Como criar um negócio digital?

empresário apontando dedo para gráfico digital

Confira algumas dicas para criar um negócio digital de sucesso.

Estamos vivendo a era digital, em que realizamos uma série de atividades virtualmente, incluindo compras. Com isso, aumentou o número de empreendedores interessados em saber como criar um negócio digital.

Se você já tem uma empresa física e deseja digitalizá-la ou quer começar um negócio do zero já em ambiente digital, vai gostar das dicas que iremos compartilhar, acompanhe!

[php_everywhere instance=”2″]

O que é um negócio digital?

É chamado de negócio digital qualquer empreendimento que seja baseado na internet e na tecnologia. São exemplos de negócios digitais: lojas virtuais, prestação de serviços digitais diversos, venda de cursos online, marketing de conteúdo, entre outros.

Benefícios do negócio digital

Não é à toa que muitos empreendedores estão abrindo negócios digitais. Trata-se de um modelo que está bastante em alta, tanto por ser uma tendência, quanto pelos benefícios que oferece. Veja quais são as principais vantagens!

É uma tendência mundial

Com o avanço da tecnologia, já vinha acontecendo um movimento de migração de negócios físicos para o ambiente digital. Além disso, mudanças no comportamento da sociedade tendem a fazer surgir necessidades e, consequentemente, oportunidades no mercado.

Com a pandemia, houve uma grande aceleração desse processo. Afinal, com a necessidade de distanciamento social as pessoas tiveram a necessidade de fazer compras e contratar serviços via internet.

Baixo custo para investimento

Por mais que negócios digitais tenham custos, eles são mais baixos do que se comparados a um negócio físico. Uma loja física de calçados, por exemplo, tende a ser mais cara para ser mantida do que um e-commerce do mesmo segmento.

Maior alcance

Se o custo é mais baixo, o alcance é maior, já que não há barreiras físicas. Ainda em referência ao exemplo da loja de calçados, a física poderá atender apenas o público daquela cidade, já a online é capaz de alcançar todo o Brasil.

É claro que, para que um e-commerce tenha alcance nacional é necessário investir nas estratégias de marketing certas. Contudo, de qualquer forma, há um potencial para alcance que um empreendimento físico não possui.

Flexibilidade de horário

Como o atendimento de um negócio digital é automatizado, é possível ter flexibilidade de horário. Um e-commerce não precisa que uma pessoa esteja online para que vendas sejam realizadas. Os processos são todos programados e o cliente faz o seu pedido na hora que desejar.

Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar

Mais um benefício do negócio digital é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. É claro que isso pode variar de acordo com a natureza do empreendimento, se há um estoque de produtos, entre outros detalhes. Mas, de modo geral, há essa liberdade de escolha.

7 Dicas para criar um negócio digital de sucesso

Como já mencionamos, negócio digital é uma categoria que envolve diversos tipos de empreendimentos. Nesse sentido, cada tipo de empresa demanda ações específicas para ser desenvolvido. Aqui iremos compartilhar dicas gerais que podem ser aplicadas a todo o tipo de negócios baseados na internet, acompanhe!

1. Defina qual o nicho em que deseja empreender

O primeiro passo é, de fato, definir qual será o nicho em que deseja empreender. Afinal, a questão de ser digital é apenas um aspecto do negócio e existem várias outras características a serem consideradas.

Para fazer uma boa escolha, é preciso considerar os seus desejos e expertises, entre outros aspectos. Aproveite para fazer pesquisas, conhecer a história de outros empreendedores para se inspirar, conversas com pessoas que atuam no setor e assim por diante.

2. Conheça o mercado

Conhecer o mercado no qual deseja entrar é fundamental para qualquer tipo de empreendimento e continua valendo para empresas digitais. Saiba quais são as empresas líderes no segmento, seus diferenciais, entre outros pontos. Quanto mais conhecer o mercado, mais confiança terá para tomar boas decisões.

3. Escolha as plataformas que serão utilizadas

Todo negócio digital precisa estar baseado em uma ou mais plataformas. Uma loja virtual, por exemplo, precisa de uma plataforma de e-commerce, assim como um produtor de cursos online deve contar com um ambiente para disponibilizar as aulas.

Nesse sentido, depois de definir o seu nicho, faça uma pesquisa com as principais plataformas. Então, compare as características, benefícios, limitações e valores, lembrando-se das suas necessidades. Jamais compare apenas preços, afinal uma plataforma ruim pode colocar tudo a perder.

4. Comece pequeno

Os negócios digitais têm como uma característica positiva o fato de serem escaláveis, ou seja, terem a capacidade de crescer rápido. Contudo, não há garantias de que isso irá acontecer com a sua empresa.

Para evitar prejuízos, é válido começar pequeno para sentir o mercado. Se você vai abrir uma loja, por exemplo, comece em uma plataforma mais simples e com coleções menores de produtos, para expandir de forma segura e sustentável.

5. Invista em marketing

Em uma loja física, embora a propaganda seja importante, os clientes podem ser atraídos ao simplesmente passarem por ela. Já na internet é necessário ter um bom plano de marketing para se destacar nas buscas e fazer com que as pessoas conheçam a empresa.

Caso não tenha conhecimento em marketing, contrate uma agência ou profissional especializado. Embora pareça simples fazer tudo por conta própria, contar com alguém experiente e com conhecimento faz toda a diferença. 

6. Utilize as redes sociais para se conectar ao público

Ainda falando de marketing, as redes sociais são uma ferramenta de grande valor para criar conexão com o público. Recursos como compartilhamento de imagens e vídeos, além dos comentários, ajudam a fortalecer a marca e a entender o que o público procura.

7. Seja flexível e adapte-se

A capacidade de adaptação é uma característica importante para um empreendedor de sucesso. Afinal, por mais que ter um plano seja necessário, dificilmente as coisas irão acontecer exatamente como o previsto. Frequentemente é necessário rever e alterar as rotas.

Por isso, mantenha-se atento para identificar a aceitação dos seus produtos ou serviços junto ao público. Às vezes, é necessário realizar mudanças maiores, já em outros casos pequenas alterações na abordagem e outros detalhes são o suficiente.

Gostou das dicas de como criar um negócio digital? Se você já criou um ou pensa em criar, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com amigos que se interessem pelo assunto!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010