10 Sinais que sua empresa precisa inovar

Empresário gerenciando novas ideias

Confira os principais sinais de que a sua empresa precisa inovar.

Inovação é a palavra de ordem para negócios que desejam se destacar no mercado. Afinal, hoje, a concorrência é grande em qualquer setor, assim, saem na frente as marcas que oferecem diferenciais aos consumidores, conquistando sua preferência. Ao longo do artigo iremos compartilhar os principais sinais que a sua empresa precisa inovar e surpreender os clientes.

Continue lendo para saber quais são esses sinais e fazer uma análise minuciosa do seu empreendimento. Assim, ao final, saberá se é hora de mudar e buscar novas formas de trabalhar.

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O que é inovar?

Inovar é explorar novas ideias, pensar fora da caixa, desenvolver algo único. Isso se aplica tanto à criação de um produto ou serviço do zero quanto de novas formas de explorar coisas que já existem.

Táxis fazem parte da nossa vida há muitos anos e o que a Uber fez foi modernizar esse meio de transporte através do uso de um aplicativo. Assim como a locação de filmes, que se tornou mais prática através de serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Vídeo e tantos outros que vieram em seguida.

Falar de inovação dessa maneira é importante porque nem sempre inovar envolve inventar a roda. Em muitos casos, se trata de encontrar uma forma de tornar algo que já existe mais eficiente, facilitando a vida das pessoas.

Sinais de que a sua empresa precisa inovar para se destacar no mercado

Depois de entender o que é inovação, confira os principais sinais de que a sua empresa precisa inovar. Vale mencionar que isso se aplica a negócios de todos os tipos, de uma grande indústria a uma padaria. Sempre é possível encontrar uma maneira de criar diferenciais que atraiam a preferência do público.

1. As vendas estão caindo

Um dos primeiros sinais de que há algo errado com uma empresa que costuma aparecer é a queda nas vendas. Parece que as pessoas perderam o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos. O número de pedidos começa a reduzir e, mesmo que tenham dias com mais vendas, não há uma melhora significativa.

2. Os concorrentes estão crescendo

Se, por um lado, as suas vendas estão em queda, os concorrentes demonstram pleno crescimento. Estão anunciando lançamentos, promoções e novidades, as pessoas comentam sobre eles nas redes sociais, fazendo elogios e indicações.

3. As suas estratégias de marketing nunca foram atualizadas

Marketing é sobre pessoas, e pessoas estão o tempo todo se transformando. Nesse sentido, se a sua empresa nunca atualizou as estratégias para chegar até os clientes, é mais um sinal de que é preciso começar a fazer diferente e inovar.

4. O comportamento de compra dos clientes está mudando

No tópico anterior falamos sobre a transformação pelas quais as pessoas passam e isso é nítido no comportamento de compras. A pandemia é um ótimo exemplo de acontecimento que gerou transformações, muitas delas não sabemos se serão mantidas, mas é fato que aconteceram.

O aumento do número de compras online é um grande reflexo da mudança de comportamento gerada pela pandemia. Empresas que não se mantêm atentas a essas transformações podem acabar perdendo a preferência dos consumidores e ficando para trás.

5. A equipe está desmotivada

A equipe é um reflexo da empresa como um todo. Os colaboradores tendem a se mostrar desmotivados quando não são valorizados e não há o estímulo de fazer a diferença na vida das pessoas. A busca pela inovação tem como um de seus reflexos o aumento da motivação do time.

6. Os resultados estão estagnados

Uma empresa não precisa chegar ao ponto de ver as suas vendas despencarem para concluir que precisa inovar. A estagnação dos resultados já é um forte indício dessa necessidade. Estar no mesmo patamar durante muito tempo e não notar qualquer evolução é sinal de que, em algum momento, a situação pode ficar complicada.

7. O mercado está passando por mudanças

Como está o mercado do qual a sua empresa faz parte? Você tem o hábito de se atentar a isso? Empreender envolve estar o tempo todo observando os movimentos mercadológicos. Se concluir que essas transformações estão acontecendo e o seu negócio não se encaixa no novo cenário, é mais um sinal de que preciso investir em inovação.

8. Você e seus sócios têm resistência à tecnologia

A tecnologia está presente em praticamente tudo atualmente, da forma como fazemos pedidos a lojas e restaurantes, à forma de pagamento. Recusar isso é abrir mão de se encaixar no mercado atual e, consequentemente, perder grandes oportunidades.

Mesmo que tenha um negócio de família, fundado há muitos anos e com uma tradição forte, saiba que é possível inovar sem perder essa essência. Uma padaria artesanal, por exemplo, não precisa mudar sua forma de confeccionar pães, basta que saiba utilizar a tecnologia para melhorar o atendimento, a divulgação, a gestão, entre outras atividades.

9. Muitos processos da empresa são manuais

A tecnologia é uma grande aliada das empresas de todos os portes. Existem desde soluções com diversas funcionalidades e, claro, custo alto, até as de valor mediano e as ferramentas gratuitas. Se o seu negócio não utiliza nenhum recurso tecnológico, esse é um sinal bastante forte de que é preciso inovar.

A facilidade oferecida pela tecnologia permite que tarefas repetitivas sejam realizadas de maneira automatizada e a equipe possa se dedicar a atividades estratégicas. Assim, se ganha em eficiência, qualidade e, até mesmo, redução de custos.

10. O índice de fidelização de clientes está cada vez menor

A fidelização é muito importante para um negócio, é um sinal de que os clientes experimentam os produtos ou serviços, gostam e decidem ficar. Quando o número de pedidos recorrentes diminui, é preciso se manter alerta porque algum problema pode estar acontecendo.

Talvez seja o concorrente oferecendo maiores vantagens, a qualidade da sua empresa que caiu ou o marketing não está sendo realizado da maneira correta para incentivar a fidelização.

Peter Drucker, o pai da administração moderna, tem uma citação que diz: “Se você quer algo novo, precisa parar de fazer algo antigo”. Portanto, analise a sua empresa e verifique como pode inovar para continuar crescendo.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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