais ampla e com potencial para promover uma verdadeira troca de experiências entre os funcionários.

Quando esse processo é bem realizado, ganham tanto o colaborador quanto a companhia. Continue lendo para saber mais sobre o que é educação corporativa, como aplicá-la e quais são as suas vantagens.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa refere-se aos investimentos que a companhia faz na aprendizagem dos seus funcionários. Líderes e liderados devem receber incentivos e ferramentas para se manterem em aprendizagem contínua. Assim, esses colaboradores podem se manter contribuindo para bons resultados.

As finalidades da educação corporativa consistem, basicamente, em capacitar e desenvolver os colaboradores. A empresa terá como consequência melhores resultados e seus colaboradores se sentirão mais satisfeitos. Trata-se de um dos pilares da gestão de pessoas na organização.

É importante esclarecer que se trata de mais do que um simples treinamento periódico de capacidades técnicas. A educação corporativa deve focar em estimular a equipe a entregar o seu melhor resultado sempre. Devemos ressaltar, também, que se trata de um investimento e não de um custo. Afinal, desenvolver as capacidades dos seus colaboradores é essencial para ter uma empresa mais competitiva.

A educação corporativa objetiva oferecer melhorias, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito de desenvolvimento da empresa. Dessa forma, é possível compreender que o conceito de educação corporativa se diferencia de um simples treinamento. O treinamento é feito pontualmente e a curto prazo. Já a educação corporativa é um trabalho realizado continuamente, prezando o desenvolvimento da companhia.

Educação corporativa: como aplicá-la?

A educação é uma ferramenta extremamente poderosa capaz de transformar qualquer ambiente corporativo. Trata-se de algo que precisa ser construído e passar por manutenção constante dos resultados. Para construir esse ambiente focado em desenvolvimento contínuo, é fundamental dar o primeiro passo, o do planejamento.

Planejamento

Neste passo, são identificados os pontos que devem ser trabalhados para o bom desempenho de colaboradores e gestores. É o momento em que se pensa como a empresa pode evoluir mais significativamente.

Trata-se de um diagnóstico em que se faz o levantamento das formas de implementar a educação corporativa de forma prática. Dentre essas formas práticas, estão: treinamentos presenciais, cursos EaD, além de workshops e palestras.

Definição de métricas

O passo seguinte consiste na definição de métricas de monitoramento que permitirão avaliar os resultados. Trata-se de algo fundamental para verificar se um determinado investimento está mesmo oferecendo retorno positivo.

Aplicação

A etapa seguinte consiste em colocar o planejamento em prática, ou seja, realizar as medidas pensadas.

Verificação dos resultados

Prossiga verificando os resultados que estão sendo obtidos por meio do uso das métricas previamente determinadas.

Dialogue com os colaboradores

Também é importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer a respeito desse processo. Esse diálogo permite desenvolver melhor o processo de educação corporativa, encontrando soluções mais pertinentes.

Vantagens da educação corporativa

Os resultados obtidos através de um processo de gestão de pessoas através da educação são facilmente visíveis na rotina da organização. A seguir apresentaremos as principais vantagens.

1. A educação corporativa motiva a equipe

O processo de educação corporativa é mais abrangente do que um simples treinamento pontual. Por esse motivo, contribui para o desenvolvimento de uma motivação mais profunda nos colaboradores.

Treinamentos pontuais podem motivar, mas apenas superficialmente porque não têm uma continuidade, uma busca pelo crescimento. Quando a empresa investe na educação corporativa, passa a mensagem de que se preocupa com o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

2. Detecção de talentos

Companhias que apostam nesse processo mais bem estruturado, tendem a ter mais facilidade para identificar os talentos que possuem. A partir de uma rotina de educação corporativa, é mais fácil observar as características de cada colaborador. Assim fica mais simples reconhecer seus potenciais e os pontos que podem ser mais bem desenvolvidos.

Em muitos casos, é possível identificar colaboradores com potencial para crescer dentro da companhia. Com essa observação mais de perto dos colaboradores, é mais simples encontrar profissionais com potencial para assumir cargos de liderança.

3. Desenvolvimento de lideranças

O processo de educação corporativa também tem foco nos gestores e diretores da companhia. Os treinamentos e demais aparatos que fazem parte desse processo de aprendizagem contribuem para a formação de lideranças. Para liderar é necessário passar por constante treinamento.

O líder eficiente é aquele que sabe como delegar tarefas, como cumprir as suas obrigações, dar feedbacks, entre outros. Deve ficar claro que a educação corporativa, além de focar na formação de novas lideranças, deve oferecer suporte para quem já está nessa posição. Os gestores também devem participar desses processos de desenvolvimento de habilidades comportamentais e emocionais.

4. Maior produtividade da equipe

A preparação é crucial para que os colaboradores saibam executar as suas tarefas. Com treinamento contínuo, os profissionais se tornam mais qualificados para suas atividades. Com o passar do tempo, isso contribui para aumentar a produtividade e reduzir as taxas de retrabalho. Além disso, contribui para promover melhorias nos processos corporativos.

5. Ambiente mais colaborativo

A educação corporativa é responsável por oferecer um ambiente mais colaborativo. Quando os funcionários colaboram uns com outros, criam um ambiente mais propenso à inovação. A troca de experiências e ideias permite ampliar o escopo de potenciais soluções para os mais variados problemas corporativos. Em momentos de crise, certamente é uma considerável vantagem.

6. Geração de vantagem competitiva

A somatória das vantagens elencadas acima, corrobora para que a educação corporativa leve seu negócio a outro nível. Quando a companhia possui colaboradores motivados e qualificados, tende a ter uma performance ainda melhor. Os resultados desse investimento podem ser percebidos pelos clientes e o valor da empresa no mercado aumenta.

Também devemos citar que uma companhia que prioriza a aprendizagem se torna mais atrativa para os profissionais mais qualificados. Quanto mais a empresa for reconhecida pelo seu investimento em colaboradores, mais terá a preferência dos melhores talentos.

Agora você já sabe o que é a educação corporativa, como aplicá-la e quais são suas vantagens! Aproveite para deixar seu comentário abaixo!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds