Proposta de valor – O que é e como fazer

Definir uma boa proposta de valor é saber que o produto ou serviço que você tem a oferecer possui valor para o cliente.

Um dos maiores desafios que uma empresa enfrenta nos dias atuais é encontrar maneiras de se destacar no mercado em que atua, mostrando a seus consumidores que os produtos e serviços que oferece são melhores e tem maior valor agregado que os da concorrência. 

Essa dificuldade vem da competitividade, que está cada vez mais acirrada e também do poder de decisão do consumidor, que, antes de fazer uma compra, procura se informar de todas as formas possíveis, buscando as melhores opções, para só então definir qual empresa vai escolher para investir o seu dinheiro. 

Neste sentido, o ideal a se fazer é, não só se dedicar a realmente oferecer algo diferente e inovador para o público, mas também encontrar caminhos para fazê-lo, de fato, perceber que os seus produtos ou serviços serão um diferencial em sua vida. 

No artigo de hoje, nós te convidamos a nos acompanhar nesta leitura, para descobrir de que maneira o desenvolvimento de uma excelente de Proposta de Valor pode fazer com que você alcance verdadeiramente este destaque que tanto busca. Continue conosco e confira!

O que é Proposta de Valor?

Quando falamos de Proposta de Valor, estamos falando de um conceito da área do Marketing, que define se realmente o seu negócio, de uma forma geral, tem valor para os seus clientes. Para que ela seja construída, é preciso que se identifique os pilares da marca, determinando a maneira como a mesma é percebida dentro do mercado em que atua.

De modo geral, trata-se de uma promessa de valor que a empresa, bem como seus produtos e serviços, devem entregar ao público. É um conceito que tem bastante importância no contexto empresarial, porque é a partir dele que o cliente decide comprar da sua empresa e não da concorrente. 

Definindo de forma simples, uma proposta de valor precisa explicar de que forma determinado produto ou serviço vai resolver os problemas que os clientes enfrentam em seu dia a dia; precisa oferecer benefícios específicos e proporcionar um diferencial único, deixando claro para o cliente os motivos que tornam a sua empresa uma boa escolha, perante a concorrência. 

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Como fazer uma proposta de valor?

Uma boa proposta de valor é feita levando em consideração alguns pontos, que farão toda a diferença para a empresa, que conseguirá se destacar e impactar positivamente o público que pretende atingir. 

Neste sentido, para que alcance esse objetivo, este documento precisa ter um texto, composto por um título, subtítulo e um parágrafo, sendo todos estes tópicos complementados por um bom visual, que podem ter fotos, entre diversos outros recursos gráficos. 

No momento de elaborar a proposta de valor da sua empresa, como dissemos acima, o que você pode fazer é colocar uma foto em destaque, utilizando um título, subtítulo e informações verdadeiramente objetivas, que você tenha ciência que serão interessantes para o público. Entre as estas informações, você pode incluir preços de produtos e serviços que você preste, características dos mesmos, funcionalidades e assim por diante.

Para que você entenda como elaborar uma proposta de valor na prática, aqui vão algumas dicas:

Título

Esta a parte da proposta em que você cita algum tipo de benefício que a sua empresa oferece, de forma curta e objetiva. Aqui você pode mencionar seus serviços, produtos e até mesmo o próprio cliente. 

Subtítulo

O subtítulo é o momento em que você vai, em um parágrafo, por meio de uma ou duas sentenças, de até três linhas, explicar o que a sua empresa faz, que tipo de serviço presta, quais produtos oferece, para quem eles se direcionam e qual diferencial vai levar para a vida do seu cliente. 

Lista

De forma breve, simples e objetiva, você vai elaborar uma lista com os principais produtos e serviços que a sua empresa oferece, lembrando de destacar os benefícios que cada um traz para a vida do consumidor. 

Recursos gráficos e visuais

Este é o momento em que você vai pensar em uma imagem que tenha como principal missão reforçar, visualmente, a mensagem que você deseja transmitir.

Revise

Depois de passar por todas estas etapas, o que você vai fazer a avaliar se a proposta de valor que você elaborou responde algumas questões específicas, como:

  • Qual produto ou serviço vendido pela sua empresa?
  • Qual o principal ou os principais benefícios oferecidos pela sua empresa?
  • Quais as características do seu público-alvo?
  • O que faz com que a sua empresa se diferencia das concorrentes?

Conseguindo dar resposta a estas questões, você terá em mãos uma proposta de valor capaz de convencer o cliente e fazê-lo enxergar os diferenciais e vantagens da sua marca. 

Com o tempo, seguindo este passo a passo, você vai se aperfeiçoando e começando a elaborar suas mpróprias propostas de valor, que estejam cada vez mais próximas da realidade do seu negócio. 

Lembre-se sempre que você reavaliá-la constantemente e fazer adequações, bem como testes AB, monitorando os resultados de cada e chegando aos objetivos que você e sua equipe almejam.

Agora conte-nos: você já conhecia esta ferramenta? Já havia elaborado uma proposta de valor para a sua empresa? Deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo e se você observar que ele vai contribuir para mais pessoas, compartilhe-o em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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